Concurso Ministério da Fazenda: novas movimentações no Planejamento!

Concurso Ministério da Fazenda pode ser autorizado em breve!

Concurso Ministério Fazenda: 1.493 vagas solicitadas!

Foram registradas novas movimentações no processo de solicitação de autorização para o concurso do Ministério da Fazenda (Concurso Ministério da Fazenda). Desde a última sexta-feira (14), até a manhã desta segunda-feira (17), foram quatro avanços. Por fim, o último registro informa que foi expedido o Ofício nº 110303/2018-MP para a secretária-executiva do MF.

A solicitação não tinha novas movimentações desde o ano passado. A expectativa é que o concurso seja autorizado, devido ao grande deficit de servidores que o órgão se encontra. O Ministério foi o terceiro órgão federal com mais aposentadorias em 2017, ficando atrás apenas do Ministério da Saúde e do INSS.

O pedido do concurso Ministério da Fazenda visa ao preenchimento de 1.493 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. Dentre as vagas solicitadas estão assistente técnico-administrativo – ATA-NI (904), analista técnico-administrativo – ATA-NS (257), procurador da fazenda (240), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Ainda não há informações sobre a lotação das vagas, mas o Distrito Federal e São Paulo devem receber a maior parte delas, já que não foram incluídos no último certame, e são os estados com o maior número de aposentadorias. Confira abaixo as movimentações do processo solicitando autorização do concurso no Planejamento. 

Requisitos do concurso Ministério Fazenda

O cargo de assistente técnico-administrativo nível intermediário (ATA – NI) tem como requisito nível médio completo e remuneração inicial de R$ 4.137,97. As contratações são pelo regime estatutário que prevê estabilidade e a remuneração informada já inclui o auxílio-alimentação de R$ 458. 

O cargo tem como atribuições básicas a execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades, além de outras atividades de mesmo nível de complexidade em sua área de atuação. 

Deficit da carreira de ATA do Ministério Fazenda 

De acordo com levantamento do MF, com exceção das entidades vinculadas ao MF (CVM e SUSEP), todos os outros órgãos apresentaram demandas por servidores do PECFAZ (Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda).

Do quantitativo total de cargos solicitados no último pedido de concurso pelos 13 órgãos do MF, 35,34% refere-se aos cargos de assistente técnico-administrativo (ATA – NI).

Último concurso Ministério da Fazenda ATA 

O último concurso para assistente técnico-administrativo (ATA – NI) do Ministério da Fazenda aconteceu em 2014, tendo oferta de 1.026 vagas.

A seleção foi feita exclusivamente por meio de provas objetivas de:

  1. Língua Portuguesa,
  2. Matemática e Raciocínio Lógico,
  3. Conhecimentos de Informática, Atualidades,
  4. Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público,
  5. Ética do Servidor na Administração Pública,
  6. Administração Pública Brasileira e
  7. Regime Jurídico dos Agentes Públicos.

Já o último certame para analista técnico-administrativo (ATA – NS) foi realizado em 2013. O edital ofertou 347 vagas para os cargos de ATA-NS, arquiteto, contador e engenheiro.

O concurso foi composto por: Prova 1 – Objetiva de Conhecimentos Básicos de caráter seletivo, eliminatório e classificatório; Prova 2 – Objetiva de Conhecimentos Específicos de caráter seletivo, eliminatório e classificatório; e Prova 3 – Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Detalhes do concurso Ministério da Fazenda:

  • ConcursoMinistério da Fazenda (concurso Ministério da Fazenda)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: diversos cargos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Número de vagas: 1.493
  • Remuneração: a definir
  • Situação: SOLICITADO!
  • Previsão de publicação do edital: 2019
  • Link dos últimos editais: nível superior 2013 – nível médio 2014

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Germana Brito
Germana Brito
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
3 Comentários

3 Comentários

  1. Elisângela Soares

    15/03/2017 08:59 em 08:59

    Gostaria de saber quando vai sair edital para concurso na área da saúde de Campinas e região .

  2. Jefferson Carneiro

    26/01/2018 14:57 em 14:57

    Queria saber se tem previsão para o edital do concurso para assistente técnico administrativo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo