Concurso PC RN: 15 DICAS PROFÉTICAS. Confira!

Concurso PC RN: os professores do Gran prepararam um material especial para a prova deste domingo, 11 de julho.

Avatar


8 de Julho de 2021

O Concurso PC RN para os cargos de agente e escrivão, terá as avaliações objetivas e discursivas aplicadas neste domingo, 11 de julho. Os portões serão abertos às 7h da manhã no horário oficial de Brasília e os locais de prova são personalizados e estão disponíveis no site oficial da banca organizadora do certame que é a Fundação Getúlio Vargas, no seguinte endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrn20. As provas serão aplicadas em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró.

Os candidatos que desejam atuar na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte podem ficar tranquilos! Os professores do Gran Cursos Online, separaram 15 dicas proféticas para que você possa fazer a prova com mais segurança. Além disso, vai acontecer um Revisão de Véspera gratuita, no dia 10 de julho! Para participar, basta se inscrever e não perder nem uma das aulas.

Navegue pelo índice e fique por dentro de muitas informações do Concurso PC RN para agente e escrivão.

Concurso PC RN: revisão de véspera

Que tal participar do evento de revisão ao vivo, gratuito e online do Gran? Assim você garante uma finalização de ouro em seus estudos para a prova do Concurso PC RN para agente e escrivão e caminha com mais certeza em direção à aprovação!

A revisão de véspera terá início no dia 10 de julho às 7h no canal do YouTube do Gran. Se inscreva no evento, clicando aqui. Preencha com os seus dados para receber o lembrete e não perder nem uma das aulas.

Concurso PC RN: 15 dicas proféticas para o dia da prova

Confira abaixo, as 15 dicas proféticas para o Concurso PC RN, cargos de agente e escrivão, preparadas pelos professores do Gran Cursos Online. Se preferir, também é possível fazer o download do conteúdo, clicando aqui!

1. Técnicas para a prova – Fernando Mesquita

Hoje você vai depender da tranquilidade e de tempo. Cuide da sua energia e da sua atenção quando receber o caderno. Dê uma lida geral nas questões e veja os assuntos que apareceram. Comece pelas disciplinas mais fáceis, deixe as questões que considerar difíceis para o final. Levante-se a cada 50-60 minutos de prova, vá ao banheiro, alongue-se, respire. Nervosismo afeta sua capacidade de se lembrar. Respire, pense nas questões com calma, que as respostas virão. Boa prova!

2. Texto – Lucas Lemos

Além de se preocupar com uma leitura atenta do texto da prova, dê bastante atenção ao uso das conjunções, pois são sempre cobradas pela FGV.

As mais comuns em prova são estas: conquanto (concessão); porquanto (causa ou explicação); contanto que (condição); portanto (conclusão); entretanto (adversidade); enquanto (tempo).

3. Gramática – Claiton Natal

O emprego do sinal indicativo de crase é assunto recorrente.

Então, fique ligado!

Utiliza-se o sinal indicativo de crase na contração da preposição  A (exigida pelo termo regente) com o artigo A ou AS (admitido pelo termo regido).

Obedeço à lei (preposição “a” + artigo “a”).

Obedeço às leis (preposição “a” + artigo “as”).

Obedeço a lei (somente preposição “a”).

Vamos detonar!

4. Direito Processual Penal – Geilza Diniz

Enquanto a busca pessoal é feita, em regra, independentemente de mandado, em caso de prisão ou fundada suspeita que recaia sobre a pessoa, a busca e apreensão domiciliar depende de mandado judicial como regra, devendo ser feita das 5h às 21h. Três dicas importantes:

1. se a busca domiciliar for feita com autorização do morador, por ocasião de flagrante, desastre ou para prestar socorro, não precisa de mandado;

2. a busca pessoal em mulher é feita preferencialmente por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência;

3. as buscas em veículos são consideradas pessoais, exceto se o veículo for usado como moradia da pessoa.

5. Raciocínio Lógico-Matemático – Josimar Padilha

A negação da proposição condicional A → B é dada por A ^ ~ B, já as suas equivalências são ~A → ~B e ~A v B .

A negação do quantificador “Todo A é B” é dada por “Algum A não é B”, e a negação de “Algum A é B” é dada por “Nenhum A é B”.

Na formação de agrupamentos pelos princípios de contagem, se a ordem dos elementos altera a natureza, temos que multiplicar as possibilidades.

Em um recipiente de 1m3, podemos colocar 1000 litros.

A área de um quadrado ou de um retângulo será o comprimento vezes a altura, já a área de um triângulo é a metade do comprimento vezes a altura.

Em operações com conjuntos, o “e” significa interseção, e o “ou” união.

6. Noções de Contabilidade – Feliphe Araújo

Lei n. 6.404/1976:

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

I – no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

II – no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;

VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

7. Noções de Direito Penal – Érico Palazzo

O denominado homicídio funcional é o homicídio qualificado praticado contra autoridade ou agente de segurança pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição.

Cumpre ressaltar que o homicídio funcional não é aplicável à vítima que não mais é Policial, por exemplo, que já se encontra aposentada, tampouco a parente por afinidade/civil (como sogro, genro, nora, cunhado e filho adotivo).

8. Noções de Direito Constitucional – Gustavo Brígido

Dica 1: Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

Dica 2: Os legitimados do HC Coletivo são os mesmos do Mandado de Injunção Coletivo, com destaque à Defensoria Pública.

9. Noções de Direito Constitucional – Gustavo Brígido

Poderão ser estabelecidos por lei complementar idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de policial penal, de agente socioeducativo ou de policial civil, incluídos delegados, agentes e escrivães.

10. Noções de Informática – Fabrício Melo

Bits e bytes…

0 = OFF (desligado) – Falso

1 = ON (ligado) – Verdadeiro

PC RN

8 bits = 1 caractere = 1 byte

240 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TRILHÃO)
230 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (BILHÃO)
220 1024 Kilobytes = 1 Megabyte (MILHÃO)
210 1024 Bytes = 1 Kilobyte (MIL)

Cálculo:

11. Noções de Direito Administrativo – Ana Paula Blazute

De acordo com o art. 37, XIX, da CF, somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

Atenção: não há hierarquia entre a administração direta e administração indireta, mas há vinculação, supervisão ministerial, controle finalístico, tutela e fiscalização.

12. Legislação Extravagante – Diego Fontes

Interceptação Telefônica x Captação Ambiental

(Requisitos)

13. Medicina Legal – Laécio Carneiro

A necropsia médico-legal permite determinar a causa da morte violenta ou da morte suspeita. Dá subsídios para a determinação da causa jurídica como assassinato (homicídio), suicídio ou acidente. Além disso, permite estimar o tempo de morte pela cronotanatognose e permite a identificação do morto.

14. Redação – Diogo Alves

Sugestões de temas para a sua discursiva:

  • Inquérito policial;
  • Questões éticas nas relações entre serviços públicos;
  • Abuso de autoridade.

15. Pós-prova – Fernando Mesquita

Pode parecer estranho pensar em pós-prova antes de você fazer sua prova de fato, mas a verdade é que nós vivemos num eterno pré e pós-prova. Então, o que você pode fazer para otimizar este momento? Simples:

1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Sua tendência será desistir – talvez indefinidamente. Resista;

2) Avalie sua prova. É comum não querermos saber daquela prova depois que ela passa, mas ela é o diagnóstico de meses de preparação. Você pode aprender muito avaliando sua prova;

3) Corrija o rumo. Sabendo o que aconteceu, ajuste sua preparação – faltou revisão? Produza mais material e use-o mais. Faltaram questões? Use e abuse do Gran Cursos Questões. Faltou tempo para finalizar o edital? Trabalhe com mais objetividade ou aumente sua tolerância para as reprovações até que chegue à aprovação!

Concurso PC RN: recomendações para o dia da prova

Atente-se para o horário de realização da avaliação e também para o horário de fechamento de portões:

  • Provas objetiva e discursiva para os cargos de agente e escrivão – Abertura dos portões às 7h e fechamento às 8h. Observando o horário oficial de Brasília.

A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Sobre as medidas de segurança, para evitar o contágio pelo Coronavírus, a instrução é que os candidatos utilizem máscaras de proteção que cubram o nariz e a boca durante toda a duração do exame. Alimentos poderão ser admitidos em compartimentos ou sacos plásticos transparente apenas em condições excepcionais, de acordo com as medidas sanitárias adotadas pela Fundação Getúlio Vargas.

Resumo do Concurso PC RN

CONCURSO POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO NORTE – PC RN
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas – FGV
Cargos Delegado, Agente e Escrivão
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Policial e Delegado
Lotação Estado do Rio Grande do Norte
Número de vagas 301 vagas
Remuneração iniciais de R$ 4.731,91 a R$ 16.670,59
Inscrições de 02 a 21 de dezembro de 2020
Taxa de inscrição de R$ 120,00 a R$150,00
Datas da prova objetiva 11/07/2021 (Agente e Escrivão)
18/07/2021 (Delegado)
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital do concurso

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


8 de Julho de 2021