Concurso ITEP RN: dicas e revisão de véspera! Confira!

Concurso ITEP RN: avaliações acontecerão neste fim de semana. Ganhe pontos adicionais com as dicas dos especialistas

Avatar


23 de julho7 min. de leitura

O concurso ITEP RN terá as provas aplicadas neste fim de semana, no domingo (25), pelo organizador Instituto AOCP. O edital oferta vagas para os cargos de Perito Médico Legista, Perito Odontolegista, Perito Criminal, Assistente Técnico Forense, Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense.

Pensando na sua preparação final, o Gran Cursos Online disponibiliza dicas preciosas e te convida a assistir à revisão de véspera online e gratuita do concurso ITEP RN. Programe-se e garanta pontos adicionais na sua nota! Em breve, você será um servidor no Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte.

Concurso ITEP RN: revisão de véspera

 

Concurso ITEP RN: dicas finais

  • Técnicas para a prova – Fernando Mesquita

Hoje você vai depender da tranquilidade e de tempo. Cuide da sua energia e da sua atenção quando receber o caderno. Dê uma lida geral nas questões e veja os assuntos que apareceram. Comece pelas disciplinas mais fáceis, deixe as questões que considerar difíceis para o final. Levante-se a cada 50-60 minutos de prova, vá ao banheiro, alongue-se, respire. Nervosismo afeta sua capacidade de se lembrar. Respire, pense nas questões com calma, que as respostas virão. Boa prova!

 

  • Gramática – Tereza Cavalcanti (todos os cargos)

Vamos nos lembrar de alguns conectivos? Os principais concessivos são estes: apesar de, embora, conquanto, posto que, ainda que; os condicionais: caso, se, desde que, contanto que; os adversativos: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto (o mas pode indicar adição, se vier em par com “não só… mas”). A conjunção pois, se estiver posposta ao verbo de sua oração, tem valor conclusivo; anteposta, indica causa ou explicação.

 

  • Texto – Tereza Cavalcanti (todos os cargos)

Denotação é o sentido real, literal da palavra ou expressão na frase. Conotação é o sentido figurado, um modo de dizer. A conotação se manifesta por meio de metáforas, por exemplo: “Das profundezas da sua mente, emergirá um bravo lutador para enfrentar com você a batalha da prova! Que a luta seja boa; e a vitória, sua!”.

Ah! Olha essa última vírgula: marca a elipse do verbo (a vitória seja sua = a vitória, sua)!

 

  • Informática – Fabrício Melo (todos os cargos)

Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa.

Alguns tipos específicos de programas spyware são:

Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.

Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.

Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado tanto para fins legítimos quanto maliciosos.

 

  • Noções de Direito Administrativo – Gustavo Brígido (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

São requisitos ou elementos dos atos administrativos: Competência, Finalidade, FORma, Motivo e Objeto (COFIFORMOB). Se o ato for vinculado, todos serão vinculados; se for discricionário, apenas motivo e objeto serão discricionários.  

São elementos da responsabilidade civil do Estado: fato, nexo causal e dano. Em regra, o Estado responde de forma objetiva. O servidor sempre responderá de forma subjetiva, a partir de ação regressiva.

 

  • Noções de Direito Constitucional – Ana Paula Blazute (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

Quais são os FUNDAMENTOS da República Federativa do Brasil?  Macete: “SO CI DI VA PLU”: a soberania,  a cidadania,  a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

 

  • Noções de Direito Penal – Érico Palazzo (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

O crime de peculato comporta a modalidade culposa, a qual ocorre quando o funcionário público contribui culposamente para o crime de outra pessoa. Importante saber que, no peculato culposo, a reparação do dano causado à Administração Pública até a sentença irrecorrível gera a extinção da punibilidade. Por outro lado, se a reparação ocorrer após o trânsito em julgado da sentença condenatória, a pena imposta será reduzida à metade.

 

  • Noções de Direito Penal – Érico Palazzo (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

O Código Penal brasileiro adota o critério biopsicológico na aferição da inimputabilidade por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Assim, é isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Se a capacidade de entender o caráter ilícito do fato for relativa, não haverá a exclusão da imputabilidade, mas a pena será reduzida de um a dois terços.

 

  • Noções de Direito Processual Penal – Douglas Vargas (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

A natureza da ação penal pode impactar tanto a procedibilidade do inquérito policial quanto a própria ação penal. Por esse motivo, prevê o CPP que “O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado”.

 

  • Noções de Criminalística – Laécio Carneiro (Agente de Necropsia + Agente Técnico Forense e Perito Criminal)

A cadeia de custódia é procedimento fundamental para garantir a idoneidade e a rastreabilidade dos vestígios, com vistas a preservar a confiabilidade e a transparência da produção da prova pericial até a conclusão do processo judicial.

 

  • Noções de Medicina Legal  – Laécio Carneiro (Agente de Necropsia + Agente Técnico Forense e Perito Criminal)

O choque elétrico proveniente de eletricidade artificial ou industrial é uma energia de ordem física. Pode ser acidental ou intencional, sendo chamado de eletroplessão e pode causar lesão ou morte.

 

  • Noções de Odontologia Legal – Henrique Maia (Agente de Necropsia e Agente Técnico Forense)

O dia da prova está chegando… não se esqueça de que a Odontologia Legal é um método primário de identificação e, como tal, preenche os requisitos técnicos: unicidade, imutabilidade, perenidade, classificabilidade e praticabilidade. 

Além disso, tenha em mente que a Antropologia Forense busca a determinação do perfil biológico de um indivíduo: etnia, sexo, idade e estatura. Vale lembrar que, para a determinação do sexo, a bacia e o crânio são os melhores marcadores. Já para a estimativa da idade, temos os elementos dentários como a melhor ferramenta. Sem esquecer que a estimativa da estatura é feita a partir dos ossos longos (ou pelos dentes, valendo-se para tanto do Método de Carrea).

 

  • Biologia – Ariadne Branco (Agente de Necropsia)

Inspiração: diafragma e os músculos intercostais se contraem, pressão no interior dos pulmões diminui.
Expiração: relaxamento do diafragma e dos intercostais, aumento da pressão pulmonar.
Artérias pulmonares: carregam sangue venoso (pobre em oxigênio) do ventrículo direito para os pulmões.
Veias pulmonares: transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo.
No intestino delgado: suco pancreático + suco entérico + bile a enzimas: tripsina, amilase, lipases.

 

  • Biologia – Ariadne Branco (Perito Criminal)

Vírus: material genético DNA ou RNA, fita simples ou dupla/ainda a DNA e RNA combinados.
Mutualismo: relação harmônica interespecífica obrigatória (dependência).
Protocooperação: interação harmônica interespecífica independente.
Fontes de variabilidade genética: mutação, recombinação gênica e fluxo gênico.
Primeira Lei de Mendel: segregação dos fatores à separação dos homólogos na Meiose I.

 

  • Física – Rodrigo Cavalcanti (Perito Criminal)

– A colisão inelástica é um tipo de colisão que dissipa alta energia cinética durante o choque.

– O ciclo termodinâmico OTTO é usado em motores a álcool e gasolina com 2 (duas) transformações isovolumétricas e 2 (duas) adiabáticas.

– A máquina de Carnot tem por sua característica um máximo rendimento possível, mas esse rendimento ainda é menor que 100%.

– A lente corretora da hipermetropia é uma lente convergente de borda fina, e a da miopia é uma lente divergente de borda grossa.

– Em uma transformação adiabática, consideramos a entropia do sistema constante – por isso, ela é chamada de isentrópica, portanto, para cada transformação adiabática, temos uma transformação isentrópica.

 

  • Química – Eduardo Ulisses (Perito Criminal)

As propriedades dos materiais são explicadas a partir de suas estruturas químicas. Preste atenção nestas estruturas e em quais ligações elas realizam:

Estruturas iônicas: alta força de interação, pontos de fusão e ebulição elevados, agregam-se na forma de cristais, conduzem eletricidade quando fundidas ou dissolvidas.

Estruturas moleculares: interação por meio de forças intermoleculares (Van der Waals, dipolo-dipolo, ligação de hidrogênio). Quanto mais polar, maior a interação, mais intensas as propriedades.

Compostos metálicos: teoria da “nuvem” eletrônica. Explica as propriedades dos metais: maleabilidade, brilho, condutividade elétrica, ductibilidade, altos pontos de fusão e de ebulição.

 

  • Matemática – Josimar Padilha (Perito Criminal)

Em análise combinatória, se a ordem dos elementos altera a natureza, teremos uma permutação (Pn = n!) se todos os elementos forem utilizados; um arranjo (An, p = n!/(n-p)!), caso apenas uma parte dos elementos seja utilizada; e, se a ordem NÃO altera a natureza, teremos uma combinação (Cn, p= n! / (n-p)! p!). Nas questões de Probabilidade, se tivermos uma condição, o universo (casos possíveis) será a própria condição. Em operações com conjuntos, o termo “ou” significa união, o “e” interseção e os termos “apenas, somente e exclusivamente”, uma diferença entre conjuntos. O termo geral da progressão aritmética é dado por an = a1 + (n-1). r, enquanto, na progressão geométrica, é dado por an = a1. q n-1. A média aritmética simples é dada pela divisão do somatório dos elementos pela quantidade de elementos, já a média ponderada será dividida pelo somatório dos pesos. 

 

  • Noções de Lógica – Márcio Flávio (Perito Criminal)

Fique atento à equivalência do conectivo “ou”. Podemos escrevê-lo usando o “Se… então…”. Para fazer essa equivalência, usamos a regra do NE Y MA (NEga a primeira ideia e MAntém a segunda ideia).

Veja o exemplo: 

A proposição “Márcio é perito ou Flávio é alto” é equivalente a “Se Márcio não é perito, então Flávio é alto”.

 

  • Noções de Contabilidade – Egbert Buarque (Perito Criminal)

No balanço patrimonial, as contas do ativo serão apresentadas em ordem decrescente do seu grau de liquidez e classificadas em dois grupos: ativo circulante e ativo não circulante. O grupo ativo não circulante será subdividido nos seguintes subgrupos: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Não podemos nos esquecer de que o subgrupo ativo diferido foi extinto pela Lei n. 11.941/2009.

 

  • Pós-prova – Fernando Mesquita

Pode parecer estranho pensar em pós-prova antes de você fazer sua prova de fato, mas a verdade é que nós vivemos num eterno pré e pós-prova. Então, o que você pode fazer para otimizar esse momento? Simples:

1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Sua tendência será desistir – talvez indefinidamente. Resista.

2) Avalie sua prova. É comum não querermos saber daquela prova depois que ela passa, mas ela é o diagnóstico de meses de preparação. Você pode aprender muito avaliando sua prova.

3) Corrija o rumo. Sabendo o que aconteceu, ajuste sua preparação – faltou revisão? Produza mais material e use-o mais. Faltaram questões? Use e abuse do Gran Cursos Questões. Faltou tempo para finalizar o edital? Trabalhe com mais objetividade ou aumente sua tolerância para as reprovações até que chegue à aprovação!

 

concurso ITEP RN Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte
Situação do concurso edital publicado
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Perito Médico Legista, Perito Odontolegista, Perito Criminal
Assistente Técnico Forense, Agente de Necropsia
Agente Técnico Forense e outros.
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Saúde, segurança pública e outros
Lotação Estado do Rio Grande do Norte
Número de vagas 276 vagas + CR
Remuneração de R$ 2.807,36 a R$ 7.440,00
Inscrições de 12/04/2021 a 07/06/2021
Taxa de inscrição de R$ 90,00 a R$130,00
Data da prova objetiva 25/07/2021
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital do concurso ITEP RN 2021

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de julho7 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado