A história de Camila F. com a Enfermagem teve início quando ela deu à luz ao seu filho, que nasceu com apenas 27 semanas, o que o fez um bebê muito prematuro.
Por conta disso, Camila F. precisou passar muito tempo no hospital, acompanhando-o no período de internação na UTI e depois em sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga e até uma cirurgia de hérnia.
Todo o auxílio prestado pelo pelos profissionais de enfermagem, na época, permitiram que o seu filho se recuperasse e se tornasse uma criança saudável. Assim, com o intuito de estender a ajuda que recebeu também a outras pessoas, Camila F. começou a admirar profundamente o trabalho realizado pelo SUS.
Primeiramente, no entanto, Camila F. focou em encontrar um novo trabalho quando o filho estava com cerca de 5 anos de idade. Dessa forma, foi aprovada na seleção temporária do Metrofor do seu estado (Cia Cearense de Transportes Metropolitanos).
Enquanto exercia o novo cargo, ela deu o primeiro passo para trabalhar na área de saúde iniciando o curso técnico em enfermagem.
Seguindo o período que trabalhou na Metrofor, Camila F. conquistou uma nova oportunidade temporária de atuação no âmbito público, desta vez já na área de Saúde, na Prefeitura da sua cidade.
“Iniciei em um hospital secundário na escala 12/36 e fui muito feliz. Apesar de ser muito trabalho, encontrei meu caminho na enfermagem. Comecei na clínica médica, que era sofrida com muitos idosos, muitos acamados e muitos pacientes paliativos. Logo enfrentei a minha primeira perda, de uma senhora muito querida. Mesmo diante da dor da perda, eu me sentia realizada no que fazia, sabia que, durante o período de internação, aquela senhora pôde receber o melhor cuidado de enfermagem que nossa equipe pôde oferecer nas condições que tínhamos.”
Após um ano de atuação, Camila F. teve o contrato renovado e, ao trabalhar no berçário, encontrou a sua vocação! Afinal, descreveu como uma maneira ainda mais direta de retribuir os cuidados que o seu filho recebeu nos momentos crítico.
Resolvida, Camila F. agora sabia com 100% de certeza o que fazia o seu coração bater mais forte: a Enfermagem!
A jornada de aprovação no Concurso FAGIFOR CE
Foi em busca de um cargo efetivo na área de enfermagem que Camila F. começou a estudar para a seleção da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
Na época, além de trabalhar na escala 12/36, ela também tinha iniciado a faculdade de Enfermagem no período noturno e tinha parte do tempo reservado para cuidar da família.
Assim, a rotina de Camila F. foi corrida desde o início:
“Eu usava todo tempo que tinha para estudar. Durante o repouso, no trânsito, nos intervalos da faculdade: todo tempo que tinha “livre” eu tentava estudar.”
Com uma rotina muito ocupada, Camila F. precisou lidar com dias de muito cansaço. No entanto, nunca desistiu do seu objetivo.
De fato, no dia da avaliação, Camila F. tinha acabado de terminar um plantão e foi para o local de prova sem sequer ter descansado na noite anterior.
“Mesmo cansada do plantão noturno, eu sabia que seria o melhor pra mim, pois se eu fosse da minha casa, no mínimo, levaria 50 minutos. Quando cheguei na escola para fazer a prova, chorei de gratidão. Aquele choro foi minha oração. Eu queria ter ido fazer a prova descansada, com algum familiar me levando, mas não foi possível. Porém o meu Pai Amado me levou e ali não importava se eu ia passar ou não: eu sabia que Deus estava cuidando de tudo e que o melhor seria feito.”
De fato, a decisão de Camila F., persistindo até o final, foi decisiva. Afinal, ela conquistou a aprovação para o cargo de Técnico em Enfermagem entre os 20 primeiros!
“Além da estabilidade, passar na Fagifor trouxe confiança de que eu consigo ir mais longe, de que é possível vencer pelo estudo. Agora estou focada em estudar para o concurso da UFC e concluir minha faculdade.”
Como o Gran participou desta vitória?
Em sua jornada de aprovação no Concurso Fagifor, Camila F. contou com o Gran como principal parceiro de estudos!
A plataforma foi capaz de auxiliá-la com materiais completos e direcionados, além da possibilidade de acessá-los em diversos formatos, o que facilitou os estudos mesmo quando estava fora de casa.
Camila F. destacou também o Gran Questões como outro grande diferencial:
“A minha ferramenta preferida é o Gran Questões, utilizei muito para revisar. Não sou adepta da revisão apenas por leitura, prefiro rever o conteúdo avaliando meus erros e acertos, consolido mais percebendo onde há falha na minha aprendizagem.”
Saiba mais sobre o Concurso FAGIFOR CE!
Destaques: |
Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Camila F. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor e a mais completa preparação para concursos públicos do Brasil!
Tenha acesso a materiais formulados de acordo com a cobrança dos editais, atualizações constantes, o melhor time de professores e acesso a ferramentas tecnológicas EXCLUSIVAS capazes de otimizar os seus resultados!
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!
Dicas e táticas de estudos de Camila F.
Em sua preparação para concursos públicos, Camila F. destacou a importância da constância.
Afinal, ainda que ela não conseguisse estudar o mesmo número de horas todos os dias, manter-se em contato com o conteúdo (mesmo que por 30 minutos), a ajudou a construir e fortalecer a base de conteúdos que resultou na sua aprovação.
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Camila F. deixou algumas dicas que também a ajudaram em sua própria trajetória. Veja:
“Estude todo dia! Foque em uma carreira! Leia o máximo que puder! Faça questões e NÃO TENHA MEDO DE ERRAR! Busque bons materiais de estudo, vale a pena investir no Gran, pois é uma plataforma completa.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa