O concurso do INSS será um dos mais disputados. Você tem dúvidas disso? A seleção deve oferecer 4.730 vagas, duas mil delas para o cargo de técnico de seguro social. O posto exige apenas nível médio de escolaridade e oferece remuneração de R$ 4.643,87, aí incluídos o auxílio-alimentação, de R$ 373,00, e a gratificação de atividade executiva e de desempenho de atividades do seguro social. Uma ótima oportunidade!
Será autorizado?
Segundo o ministro, a demora na análise do pedido está associada às transições gerais do governo. A expectativa é de que o processo de autorização possa ser acelerado, tendo em vista que o governo sofre forte pressão para autorizar o concurso. A primeira delas vem do próprio INSS, que possui alta carência de pessoal. Atualmente há 10.106 servidores em condições de se aposentar (correspondente a 26% dos 38.222 servidores ativos), sendo 6.330 técnicos, 14 analistas, 342 peritos e 3.420 de cargos em processo de extinção (1.024 agentes de serviços diversos e 705 datilógrafos).
– Além disso, a situação das agências por todo o país é delicada, com mais de 50% dos seus servidores recebendo abono de permanência. Levando em conta os números por estados, o Rio tem 39% dos servidores podendo aposentar-se nos próximos anos.
Autorização mais próxima
Recentemente o Tribunal de Contas da União concluiu auditoria em que recomendou ao INSS a realização do certame. Por sua vez, a autarquia já enviou ao Ministério do Planejamento a justificativa para a seleção, baseada na necessidade de recomposição das vagas no quadro de funcionários.
Segundo Garibaldi Alves Filho, a abertura do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma de suas prioridades à frente da pasta. Segundo ele, os interessados em participar do concurso devem manter os estudos em dia, pois a seleção irá acontecer. “Considero esse concurso inevitável, devido à necessidade de pessoal da autarquia, e é uma prioridade nossa e do governo. Posso dizer com certeza que a seleção irá ocorrer. Todos devem manter os estudos em dia”, disse o ministro.
Prepare-se já!
Quem quiser participar do certame deve começar o quanto antes a se preparar, pois o concurso é um dos mais esperados pelos concurseiros, e será extremamente disputado. As portas do INSS vão se abrir para os mais capazes e bem preparados.
Quem deseja se candidatar a esses excelentes cargos públicos, pode começar a estudar pelas provas do concurso anterior, realizado em 2011. Na ocasião, os técnicos resolveram 60 questões objetivas, 20 delas sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Já os médicos tiveram de resolver 80 questões – 30 que agrupavam as disciplinas Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, e 50 que abordavam conhecimentos específicos da área médica.
A seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e, para a aprovação, era necessário alcançar pelo menos 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e 40% do total de pontos da prova. Os peritos aprovados nessa etapa passaram, ainda, por avaliação de títulos.
Por dentro da oportunidade:
Participe de nosso grupo de estudos para o INSS no Facebook
Aproveite para antecipar seus estudos!
CLIQUE AQUI e confira nossos cursos Online
CLIQUE AQUI e confira nossas Turmas Presenciais
CLIQUE AQUI e confira o último edital.
Participe da conversa