Concurso PM PR: Confira as etapas do certame! São 2 mil vagas!

Concurso PM PR está com provas previstas para junho, com remuneração que chega a R$ 4,2 mil

Avatar


25 de Março de 2020

A Polícia Militar do Estado do Paraná está com edital aberto. As inscrições começarão na próxima quarta-feira (1º de abril) para a contratação de 2.000 mil novos policiais para a corporação, que serão lotados sem seis comandos distribuídos pelo estado. As provas estão previstas para ocorrer no dia 28  de junho de 2020 (Concurso PM PR).

Com se trata de um certame para a carreira policial, há diversas etapas que são distintas. Por isso, o Gran Cursos Online trouxe esse conteúdo especial para você saber como será cada etapa do certame.

Concurso PM PR: Prova Objetiva

Composta de 60 questões de múltipla escolha, a prova de conhecimentos está prevista para o dia 28 de junho de 2020, com cinco horas de duração. Ela irá ocorrer nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Os candidatos serão avaliados em seis áreas do conhecimento. Confira abaixo o conteúdo programático de cada uma delas:

Língua Portuguesa

averiguar a capacidade da candidata e do candidato, quanto à apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Raciocínio Lógico

Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem; Sistemas, equações e regra de três simples; Área, volume e capacidade; Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

Informática

Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior); Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior); Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior); Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior); Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior); Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras); Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

História

Brasil Colônia. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração. Paraná: movimentos de ocupação do território. A Família Real no Brasil (1808-1822); Brasil Império. Paraná: a dinâmica do tropeirismo. Café: escravidão e trabalho livre. A emancipação política do Paraná. O ciclo da erva-mate. A queda da monarquia; Brasil República. Implantação do regime republicano e conflitos sociais. A Guerra do Contestado. Política oligárquica e coronelismo. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura. O Golpe Civil-Militar de 1964. Movimentos de resistência à ditadura. A abertura política. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988. Cidadania e movimentos sociais. A questão da desigualdade e da inclusão social. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.

Geografia

População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais. Transformação das relações de trabalho e economia informal. Diversidade étnica e cultural da população. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. Espacialidades e identidades territoriais; Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). O espaço geográfico na formação econômica capitalista. Exploração e uso de recursos naturais. Estrutura e dinâmica agrárias. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro. Redes de transporte, energia e telecomunicações. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia; Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil. Formação e problemática contemporânea das fronteiras. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais. Regionalização e a organização do novo sistema mundial. Globalização: características, impactos negativos e positivos; A representação do espaço terrestre. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS). As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas). Escalas, reconhecimento e cálculo. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre. Projeções cartográficas. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

 Legislação
Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações. Parte geral: Título I – Das Disposições Preliminares. Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar). Parte Especial: Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas). Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V – Do Conselho Tutelar: Capítulos I (Disposições Gerais) e II (Das Atribuições do Conselho).

Concurso PM PR: Prova discursiva

A prova discursiva será composta por uma redação, em que o candidato será avaliado por diversos critérios. Para a correção das questões discursivas, o candidato precisará fazer 20 pontos no total do conjunto das questões objetivas. Para ser aprovado, precisará tirar, no mínimo, 10 pontos.

Terão suas provas corrigidas o seguinte quantitativo de candidatos:

Concurso PM PR: Discursivas a serem corrigidas

Concurso PM PR: Discursivas a serem corrigidas

Concurso PM PR: Exame de Capacidade Física

O Exame de Capacidade Física é um conjunto de provas compostas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação e equilíbrio dinâmico e/ou flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica e anaeróbica e velocidade, devendo o candidato ser capaz de cumprir com habilidade o que lhe é proposto, obtendo pelo menos os índices mínimos aceitáveis em cada prova. Esse exame permite classificar o estado físico do candidato no momento da execução dos testes.

Ele é composto pelo Teste de Suficiência Física e pelo Teste de Habilidade Específica, conforme as normas e tabelas constantes no edital. Para ser considerado apto, o candidato deverá obter, no mínimo, 11 (onze) pontos dos 15 (quinze) possíveis na somatória de pontos dos respectivos testes.

Concurso PM PR: Exame de Sanidade Física

Essas avaliações têm por finalidade selecionar o candidato apto ao exercício pleno das funções da carreira de Militar Estadual e das atividades inerentes a ela. O Exame de Sanidade Física compreenderá das seguintes etapas:

a) a entrega de exames e documentos; e
b) as avaliações médica e odontológica, baseadas na anamnese, no exame clínico e nos exames requeridos ao candidato.

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica para ingresso na PM PR terá caráter eliminatório e será realizada por Banca Examinadora formada por psicólogos civis e/ou militares. Ela será realizada em conformidade com as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia, nos mesmos moldes dos critérios utilizados em Concursos Públicos e processos seletivos desta natureza.

Para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das diversas funções e atribuições institucionais do cargo requerido, em conformidade com os parâmetros dos perfis profissiográficos estabelecidos para os cargos de Soldado PM.

Na realização da AP, a Banca Examinadora, obrigatoriamente, baseará a sua decisão em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do Psicólogo.

Concurso PM PR: Investigação Social

A Investigação Social visa verificar todos os aspectos da vida pregressa e atual do candidato, bem como a existência de antecedentes de caráter policial ou criminal que contraindiquem o candidato, dada a natureza e o grau de responsabilidade inerente ao cargo de militar estadual e ao exercício das funções institucionais, impedindo que pessoa com situação incompatível ingresse na Instituição.

Ela compõe-se das seguintes etapas:

a) entrega do formulário de dados biográficos, certidões e documentos;
b) análise do formulário, certidões e documentos;
c) investigação de sistemas;
d) investigação de campo.

Concurso PM PR: Curso de Formação

O Curso de Formação de Praças Policial Militar destina-se a propiciar ao Militar Estadual os conhecimentos necessários à execução de atividades de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de policiamento ostensivo e velado, previstos nas legislações e atos normativos vigentes, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação para frequência a outros cursos ou atividades, sendo possível ainda sujeitar-se ao regime de internato durante todo ou parte do Curso.

Saiba tudo sobre o Concurso da PM PR

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

Quero me inscrever!

 

Resumo

Concurso Polícia Militar do Estado do Paraná (edital PM PR Soldado)
Banca organizadora Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar)
Cargos Soldado
Escolaridade Nível médio
Carreiras Segurança Pública / Militar
Lotação Estado do Paraná
Número de vagas 2.400 vagas
Remuneração R$ 1.933,63 (durante Curso de Formação) e R$ 4.263,67 (após o Curso de Formação)
Inscrições 01/04/2020 a 04/05/2020
Taxa de inscrição R$ 100,00
Data da prova objetiva 28 de junho de 2020
Link do edital Clique aqui para ver o edital PM PR Soldado
Avatar


25 de Março de 2020