Aluna foi aprovada em dois cargos do concurso PC ES! Confira sua história!

Isabela passou no concurso da Polícia Civil para Investigador e Escrivão com o nosso curso!

Avatar


14 de maio2 min. de leitura

Você já pensou em ingressar em alguma carreira policial? Isabela Follador, de Vitória, Espírito Santo, mas que agora reside em Serra, no mesmo estado, já. Por gostar da área, se inscreveu em dois cargos da Polícia do Espírito Santo (Concurso PC ES), Investigador e Escrivão.

A capixaba já havia começado a estudar para concursos no final de 2016, quando saiu o concurso para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo. Foi aprovada para o cargo de Analista Judiciária, na 30ª posição, porém, como a seleção era apenas para cadastro reserva e no ES não havia muitas vagas, não foi nomeada. Depois, por frustração e ausência de concursos em seu estado e área, ficou um período sem estudar. Tudo mudou em 2018, ao saber que o concurso da PC ES poderia sair a qualquer momento, então decidiu retomar os estudos.

Assinou o Gran Cursos Online antes mesmo do edital ser publicado e começou a estudar pelos vídeos, o que, segundo ela, ajdou a recuperar o ritmo de estudos e a deu mais ânimo. Pouco  mais de um mês depois, saiu o edital. “Minha intenção era acabar todo o conteúdo do edital com pelo menos um mês de antecedência para que eu pudesse passar o último mês revisando e fazendo questões. Fiz um cronograma e o cumpri, conseguindo alcançar esse objetivo. Nos últimos 30 dias fiz centenas de questões da banca AOCP ou bancas similares, fiz diversos simulados e revisei várias vezes meus resumos, que era fichinhas que eu fazia para ajudar a fixar os conteúdos que são mais ‘decorebas’”, explica a futura policial.

Antes do edital sair, ela assistia aos vídeos do Gran Cursos em um ritmo mais lento e fazia questões de concursos. Após a publicação do edital, acordava cedo e estudava praticamente o dia inteiro. No último mês, focou completamente em revisões e simulados. “Acho que isso fez a diferença na minha aprovação! Acredito que conseguir revisar o conteúdo e fazer muitas questões da banca é essencial para que consiga a aprovação em um concurso público”, sugere.

Sobre o Gran Cursos Online, ela conta que a ajuda que teve foi essencial: “O Gran me ajudou a retomar os estudos, já que eu estava meio perdida no começo. Os videos me ajudaram a rever todo o conteúdo que não via há tempo. O site de questões também me ajudou bastante”, afirma a concurseira.

Isabela morava apenas com os pais e conta que a família sempre a apoiou para que pudesse ficar em casa para estudar. “Nos dias de semana, eu saía de casa apenas para fazer academia, para me manter saudável e com resistência física, já preocupada com um possível teste de aptidão física”, conta.

A capixaba afirma que as técnicas de estudo que mais a ajudaram foram:

  • Se programar. Fazer um cronograma e cumprí-lo, para não ser pego de surpresa. “O cronograma foi essencial para que eu conseguisse estudar todo o edital e me sobrasse tempo para revisar”
  • Mapas mentais. “Eu fazia fichinhas com mapas mentais de todo o conteúdo que era mais cobrado e que eu precisava realmente decorar. É muito mais fácil memorizar as partes que mais caem de uma lei quando você esquematiza e se utiliza de mneumônicos”
  • Questões da banca ou similares. “Fazer simulados ou questões antigas da banca foi uma das coisas que mais me ajudou, pois eu via o que a banca mais gostava de cobrar, a forma de abordagem, e também via meus pontos fracos, como o que caía bastante e não estava muito fresco na memória, me fazendo errar”

Isabela também aconselha ser sempre organizado, revisar sempre e fazer questões, pois senão você irá apenas aprender o conteúdo, mas como não vai ter fixado, errará muitas questões na prova. E, por fim, ela diz para nunca desistir. “É um caminho cansativo e complicado, mas é recompensador! Ver seu nome na lista de aprovados não tem preço!”

A aluna do Gran Cursos Online foi aprovada em 46º lugar para Investigador e 50º para Escrivão, por enquanto, no concurso PC ES. Ainda falta o teste de aptidão física, de caráter classificatório, que pode mudar sua posicação. Isabela Follador disse que pretende continuar estudando para outros concursos.

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


14 de maio2 min. de leitura