Concurso Polícia Penal BA: confira 10 dicas para a prova!

Concurso da Polícia Penal BA: provas serão realizadas neste domingo, 15 de setembro de 2024.

Por
4 min. de leitura

Está chegando a tão esperada prova da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. No próximo domingo, 15 de setembro de 2024, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação e estaremos também com você no pós-prova do Concurso Polícia Penal BA, inscreva-se gratuitamente aqui.

Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de
cobrança na prova.

Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.

Confira abaixo ou baixe as dicas no link abaixo as dicas e boa prova!

FAÇA O DOWNLOAD DAS DICAS PARA O CONCURSO POLÍCIA PENAL BA AQUI!

Saiba todas as informações sobre o Concurso Polícia Penal BA!

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.

Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!

Língua Portuguesa – Márcio Wesley

Narração: sequência temporal. Descrição: cena, momento, visual. Argumentação: ponto de vista. Exposição: informação. Coerência: ausência de contradição. Parônimo: som e escrita parecidos, sentidos diferentes. Hiperônimo: sinônimo geral para um conjunto de seres (não é igual a coletivo). Ambiguidade: duplo sentido. Polissemia: mais de um sentido a cada contexto.

Raciocínio Lógico e Matemático – Marcelo Leite

1)  A condicional “Se A, então B” possui as seguintes equivalências “Se não B, então não A” ou “Não A ou B”. 

2) Associação Lógica: nesse tópico, o leitor deverá construir uma tabela que relaciona os personagens às suas características. 

3) Em porcentagem, dobre a atenção à variação percentual, cuja fórmula é dada por:

∆%=Valor final – Valor inicialValor incial x 100% 

4) Problemas com contagem Pn=n!;  An,p=n!n – p! (a ordem importa); Cn,p=n!p! .  n – p! (a ordem não importa). 

5) Distância entre dois pontos: d=(Xa-Xb)2+ (Ya-Yb)2.

Noções de Informática – Mauricio Franceschini

Olá, queridos concurseiros!!! A dica profética de hoje é sobre o Windows 11. 

Não confunda Área de Transferência com Área de Trabalho. A primeira é a região onde são colocados itens copiados e recortados para serem colocados posteriormente. Já a Área de Trabalho é a tela principal do sistema.

Legislação Estadual –  Eduardo Galante

A carreira de Agente Penitenciário é integrada por cargos de provimento permanente, agrupados em três classes, as quais são representadas por números romanos e dispostas em ordem crescente, de acordo com o grau de responsabilidade e de complexidade das atribuições. O ingresso no cargo de provimento permanente de Agente Penitenciário dar-se-á sempre na classe I, mediante concurso público de provas, realizado em duas etapas, consistindo a primeira em exame de conhecimentos gerais e específicos, e a segunda, no aproveitamento satisfatório em curso de formação. 

Promoção da Igualdade Racial e de Gênero – Ricardo Blanco

Segundo a constituição da Bahia,  a  sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

Noções de Direito Constitucional – Luciano Dutra

Cuidado com os direitos dos presos. Vale destacar alguns: i) é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral; ii) às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com os seus filhos durante o período de amamentação; iii) a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada; iv) o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurado a assistência da família e de advogado; v) o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial. Boa prova!

Noções de Direito Administrativo – Rodrigo Cardoso

Importante lembrar que o princípio da autotulela representa a possibilidade da administração em “anular seus próprios atos quando eivados de vício que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitando os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial” (Súmula n. 473/STF).

Noções de Direito Penal – Érico Palazzo

O crime de peculato, previsto no art. 312 do CP, admite a modalidade culposa, quando o agente concorre culposamente para a prática do crime de outrem. É importante saber que ocorre a extinção da punibilidade deste crime se o agente reparar o dano causado à Administração Pública antes da sentença irrecorrível. Ressalta-se que tal benefício não se aplica  ao peculato doloso.

Noções de Direito Processual Penal – Geilza Diniz

Prisão temporária tem o prazo geral de 5 dias, prorrogáveis por mais 5 dias; nos crimes hediondos, o prazo da prisão temporária é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Prisão preventiva não tem prazo de duração, apenas de revisão, que é de 90 dias. A prisão temporária só pode ser decretada pelo juiz, a pedido do MP ou do delegado, no inquérito policial. A prisão preventiva é decretada pelo juiz, a requerimento do MP, assistente, querelante ou delegado e cabe no inquérito ou na ação penal. 

Atenção! O juiz não pode decretar prisão de ofício.

Legislação Extravagante – Léo Castro

1) Abuso de autoridade: 1-5 anos (inabilitação); 1-6 meses (suspensão); 6 meses (ação penal privada); 21h-5h (busca domiciliar); 

2) ORGCRIM: 4 pessoas (mínimo); 

3) Tortura: 1/6-1/3 (majorante); 

4) Desarmamento: 1/2 (majorante); 

5) Drogas: 15-30 dias (destruição, com e sem flagrante); 30-30/90-90 dias (inquérito); 

6) LEP: comum e reincidente: 20-30%, sem e com violência; hediondo e reincidente: 60-70% sem e com morte.

(Dica Bônus) Direito Humanos – Alice Rocha

Perda da nacionalidade de brasileiro nato: ocorre SOMENTE se fizer pedido expresso de perda da nacionalidade brasileira perante autoridade brasileira competente, ressalvadas situações que acarretem apatridia. Caso se arrependa, pode readquirir a nacionalidade brasileira originária, ou seja, voltará como brasileiro nato. (Art. 12, § 4º, CF/1988)

Resumo do concurso da Polícia Penal BA

Concurso Polícia Penal BASecretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas
CargosAgente Penitenciário
EscolaridadeNível médio
CarreirasPolicial
LotaçãoEstado da Bahia
Número de vagas287 vagas
RemuneraçãoR$ 2.601,04
Inscriçõesde 17 de junho a 18 de julho de 2024
Taxa de inscriçãoR$ 90,00
Data da prova objetiva15 de setembro de 2024
Clique aqui para ver o edital

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado