“Concurso tem mais a ver com preparação do que com inteligência”, disse o aprovado no concurso Hemocentro

Conheça a história de James Almeida, aprovado em 1º lugar para o cargo de Técnico em Radiologia do Hemocentro

Avatar


16 de junho2 min. de leitura

Natural de Brasília, porém morador de Goiânia desde a adolescência, James Almeida Vitorino de Sousa, que é técnico em radiologia, estuda para concursos desde 2008. O que o atraía à carreira pública eram, principalmente, a estabilidade e a melhor remuneração. Entretanto, segundo ele, no início, o fator “estudo” não acontecia com tanto afinco e dedicação, o que resultou em diversas reprovações.

“Eu ia para os concursos confiante em fazer uma boa prova da parte específica, que tem peso maior, e não me preocupava com as básicas: português, raciocínio lógico, matemática, informática. Era exatamente essas matérias que me reprovavam, então num momento decidi que tinha que encará-las”.

James decidiu dar uma guinada nos estudos quando saiu o edital da Fundação Hemocentro de Brasília. À época ele trabalhava em dois hospitais como técnico em radiologia e teve que montar um cronograma que possibilitasse a dedicação à aprendizagem do conteúdo nos horários livres. Como o cargo de Técnico em Radiologia é novo no Hemocentro, e é o primeiro concurso para ele, ele não pode se basear no edital do último concurso. Portanto, antes da oficialização do certame, ele dedicou-se às matérias básicas, principalmente português, raciocínio lógico e a legislação do DF (LC 840 e LODF), mas também um pouco da parte específica de radiologia.

Mas, nem tudo são flores. “Com a publicação do edital fiquei desesperado! Tinha muito conteúdo relacionado a Hemoterapia e pouca coisa específica da radiologia, que era aquilo que eu havia me preparado. Porém havia quatro meses até a prova, então foi uma corrida contra o tempo para tentar estudar todo o conteúdo específico. Estudei um por vez, li e reli as normas, guias e portarias”.

Nesta corrida contra o tempo, James utilizou-se da técnica de estudo denominada “Pelo menos uma vez“, que consiste em estudar todo o conteúdo do edital pelo menos uma vez.  “Tenho muito receio em estudar uma matéria e
não aprender, então eu estudava da forma mais comprometida possível para que, quando fosse mudar de matéria, eu tivesse uma garantia dentro de mim que dei o meu melhor naquela que estudara. Assim, quando terminei o edital, passei para pelo menos duas vezes. Desta forma, algumas matérias mais importantes eu consegui estudar até cinco vezes e as de menor importância estudei pelo menos uma vez”.

O Gran Cursos Online, sem dúvidas, foi um ombro amigo nesta caminhada. Segundo James, a assinatura ilimitada deu a ele acesso a um conteúdo exclusivo e completo. “Fiz minha assinatura na promoção da Black Friday e tive acesso a todos os cursos do site. Estava tudo lá, era só clicar e estudar. Fiquei igual uma criança em um parque de diversões. O gran finale foi o Gran dicas Hemocentro, o aulão de véspera da prova com só com os professores tops. Saí de lá altamente empolgado e motivado. Foi a cereja do bolo da minha preparação”.

Todo esforço, dedicação e foco foi recompensado quando saiu o resultado definitivo do concurso e o nome dele era o primeiro da lista para o cargo de Técnico em Radiologia do Hemocentro. “É uma sensação única! É muita felicidade que contagia a todos que viram a sua luta. Poucas coisas na vida se comparam a isso, como ter um filho ou ter um amor correspondido. Ver o fruto da sua dedicação é maravilhoso”.

Atenção concurseiro! Se você está estudando para algum certame, dá uma olhadinha nas dicas que o James Almeida deixou para você.

“Tente fazer do estudo algo agradável! Cansou de ler? Vá assistir uma videoaula! Cansou? Vá revisar! Cansou? Vá resolver exercícios! Cansou? Faça um simulado resolva um prova de concurso como se fosse valendo! Quando você começa estudar parece chato, mas logo você começa a ver os resultados e isso de tá muita motivação! Mas a vida do concurseiro não é só estudar: respeite o descanso! Concurso tem mais a ver com preparação do que com inteligência. Quem se mantém estudando sempre passa, uma hora ou outra”.

Avatar


16 de junho2 min. de leitura