Concurso MPCE Promotor: Cespe é a banca! Edital em breve!

Concurso terá a oferta de 44 vagas para o cargo de promotor!

O concurso para promotor do Ministério Público do Ceará (concurso MPCE promotor) está prestes a ser publicado. O certame que visa a oferta de 44 vagas imediatas para o cargo de Promotor, destinado a candidatos de nível superior, escolheu o Cebraspe/Cespe como a banca responsável por organizador os detalhes do próximo certame.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso MPCE Promotor: situação atual

Foi divulgado no site do MPCE nesta terça, 03 de setembro, a empresa escolhida como banca organizadora do próximo certame para Promotor, cargo de nível superior.

De acordo com a informação, o procurador-geral de Justiça e presidente da Comissão de Concurso do MPCE firmou junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) o contrato de serviços especializados para a realização do edital que ofertará 44 vagas mais formação de cadastro reserva.

Ainda segundo o Ministério, o edital deve ser publicado em breve. “A partir da assinatura do contrato, a expectativa é de que os trabalhos sejam imediatamente iniciados com previsão de término dentro do menor tempo possível”, disse a Assessoria do órgão no texto divulgado no site.

Agora, a próxima etapa do processo será a elaboração de um cronograma detalhando o passo a passo do concurso e que deverá ser apresentado à comissão especial e, logo após, será publicado o edital.

Em 12 de agosto, a Assessoria de Comunicação do MPCE já tinha informado à Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online que o Ministério estava em processo de escolha da banca organizadora e que a expectativa era que o edital fosse publicado no segundo semestre de 2019. Confira:

O concurso MP CE para promotor teve seu regulamento aprovado no dia 26 de junho de 2019, pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Além das 44 vagas imediatas, de acordo com a assessoria do órgão, também serão ofertadas vagas para cadastro reserva.

Concurso MPCE Promotor: remuneração e benefícios

De acordo com o Portal da Transparência do Ministério, a função de Promotor de Justiça de Entrância Inicial recebe um vencimento básico de R$ 30.404,42.

Concurso MPCE Promotor: cargo e vagas

Para ingressar na carreira de Promotor é necessário ser bacharel em Direito e ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Serão ofertadas 44 vagas no certame mais formação de cadastro reserva e ainda segundo o Portal da Transparência, existem atualmente no órgão um déficit de 81 cargos vagos.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, em nota publicada pela Assessoria do MPCE em agosto, a quantidade de cargos vagos gera danos à força de trabalho. “Isto representa um prejuízo considerável aos trabalhos do MP, pois muitos colegas respondem pelo trabalho de vários municípios ocasionando um desequilíbrio no atendimento às demandas sociais afetas ao MP, o que será corrigido com o concurso em pauta”, disse Rios. O último concurso público do Ministério Público cearense aconteceu em 2011.

Concurso MPCE Promotor: etapas de prova

Ainda conforme matéria divulgada no site do Ministério, o edital será composto das seguintes fases:

  • Prova objetiva,
  • Provas discursivas,
  • Inscrição definitiva (composta pelos exames de sanidade física e mental e pela sindicância da vida pregressa e investigação social),
  • Prova oral,
  • Prova de Tribuna e
  • Avaliação de Títulos.

Concurso MPCE Promotor: comissão formada

O certame conta com comissão organizadora composta por quatro membros titulares, dois suplentes e presidido por Plácido Barroso Rios. A comissão é responsável por cuidar da contratação da banca organizadora do certame, que deve ser definida em breve.

Veja abaixo a composição atual da comissão organizadora do concurso para Promotor do MPCE:

Concurso MPCE Promotor: comissão formada!

Concurso MPCE Promotor: banca definida

O concurso para o Ministério Público do Ceará teve a banca organizadora do seu próximo certame para o cargo de Promotor definida no dia 02 de setembro. Conforme exposição do extrato, a banca definida foi o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção em Eventos. Confira o extrato na íntegra sobre a definição da banca na imagem abaixo:

Extrato de ratificação de dispensa de licitação

Último concurso MPCE Promotor

O último certame realizado no Ministério Público para a carreira foi em 2011 e ficou aos cuidados da banca Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram ofertadas 52 vagas para Promotor. Na época, o concurso foi dividido em duas fases.

  • Primeira fase: inscrição provisória, prova objetiva e prova escrita;
  • Segunda fase: inscrição definitiva, sindicância, provas orais, análise de títulos e exame de sanidade física e mental.

A prova objetiva contou com 100 questões e teve duração máxima de 5 horas. O conteúdo cobrado foi dividido em grupos. No grupo I, foram cobradas questões de Direito Penal, Direito Processual Penal e Execução Penal. No grupo II, foi cobrado Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial. No grupo III, foi cobrado Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Eleitoral. Já no grupo IV, os conteúdos cobrados foram Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Institucional.

A comissão do concurso examinou os títulos apresentados e pontuou conforme especificações contidas na tabela a seguir:

Resumo do concurso MPCE Promotor

  • Concurso: Ministério Público do Estado do Ceará (Concurso MPCE Promotor)
  • Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe/Cespe
  • Cargos: Promotor
  • Escolaridade: nível superior
  • Número de vagas: 44 vagas
  • Remuneração: R$ 30.404,42 (de acordo com o Portal da Transparência)
  • Situação: BANCA DEFINIDA!
  • Previsão de publicação do edital: 2019
  • Link do último edital
Quer conquistar a sua aprovação no Ministério Público do Ceará?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Raphaella Torres
Raphaella Torres
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Ceará

1 comentário

1 Comentário

  1. Bruno Jorge

    01/07/2019 19:26 em 19:26

    O salário informado está errado. O valor inicial é 30 mil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no Ministério Público do Ceará?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo