Concurso Detran RN: cronograma de atividades definido!

Concurso Detran RN deve ofertar vagas de níveis médio e superior.

Depois de ficar parado no sinal vermelho por um tempo, o sinal verde abriu para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte. Isso porque uma nova comissão organizadora para o concurso Detran RN foi formada e esta já se reuniu no mês de janeiro para discutir a necessidade de realização do concurso da Autarquia.

Confira ao longo desta matéria mais informações do certame, para facilitar, navegue pelo índice disponibilizado abaixo:

Concurso Detran RN: situação atual

Uma nova Portaria, constituindo a comissão organizadora do concurso Detran RN, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. A comissão organizadora ficará responsável pelos trâmites necessários para viabilizar o concurso. Confira:

Concurso Detran RN: imagem contendo os nomes dos membros da comissão.

Concurso Detran RN: nova comissão formada.

A nova portaria revoga a Portaria nº 1330/2018 que também constituia Comissão organizadora para o concurso.

Segundo o Departamento de Recursos Humanos da Autarquia, a seleção ofertará vagas para Assistente Técnico e Assessor Técnico, mas podem ser ofertadas vagas para outros cargos também, tudo depende do levantamento que está sendo realizado pela comissão. O Detran RN não realiza um novo concurso desde 2010.

Concurso Detran RN: resposta da Assessoria de Imprensa contendo informações sobre a realização do concurso.

Concurso Detran RN: nota encaminhada à equipe de comunicação do Gran Cursos Online.

Concurso Detran RN: remuneração e benefícios

Os cargos do Detran RN são organizados em 15 classes, sendo elas: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O.

De acordo com a Lei Complementar  nº 424, de 29 de abril de 2010, que altera a Lei Estadual nº 8.014, de 14 de novembro de 2001, que estabelece o quadro efetivo de pessoal e dispõe sobre o plano de cargos, funções e retribuições do Detran RN, os cargos da Autarquia são organizados em três grupos, sendo:

  • Grupo IV: Técnico-Científico, atividade dependente de habilitação de nível superior; e
  • Grupo V: Técnico-Especializado, atividade dependentes de habilitação de nível médio.
Concurso Detran RN: tabela remuneratória.

Concurso Detran RN: tabela remuneratória.

Concurso Detran RN: cargos

O novo certame deve ofertar vagas para:

  • Assistente Técnico
  • Assessor Técnico

Carreira

Requisitos

De acordo com o último edital Detran RN de 2010, foram solicitados os seguintes requisitos para os cargos de

Assessor Técnico – área de atuação administrativa: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Administração ou em curso em nível superior Tecnólogo em Gestão Pública, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Administração – CRA.

Assessor Técnico – área de atuação administrativa – Gerenciamento de Recursos Humanos: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Administração ou em curso em nível superior Tecnólogo em Gestão Pública, devidamente registrado pelo Ministério da Educação, acompanhado de diploma de pós-graduação em Recursos Humanos, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Administração – CRA.

Assessor Técnico – área de atuação Arquitetura: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Arquitetura e Urbanismo, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

Assessor Técnico – área de atuação Comunicação – Relações Públicas: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, devidamente registrado pelo Ministério da Educação.

Assessor Técnico – área de atuação Comunicação – Jornalismo: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, devidamente registrado pelo Ministério da Educação.

Assessor Técnico – área de atuação Contabilidade: diploma de graduação de curso em nível superior na área de ciências contábeis, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

Assessor Técnico – área de atuação Economia: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Economia, devidamente registrado pelo Ministério da Educação; acompanhado de diploma de pós-graduação em Planejamento Orçamentário ou correlato devidamente registrado pelo Ministério da Educação, com experiência mínima comprovada de um ano de atuação na respectiva área e registro no Conselho Regional de Economia – CORECON.

Assessor Técnico – área de atuação Engenharia Civil: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Engenharia Civil, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

Assessor Técnico – área de atuação Engenharia Elétrica: diploma de graduação de urso em nível superior na área de Engenharia Elétrica, devidamente registrado pelo Ministério da Educação e registro Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

Assessor Técnico – área de atuação Estatística: Diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Estatística, devidamente registrado, pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE.

Assessor Técnico – área de atuação Informática – Gerenciamento de Projetos: Diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Administração ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistema de Informação ou cursos correlatos, ou diploma de curso de Pós–Graduação em uma das áreas citadas anteriormente, em ambos os casos registrados pelo Ministério da Educação e acompanhados de diploma de Pós–Graduação em Gerenciamento de Projetos ou equivalente, também devidamente registrado pelo Ministério da Educação, acrescido, ainda, de experiência mínima comprovada de um ano de atuação na respectiva área.

Assessor Técnico – área de atuação Informática – Administração de Banco de Dados: diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistema de Informação ou cursos correlatos, ou, alternativamente, diploma de graduação de curso em nível superior em qualquer área acrescido de curso de Pós–Graduação na área de Informática, em ambos os casos registrados pelo Ministério da Educação, acrescido de experiência mínima comprovada de um ano de atuação na respectiva área.

Assessor Técnico – área de atuação Informática – Administração de Rede: diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistema de Informação ou cursos correlatos, ou, alternativamente, diploma de graduação de curso em nível superior em qualquer área acrescido de curso de Pós–Graduação na área de Informática, com experiência mínima comprovada de um ano de atuação na respectiva área.

Assessor Técnico – área de atuação Informática – Análise de Sistemas: diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistema de Informação ou cursos correlatos, ou, alternativamente, diploma de graduação de curso em nível superior em qualquer área acrescido de curso de Pós–Graduação na área de Informática, com experiência mínima comprovada de um ano de atuação na respectiva área.

Assessor Técnico – área de atuação Medicina: possuir, há no mínimo dois anos, diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Medicina, devidamente registrado pelo Ministério da Educação, acompanhado de diploma de curso de Pós–Graduação (residência ou especialização) em Medicina de Tráfego, também registrado pelo Ministério da Educação, ou título de Capacitação de Médico Perito Examinador de Trânsito, em todos os casos devendo ser regularmente inscrito há no mínimo dois anos no Conselho Regional de Medicina – CRM.

Assessor Técnico – área de atuação Educação – Pedagogia: diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Pedagogia (Licenciatura), devidamente registrado pelo Ministério da Educação.

Assessor Técnico – áreade atuação Educação – Letras: diploma de graduação de curso em nível superior na área de Letras (Licenciatura), devidamente registrado pleo Ministério da Educação.

Assessor Técnico – área de atuação Psicologia – Avaliação Psicológica: possuir, há no mínimo dois anos, diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Psicologia, devidamente registrado pelo Ministério da Educação, acompanhado de diploma de curso de Pós–Graduação em Psicologia do Trânsito, também registrado pelo Ministério da Educação, ou título de Capacitação de Psicólogo Perito Examinador de Trânsito, em todos os casos devendo ser regularmente inscrito há no mínimo dois anos no Conselho Regional de Psicologia – CRP.

Assessor Técnico – área de atuação Psicologia – Administrativa: diploma de graduação de curso em nível superior na Área de Psicologia, devidamente registrado pelo Ministério da Educação, com pós-graduação acadêmica e/ou profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho e registro no Conselho Regional de Psicologia – CRP.

Assistente Técnico – área de atuação Administrativa: diploma de curso de nível médio, devidamente registrado pelos órgão educacionais competentes.

Assistente Técnico – área de atuação Técnica – Construção Civil: diploma de curso de Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Construção Civil, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Assistente Técnico – área de atuação Técnica – Eletrotécnica: diploma de Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Eletrotécnica, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Analista de Suporte – área de atuação Informática: diploma de curso de Ensino Médio, acrescido de Curso Técnico na área de Informática
com ênfase em Rede e Suporte ou Curso Equivalente, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Eletricista/Programador – área de atuação Técnica: diploma de curso de Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Eletrotécnica, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Programador – área de atuação Indormática: diploma de curso de Ensino Médio, acrescido de Curso Técnico na área de Informática com ênfase em Programação ou Curso Equivalente, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Vistoriador/Emplacador – área de atuação Inspeção veicular: diploma  de curso de Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Mecânica ou Ensino Médio com Curso de Capacitação em Mecânica, devidamente registrado pelos órgãos educacionais competentes.

Vistoriador/Emplacador – área de atuação Emplacamento de veículos: diploma de curso de Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Último concurso Detran RN

O último concurso Detran RN foi realizado em 2010. Na ocasião, foram ofertadas 285 vagas para cargos de níveis superior, médio e médio-técnico.

As vagas foram distribuídas entre os cargos de:

Assessor Técnico nas áreas:

  • Administrativa;
  • Arquitetura;
  • Comunicação – Relações Públicas;
  • Comunicação – Jornalismo;
  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Estatística;
  • Informática – Gerenciamento de Projetos;
  • Informática – Administração de Bancos de Dados;
  • Informática – Administração de Rede;
  • Informática – Análise de Sistemas;
  • Medicina;
  • Educação – Pedagogia;
  • Educação – Letras;
  • Psicologia – Avaliação Psicológica; e
  • Psicologia Administrativa.

Assistente Técnico nas áreas:

  • Administrativa;
  • Técnica – Construção Civil; e
  • Técnica – Eletrotécnica.

Analista de Suporte – Informática;

Eletricista/Programador – Técnica;

Programador – Informática;

Vistoriador/Emplacador nas áreas:

  • Inspeção veicular; e
  • Emplacamento de veículos.

O vencimento inicial ofertado variou de R$ 799,30 a R$ 2.337,31, para cumprimento de jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Etapas

Os candidatos foram avaliados por meio de provas escritas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões de múltipla escolha, com 5 opções (A a E), sendo uma única resposta a correta.

Disciplinas

Língua portuguesa – 12 questões;
Informática – 6 questões;
Questões Técnicas – 24 questões;
Legislação de Trânsito – 12 questões; e
Conhecimentos Gerais – 6 questões.

As provas foram aplicadas em Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz.

Critérios para aprovação no concurso Detran RN

Para serem considerados aprovados os candidatos precisaram acertar, no mínimo, 40% do conjunto de questões da prova objetiva.

Resumo do concurso Detran RN

Concurso Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Concurso Detran RN)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras a definir
Lotação Rio Grande do Norte
Número de vagas a definir
Remuneração de R$ 1.000,00 a R$ 8.279,27
Situação COMISSÃO FORMADA
Link do último edital clique aqui para fazer download
Quer conquistar a sua aprovação no concurso Detran RN?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Lorena Martins
Lorena Martins
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso Detran RN?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo