Concurso MCTI: RETIFICAÇÃO DE EDITAL! Saiba o que mudou

O Concurso CETEM teve modificações importantes que você precisa saber. Leia mais

Avatar


22 de Janeiro2 min. de leitura

Novidades Concurso MCTI: a Diretora do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu uma retificação à republicação do Edital nº 2/2023/SEI-CETEM, datado de 10/10/2023.

A retificação diz respeito ao Anexo I, que engloba os perfis dos cargos, a formação exigida, os pré-requisitos e o conteúdo programático. Confira as modificações realizadas.

Este edital normatiza a realização de um Concurso Público de Provas e Títulos para o preenchimento efetivo de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de Pesquisador, pertencente à Carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, e Tecnologista, pertencente à Carreira de Desenvolvimento Tecnológico.

Confira todos os detalhes sobre o Concurso CETEM aqui

Reinvenção 2024: chegou a nossa Assinatura Ilimitada 9.0. Confira nossos descontos!

Concurso MCTI: Assistente de Pesquisa (Conteúdo Programático)

O conteúdo programático abrange temas como equilíbrio químico em aspectos ácido-base, solubilidade, complexação e oxirredução; procedimentos de tratamento de amostras minerais e ambientais, como digestão ácida (utilizando chapa de aquecimento e micro-ondas) e fusão;

Análise qualitativa de cátions e ânions; análise gravimétrica; técnicas volumétricas de precipitação, ácido-base, complexação e oxi-redução; espectroscopia de absorção molecular no Ultravioleta/Visível; espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado;

Espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado; espectrometria de massas com amostragem por ablação a laser; além de abordar conceitos relacionados a erro, tratamento estatístico de dados, validação de métodos analíticos e interpretação de resultados obtidos com métodos instrumentais.

Concurso MCTI: Perfil Profissional

  • Possuir diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia em Nanotecnologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Nanotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Química ou Química Industrial, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Possuir o título de Mestre;
  • Apresentar qualificação específica para a classe, relacionada às atividades descritas para este perfil.

Concurso MCTI: Tecnologista Pleno I (Conteúdo Programático)

O conteúdo programático aborda temas como equilíbrio químico em ácido-base, solubilidade, complexação e oxirredução; tratamento de amostras minerais e ambientais, incluindo digestão ácida (utilizando chapa de aquecimento e micro-ondas) e fusão.

Análise qualitativa de cátions e ânions; análise gravimétrica; técnicas volumétricas de precipitação, ácido-base, complexação e oxi-redução; potenciometria; espectroscopia de absorção molecular no Ultravioleta/Visível; espectrometria de absorção atômica; espectrometria de fluorescência de raios X;

Espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado; além de conceitos relacionados a erro, tratamento estatístico de dados, validação de métodos analíticos e interpretação de resultados obtidos com métodos instrumentais.

Concurso MCTI: Pontuação da Análise de Títulos

A experiência profissional considerada é aquela adquirida no exercício profissional na área de atuação requerida para o cargo/perfil. Para comprovar a experiência profissional, o candidato deve apresentar documento que demonstre o vínculo com a instituição.

Resumo do Concurso CETEM

Concurso CETEMCentro de Tecnologia Mineral – CETEM
Situação AtualEdital Publicado
Banca organizadoraInstituto Access
CargosTecnologista e Pesquisador
EscolaridadeSuperior
CarreirasAdministrativa
LotaçãoBrasília
Número de vagas21 vagas
RemuneraçãoR$ 5.913,57
Inscriçõesentre 08/11/2023 e 09/01/2024
Taxa de inscriçãoR$ 125,00
Data da prova objetivaentre 01/04/2024 a 26/04/2024
Clique aqui para ver o edital CETEM

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


22 de Janeiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos online