Concurso PGM Guarujá SP: banca definida! Vagas para Procurador!

Concurso PGM Guarujá vai ofertar 3 vagas!

A Procuradoria Geral do Município de Guarujá, (Concurso PGM Guarujá) no estado de São Paulo, definiu a banca organizadora de seu próximo certame. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da Prefeitura, a VUNESP será a banca responsável pelo concurso que ofertará 3 vagas para o cargo de Procurador Jurídico Municipal mais formação de cadastro de reserva.

Saiba todos os detalhes navegando no índice

Banca organizadora

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (VUNESP) será a banca responsável pela organização do próximo Concurso PGM Guarujá. A banca foi contratada de forma direta, de acordo com o termo de retificação publicado no site da prefeitura. Confira abaixo:

Estilo da banca

As provas da Vunesp são de múltipla escolha, com 5 alternativas. É comum o enunciado solicitar que o candidato marque a resposta correta ou a incorreta entre as opções. As provas da Vunesp são consideradas mais simples, mesmo assim costumam cobrar praticamente todo o conteúdo programático.

A banca examinadora Vunesp tem um grau de dificuldade médio, com questões relativamente mais fáceis que de outras bancas. No entanto, suas provas vêm ganhando corpo com o passar dos anos e costumam trazer algumas questões que são verdadeiras pegadinhas para os candidatos. Afinal, as provas da Vunesp requerem muita atenção aos enunciados e à forma como as perguntas e respostas são formuladas para evitar confundir-se com algo aparentemente simples.

A Vunesp costuma cobrar conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática Raciocínio Lógico, Direito e Informática em suas provas.

  • Língua Portuguesa

A disciplina de Língua Portuguesa costuma ter um número maior de questões que as demais nas provas da Vunesp. Para essa matéria, são exigidos conhecimentos gerais de gramática: concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos e diferentes tipos de textos (narrativos, dissertativos, descritivos).

O foco central da prova de Português da banca examinadora Vunesp é a interpretação de textos. É hábito da entidade utilizar charges e quadrinhos para, a partir deles, propor questionamentos sobre temas da atualidade.

  • Matemática e Raciocínio Lógico

Já na prova de Matemática, contrariando o grau de exigência mediano das demais disciplinas, as questões trazem uma complexidade maior.

Os tópicos mais cobrados em Matemática são: operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, regra de três, MMC e MDC, geometria, aritmética, juros simples, sistema de equações, sistema de medidas, tabelas e gráficos. Em Raciocínio Lógico, os conteúdos mais solicitados são: estrutura lógica, diagramas lógicos, sequências e lógica de argumentação.

  • Direito

As provas da disciplina de Direito da banca examinadora Vunesp cobram, em geral, o conhecimento integral da Legislação. Ou seja, doutrina e jurisprudência são pouco (ou nada) exigidas.

Em Direito Administrativo, atente aos seguintes temas: licitações, contratos, atos administrativos e regime jurídico único. Em Direito Constitucional, os tópicos mais cobrados são: orçamentos, Seguridade Social, direitos e garantias individuais, direitos sociais e processos legislativos.

  • Informática

A prova de Informática também têm uma abordagem bastante simples, de fácil resolução. Os temas cobrados são usuais e acessíveis, como pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança.

Vale lembrar que, de acordo com o concurso e o órgão solicitante, a Vunesp pode, ainda, incluir questões de História, Geografia e Atualidades. Por isso, é fundamental uma leitura atenta do edital para saber quais serão os conteúdos exigidos.

 Concursos realizados pela Vunesp

Além do vestibular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Vunesp é costumeiramente responsável pelos concursos da Polícia Militar de SP, da Polícia Civil de SP, do Ministério Público do Estado de SP, pelo Detran, entre outros.

A Vunesp é também uma das organizadoras da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ao lado da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Cesgranrio.

Resumo do concurso PGM Guarujá SP

Concurso Procuradoria Geral do Município de Guarujá, (Concurso PGM Guarujá)
Banca organizadora VUNESP
Cargos Procurador Jurídico
Escolaridade nível superior
Carreiras jurídica
Lotação Guarujá SP
Número de vagas 3 vagas +CR
Remuneração a definir
Quer conquistar a sua aprovação no concurso Concurso PGM Guarujá SP?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Notícias Relacionadas

Tauana Silva
Tauana Silva
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Rio de Janeiro

Principais de Sudeste

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso Concurso PGM Guarujá SP?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo