Concurso PC PA: confira essas 20 dicas proféticas!

Concurso PC PA: A prova objetiva para os cargos de escrivão, investigador e papiloscopista acontecerá neste domingo, 04 de junho. Confira as dicas proféticas dos professores do Gran!

Avatar


02 de julho8 min. de leitura

Atenção, concurseiros! Estamos na semana decisiva. Neste domingo, 04 de julho acontecerá a aplicação da prova objetiva do Concurso PC PA. A prova para investigador será aplicada no período da manhã, e as provas para escrivão e papiloscopista serão aplicadas no período da tarde. Os locais de prova são personalizados para cada candidato, e estão disponíveis no site do Instituto AOCP, desde o dia 16 de junho no seguinte endereço eletrônico: <https://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=302>. A seleção da Polícia Civil do Estado do Pará, prevê o preenchimento de 252 vagas para escrivão, 506 vagas para investigador e 65 vagas para papiloscopista.

Os professores do Gran Cursos, separaram algumas dicas proféticas que farão toda a diferença na hora da prova. São 20 dicas importantes, abordando todas as disciplinas previstas no edital, para que você possa estar mais confiante no domingo, 04 de julho. Além disso, você vai poder se inscrever no evento de revisão. O Revisão de Véspera PC PA, acontecerá nos dias 02 e 03 de julho e será totalmente gratuito.

Navegue pelo índice e fique por dentro de muitas informações do Concurso PC PA para escrivão, investigador e papiloscopista:

Revisão de Véspera PC PA

20 dicas proféticas para o dia da prova

Recomendações para o dia da prova 

Resumo do Concurso PC PA

Concurso PC PA: revisão de véspera

Que tal participar do evento de revisão ao vivo, gratuito e online do Gran? Assim você garante uma finalização de ouro em seus estudos para a prova do Concurso PC PA para escrivão, investigador e papiloscopista e caminha com mais certeza em direção à aprovação!

O evento terá início no dia 02 de julho às 19h e se estende até o dia 03 de julho com aulas à partir das 07 horas. Se inscreva no evento, clicando aqui. Preencha com os seus dados para receber o lembrete e não perder nem um detalhe do evento.

Concurso PC PA: 20 dicas proféticas para o dia da prova

Confira abaixo, as 20 dicas proféticas para o Concurso PC PA, cargos de escrivão, investigador e papiloscopista, preparadas pelos professores do Gran Cursos Online. Se preferir, também é possível fazer o  download do conteúdo, clicando aqui.

1- Técnicas de prova – Fernando Mesquita

Hoje você vai depender de tranquilidade e de tempo. Cuide da sua energia e da sua atenção quando receber o caderno. Dê uma lida geral nas questões e veja os assuntos que apareceram. Comece a resolver a prova pelas disciplinas mais fáceis, deixe as questões que considerar difíceis para o final. Levante-se a cada 50-60 minutos de prova, vá ao banheiro, alongue-se, respire. Nervosismo afeta sua capacidade de se lembrar. Respire, pense nas questões com calma, que as respostas virão.

2- Direito Administrativo – Vandré Amorim

Quanto aos atributos dos atos administrativos, a presunção de legitimidade, presente em todos os atos, permite a produção imediata dos seus efeitos, ainda que estes sejam inválidos, cabendo prova em sentido contrário (juris tantum). A imperatividade é o poder de imposição das medidas administrativas (é uma ordem/determinação). Na autoexecutoriedade, a própria Administração executa por força própria as medidas anteriormente impostas (dispensa intervenção prévia do Poder Judiciário). Já a tipicidade é a correspondência entre fatos e normas, presente apenas nos atos unilaterais.

 3- Direito Constitucional – Aragonê Fernandes

A Polícia Civil é responsável pela apuração de infrações penais, exceto militares. Ela exerce a função de polícia judiciária, salvo da União. PC, PM, CBM e PP dos estados e do DF são subordinadas aos Governadores. PM e CBM são forças auxiliares e reserva do Exército. Guardas Municipais protegem bens, serviços e instalações municipais.

4- Contabilidade – Feliphe Araújo

Classificação de contas:

  • Ativo: Mercadorias, Adiantamento a Empregados, Despesas Antecipadas e Edifícios.
  • Retificadora do Ativo: Perda Estimada com Crédito de Liquidação Duvidosa e Depreciação Acumulada.
  • Passivo: Adiantamento de Clientes, Duplicatas Descontadas, Empréstimos e Financiamentos.
  • Retificadora do Passivo: Encargos Financeiros a Transcorrer e Juros Passivos a Apropriar.
  • Patrimônio Líquido: Capital Subscrito, Reservas de Lucros e Reservas de Capital.
  • Retificadora do PL: Ações em Tesouraria, Capital a Integralizar e Prejuízos Acumulados.

5- Estatística – Josimar Padilha

As variáveis podem ser quantitativas (discretas, “inteiros”, ou contínuas, “não inteiros”) ou qualitativas – atributos (nominal ou ordinal). Na média aritmética, se somarmos, subtraímos, multiplicarmos ou dividirmos uma constante por um conjunto de valores, haverá alteração; já na variância e no desvio padrão, isso só ocorrerá com a multiplicação e a divisão. Em probabilidade, quando os eventos são condicionais, temos que P (A/B) = P (A B) / P (B), caso sejam independentes, temos P (A/B) = P (A) e P (A Ç B) = P (A). P (B). É importante saber: P (A U B) = P (A) + P (B) – P (A Ç B); P (A-B) = P (A) – P (A∩B) e P (A) + P (A’) = 1. Para o cálculo de variância amostral, temos de aplicar o fator de correção “ n -1”. Para calcular o coeficiente de assimetria de Pearson, temos as seguintes fórmulas: A1 = (Me – Mo) / s e A2 = 3 (Me – Md) / 2. Quanto à curtose, o coeficiente é dado por K= (Q3 – Q1) / 2(P90 – P10).

6- Raciocínio Lógico – Márcio Flávio

Se liga na dica:

Cuidado ao negar os conectivos categóricos “Todo” e “Nenhum”. É importante que a negação esteja no SINGULAR.

Exemplos:

A negação de “Todos os paraenses sabem nadar” é “Algum paraense não sabe nadar”.

A negação de “Nenhum professor é feliz” é “Algum professor é feliz.”

Boa prova!

7- Legislação Especial – Douglas Vargas

No âmbito da legislação especial, lembre-se de duas dicas importantes: a nova redação do Estatuto do Desarmamento trata o porte de arma de fogo de uso restrito e o porte de arma de fogo de uso proibido de forma separada. Noutro giro, lembre-se de que a Lei Maria da Penha prevê hipótese de crime de descumprimento de medida protetiva, que, apesar da pena, não pode ter a fiança arbitrada pela autoridade policial.

8- Língua Portuguesa – Elias Santana

Olá, querido(a)! Para ser um Policial Civil do Pará, você precisará, primeiramente, passar pelo Instituto AOCP. Para tanto, tome cuidado com análise sintática. Lembre-se: cada verbo representa uma oração (essa banca adora pedir que você diferencie um período simples de um composto); a concordância verbal é sempre feita com o sujeito (que pode estar antes ou depois do verbo); atenção também aos verbos impessoais, uma vez que eles devem sempre ficar no singular (por não possuírem sujeito). Leia tudo com muita atenção, para analisar exatamente o que o examinador deseja. Faça uma excelente prova! Fique com Deus! Um abraço!

9- Informática (Hardware) – Fabricio Melo

Hardware, alguns exemplos de:

Memórias voláteis à RAM, à CACHE e ao REGISTRADOR.

Memórias não voláteis à ROM, ao HD, ao SSD e ao pen drive.

Periféricos de Entrada (input) a teclado, mouse, microfone, webcam e scanner.

Periféricos de Saída (output) a monitor, impressora, caixas de som e projetor multimídia.

Periféricos de Entrada e Saída (I/O) a pen drive, multifuncional, monitor touch screen e modem.

10- Conhecimentos Sobre o Estado do Pará – Rebecca Guimarães

Transcendendo o aspecto religioso, o Círio de Nazaré faz parte da história, da cultura e da vida dos devotos, em especial dos paraenses, movimentando os setores econômicos do comércio e os serviços. A época desse evento é considerada como de alta temporada, principalmente relacionada ao turismo religioso.

A Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, com capacidade instalada de 11.233,1 MW, se firma como a maior hidrelétrica 100% brasileira, a quarta maior do mundo.

O Saga, maior aquífero do mundo, é um sistema hidrogeológico transfronteiriço, uma vez que abrange outros países da América do Sul, mas o Brasil detém 67% do sistema.

11- Redação – Diogo Alves

De acordo com o edital, as minhas sugestões de temas prováveis para esta prova seriam:

– “Proteção integral à criança e ao adolescente”;

– “Preconceito de raça ou de cor”;

– “A atuação do Policial Civil no combate à violência contra a mulher” (tóp. 11 da leg. especial).

12- Arquivologia – Élvis Miranda (Escrivão e Papiloscopista)

Protocolo é caracterizado como o controle da tramitação dos documentos. Ele envolve as etapas de recebimento, registro, autuação, classificação, expedição, distribuição e controle da movimentação. Qualquer outra atividade que não esteja envolvida nessa sequência (descarte, arquivamento, microfilmagem e avaliação, por exemplo) não são atividades vinculadas ao protocolo. Muita atenção, portanto, às questões que envolvam esse assunto e detalhamento.

13- Física – Rodrigo Cavalcanti (Escrivão e Papiloscopista)

1ª) As cordas vibrantes e os tubos abertos produzem harmônicos pares e ímpares, e, à medida que aumenta o harmônico, a frequência aumenta e o comprimento de onda diminui.

2ª) No MHS, a energia mecânica é constante em todo o processo da oscilação, a energia cinética é máxima no ponto de equilíbrio, é nula nas amplitudes e a energia potencial elástica é máxima nas amplitudes e nula no ponto de equilíbrio.

14- Química – Eduardo Ulisses (Escrivão e Papiloscopista)

Caro aluno, atenção às forças intermoleculares. Elas influenciam tanto para compostos inorgânicos quanto para orgânicos. Essas forças de interação são do tipo Van der Waals, dipolo-dipolo. Atenção principalmente à ligação de hidrogênio, que interfere tanto em propriedades físicas (ponto de fusão, ebulição, densidade etc.) quanto nas químicas (combustibilidade, estabilidade oxidativa etc). Essas forçar terão relevância também nos processos de separação de materiais.

15- Medicina Legal – Laécio Carneiro (Escrivão e Papiloscopista)

A autópsia ou necrópsia médico-legal é tópico importante em Tanatologia Forense, no Código de Processo Penal – CPP e na literatura de Medicina Legal. Está prevista no art. 162 do CPP e tem como finalidades determinar a causa da morte e permitir a identificação do cadáver. Via de regra, deve ser realizada 6h após o óbito, salvo se os peritos, por evidências dos sinais de morte, julgarem que possa ser realizada antes desse prazo, o que declararão no auto. Geralmente, examinam-se as cavidades craniana, torácica e abdominal, salvo se os sinais externos permitirem precisar a causa da morte.

16- Biologia – Ariadne Branco (Escrivão e Papiloscopista)

DIVISÃO CELULAR:

Na mitose, ocorre a separação das cromátides-irmãs na Anáfase.

Na meiose, ocorre a separação dos cromossomos homólogos na Anáfase I (ocorre recombinação gênica/crossing-over na Prófase I).

Fator Rh: necessário haver sensibilização prévia para formação de anticorpos.

Anemia falciforme: mutação no gene da globina em que há uma substituição de base nitrogenada.

Hemácias: células anucleadas.

17- Direito Penal – Érico Palazzo

O denominado homicídio funcional é o homicídio qualificado praticado contra autoridade ou agente de segurança pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição. 

Cumpre ressaltar que o homicídio funcional não é aplicável à vítima que não mais é Policial, por exemplo, que já se encontra aposentado, tampouco a parentes por afinidade/civil (como sogro, genro, nora, cunhado e filho adotivo).

18- Direito Processual Penal – Geilza Diniz

Prisão preventiva: não pode ser decretada e nem convertida de ofício pelo Juiz: depende de representação do Delegado ou de requerimento do Promotor, assistente de acusação ou querelante. Não tem prazo pré-fixado em lei, mas precisa ser reavaliada a cada 90 dias. Pode ser decretada para garantia da aplicação da lei penal, garantia da ordem econômica, conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. Pode ser decretada no inquérito ou na ação penal.

19- Grounding – Juliana Gebrim

De olhos fechados, pense em:

  • 5 coisas que você pode ver;
  • 4 coisas cujo cheiro você pode sentir;
  • 3 coisas cujo sabor você pode sentir;
  • 2 coisas que você pode ouvir;
  • 1 coisa que você pode sentir pelo tato.

 20- Pós-prova – Fernando Mesquita

Pode parecer estranho pensar em pós-prova antes de você fazer sua prova de fato, mas a verdade é que nós vivemos num eterno pré e pós-prova. Então, o que você pode fazer para otimizar esse momento? Simples:

1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Sua tendência será desistir – talvez indefinidamente. Resista;

2) Avalie sua prova. É comum não querermos saber daquela prova depois que ela passa, mas ela é o diagnóstico de meses de preparação. Você pode aprender muito avaliando sua prova;

3) Corrija o rumo. Sabendo o que aconteceu, ajuste sua preparação – faltou revisão? Produza mais material e use-o mais. Faltaram questões? Use e abuse do Gran Cursos Questões. Faltou tempo para finalizar o edital? Trabalhe com mais objetividade ou aumente sua tolerância para as reprovações até que chegue à aprovação!

Concurso PC PA: recomendações para o dia da prova

Atente-se para o horário de realização de cada uma das avaliações e também para o horário de fechamento de portões:

  • Investigador de Polícia Civil – Período da manhã. Abertura dos portões às 7 horas, fechamento dos portões às 8 horas;
  •  Escrivão de Polícia Civil e Papiloscopista – Período da tarde. Abertura dos portões às 14h30min e fechamento dos portões às 15h30min.

A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Sobre as medidas de segurança, para evitar o contágio pelo Coronavírus, a instrução é que os candidatos utilizem máscaras de proteção que cubram o nariz e a boca durante toda a duração do exame. Alimentos poderão ser admitidos em compartimentos ou sacos plásticos transparente apenas em condições excepcionais, de acordo com as medidas sanitárias adotadas pelo Instituto AOCP.

Concurso PC PA: resumo

CONCURSO POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ (CONCURSO PC PA)
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Escrivão, Investigador e Papiloscopista
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública e Policial
Lotação Estado do Pará
Número de vagas Escrivão – 252 vagas
Investigador – 506 vagas
Papiloscopista – 65 vagas
Remuneração de R$ 6.791,69
Inscrições de 07 de dezembro de 2020 a 04 de fevereiro de 2021 (encerradas)
Taxa de Inscrição R$ 70,00
Prova objetiva 4 de julho de 2021
Link do edital

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


02 de julho8 min. de leitura