Concurso PC GO: autorizado e comissão formada! 550 VAGAS!

Concurso PC GO será para Agente e Escrivão de Polícia!

Avatar


05 de julho5 min. de leitura

É grande a expectativa para o concurso da Polícia Civil do Estado do Goiás (concurso PC GO). Sem seleção desde 2016, a região sofre com a carência de pessoal nos cargos de Agente e Escrivão.

Em decisão publicada no dia 06 de fevereiro 2018, o Ministério Público do Estado (MP-GO) determinou que o edital dos concursos deveriam ser publicados em no máximo 180 dias, ou seja, até o dia 04 de agosto do mesmo ano. Porém, somente o certame para a seleção de Delegado Substituto foi lançado. 

O certame já tem comissão aprovada e formada desde 2018 e a banca definida, que pode ser a mesma que realizou o concurso do ano passado para Delegados que é o Núcleo de Seleção da Universidade Estadual do Goiás – UEG. São previstas 550 vagas para o edital PC GO.

 

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

 

PC GO: déficit de servidores

Em janeiro deste ano, o diretor-geral da Polícia Civil do Goiás, o delegado Odair José, revelou em entrevista à Rádio Sagres 370 que 49% dos cargos estão vagos dentro da corporação. Ele explicou ainda que faltam profissionais em diversas ocupações: agentes, escrivães, delegados, papiloscopistas e outras formações.

“A polícia perdeu cerca de 6% de seu efetivo por ano e em 10 anos a defasagem foi de 60%”. A gravidade também chegou nas delegacias, pois de acordo com levantamento interno há 163 municípios que estão operando sem delegados. Além de um novo concurso PC GO, o representante também tem o interesse de reestruturar internamente a polícia para otimizar o dia a dia dos servidores.

De acordo com o site governamental Goiás Transparente, a Polícia Civil do Estado está com apenas 3.748 servidores efetivos na corporação, de um total de 7 mil. O documento, de fevereiro deste ano, também indica que 1.858 pessoas estão aposentadas.

Concurso PC GO: comissão organizadora

A comissão organizadora já foi definida e publicada no Diário Oficial do Estadoo certame para provimento dos cargos Agente de Polícia Substituto e Escrivão de Polícia Substituto contará com 550 vagas imediatas. 

Concurso Polícia Civil Goiás (Concurso PC GO) terá novo edital para 650 vagas! Fique por dentro!

Comissão do concurso Polícia Civil Goiás (Concurso PC GO)

Concurso PC GO: MP indica prazo para realização

O promotor de Justiça Fernando Krebs recomendou à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária a solicitação para à A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) a realização de concurso público para delegado, agente e escrivão. O prazo dado foi de 180 dias, porém, houve somente a divulgação do concurso para Delegado Substituto.

A orientação também previa o remanejamento de pessoal da Polícia Civil, de forma que todas as delegacias do Estado tenham pelo menos um agente de polícia ou um escrivão para atendimento à população, o que não deverá ser mais feito por comissionados ou cedidos por prefeituras. A ideia é, no entanto, que as delegacias situadas em cidades sedes de comarca tenham à sua disposição equipe composta por pelo menos um delegado, um escrivão e dois agentes de polícia. 

No documento, o promotor argumentou que o efetivo da Polícia Civil não acompanhou o crescimento populacional do Estado nos últimos 30 anos. Krebs observou também que cidades sedes de comarca não têm presença de delegado e nove delas não contam com equipe completa, ou seja com delegado, escrivães ou agentes. No total de cidades goiana, esse número sobe.

O anúncio do concurso foi feito oficialmente, em 2018, pelo vice-governador José Eliton, que estava acompanhado do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), Ricardo Balestreri. No evento, também foi anunciada a criação de novas delegacias e um programa de combate ao crime organizado, chamado “Goiás Limpo”, que usará bens e valores apreendidos em operações no aprimoramento da própria corporação. Também foi realizada a formatura de 400 policiais civis já empossados em uma seleção anterior e que estavam se preparando na academia da corporação.

Concurso PC GO: sindicato cobra urgência

Durante pronunciamento da Tribuna Livre na Câmara de Goiânia, a Delegada Silvana Nunes Ferreira, presidente do SINDEPOL – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás expôs a situação do policiamento no Estado e defendeu a necessidade de concurso público para a categoria. 

Silvana apresentou aos vereadores dados de um levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública dando conta de que a totalidade de servidores da ativa de todos os cargos da Policia Civil é hoje de mais de 3 mil cargos, para atendimento de uma população estimada em 2016, de 6.695.855 habitantes em Goiás.

“Enquanto o índice populacional avançou, o número de policiais civis foi reduzido drasticamente em decorrência de evasão  e as vagas ociosas não foram preenchidas por falta de concurso para suprir a carência”, explicou.

Último concurso Polícia Civil GO

O concurso foi realizado em 2016 e com proibição de cadastro de reserva, o certame ofereceu  500 vagas para postos de agente e escrivão substituto. Da oferta total, 220 foi para a função de Escrivão e as 280 vagas restantes são para a função de Agente. 

O organizador do certame foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Concurso PC GO: requisitos e remuneração

Os candidatos precisavam ter apenas diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”, para o cargo de agente.

O subsídio inicial, indicado na época, foi de R$ 1.500,00. O regime jurídico dos profissionais são: Lei Estadual nº 10.460/1988 (Estatuto dos Servidores Efetivos do Estado de Goiás) e a Lei Estadual nº 16.901/2010 (Lei Orgânica da PC-GO).

Último concurso Polícia Civil GO: fases e provas

Os candidatos inscritos foram avaliados por:

  1. Prova objetiva (eliminatória),
  2. Prova Discursiva (eliminatória e classificatória),
  3. Avaliação Médica (eliminatória),
  4. Avaliação de Aptidão Física (eliminatória),
  5. Exame Psicotécnico (eliminatória),
  6. Prova prática de digitação somente para o cargo de Escrivão (eliminatória) e
  7. Avaliação de vida pregressa e investigação social.

Os candidatos nomeados foram submetidos ainda, após todas as fases citadas acima, ao curso de formação profissional, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Último concurso Polícia Civil GO: provas objetiva e discursiva

Os candidatos inscritos passaram por provas objetivas e discursivas. Confira abaixo a composição das avaliações.

Conhecimentos básicos (para todos os cargos):

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática

Conhecimentos gerais (para todos os cargos):

  • Legislação Penal Extravagante
  • Legislação Específica

Conhecimentos Específicos (p/ Agente e Escrivão):

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal

Já a Prova Discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos. Haverá a elaboração de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, e terá como conteúdo programático a cobrança do conhecimentos específicos. Conheça abaixo quantas redações serão corrigidas de acordo com o cargo:

  • Agente de Polícia Substituto: 840 redações
  • Escrivão de Polícia Substituto: 660 redações

Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 8 (oito) pontos.

Último concurso Polícia Civil GO: TAF Teste de Aptidão Física

Só irão participar dessa etapa, aqueles que forem aprovados em todas as fases anteriores e aptos na avaliação médica.

  1. Flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino),
  2. Impulsão horizontal (sexos masculino e feminino) e
  3. Corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

Validade do último concurso Polícia Civil GO

O concurso teve a validade de 6 (seis) meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. Com possibilidade de prorrogação, por uma única vez, pelo mesmo período.

 

 

Detalhes concurso Polícia Civil Goiás (Concurso PC GO):

Concurso Polícia Civil de Goiás (Concurso PC GO)
Banca organizadora A definir
Cargos Agente e Escrivão
Escolaridade Nível superior
Número de vagas A definir
Remuneração Inicial de até 1,5 mil (conforme último edital)
Situação Autorizado e com comissão formada!
Previsão p/ publicação do edital 2019
Link do último edital PC GO

 

WHATSAPP GCO: receba notícias de concursos no Whatsapp! Cadastre-se aqui!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para o ano que vem!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/pc-go-policia-civil-do-estado-de-goias” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


05 de julho5 min. de leitura