Alexandre Dantas superou todos os desafios e foi aprovado!

Saiba mais sobre a história, técnicas de estudo e conselhos de Alexandre Dantas aprovado no Concurso PRF!

Avatar


16 de agosto3 min. de leitura

alexandre-dantas-concurso-prf-aprovadoA caminhada dos concurseiros vitoriosos raramente é fácil e costuma estar cheia de revezes. Este foi o caso de Alexandre Dantas, que estudou durante cerca de 2 anos até conquistar a aprovação no concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante o caminho, reprovações (e quase aprovações) aconteceram. Além disso, com a chegada da pandemia tudo se complicou um pouco mais e Alexandre confessou: “parecia que tudo estava dando errado.”

Todavia, longe de desistir, ele foi capaz de converter todo o desânimo em motivação. “Só não passa quem desiste”, foi uma das crenças que o manteve focado durante esse período e se provaria verdade apenas um ano depois.

Alexandre Dantas se dedicou completamente à aprovação em concursos públicos a partir de 2019 e inicialmente tinha foco nas carreiras de tribunal. O desejo pela carreira pública veio motivado tanto pelo exemplo que via em casa (boa parte dos seus familiares eram concursados) e desejo de contribuir para a prestação de serviços de qualidade para a sociedade, quanto pelas dificuldades e frustrações enfrentadas no mercado privado de trabalho.

O interesse nas carreiras policiais despertaria em 2020 com a publicação do edital do concurso PCDF. Ainda assim, Alexandre Dantas conta que ficou atento para não perder notícias sobre o concurso da PRF e da Polícia Federal que na época eram apenas considerados:

“Foquei naquele edital da PCDF para começar, mas eu mirava mesmo era os concursos da PF e PRF, que eu achava que demorariam a sair por terem ocorrido recentemente.

Não deu outra: com a publicação dos editais para os concursos da PRF e da PF, Alexandre Dantas viu a oportunidade que estava esperando. Conciliando às três rotinas de estudo (que eram muito similares), ele finalmente conquistou a sonhada aprovação no concurso PRF:

“A sensação é indescritível. Quando vi meu nome na lista de aprovados, me emocionei ao relembrar automaticamente de tudo que tive que abdicar para chegar até ali. Passa um filme na cabeça de toda a jornada. E fica a certeza de que eu faria todo esse árduo caminho de novo para conseguir a aprovação. Todo o esforço valeu a pena.”

Quais técnicas estiveram presentes nas rotinas de estudo de Alexandre Dantas?

Nas rotinas de estudo de Alexandre Dantas os simulados e resolução de questões estiveram constantemente presentes. Ele afirma que se apoiou especialmente nesses recursos para compreender seus pontos fracos e fortes, montando suas rotinas de estudo semanais de acordo com os resultados obtidos.

Cada momento vivido na trajetória de concursos foi importante para que ele conseguisse compreender melhor como aproveitar o tempo e estudar maneiras realmente efetivas. Ele afirma que, no início, errou ao fazer resumos longos demais ou apenas estudar assistindo aulas, sem resolver questões.

Para os concurseiros que ainda continuam na luta, ele deixou dicas preciosas, baseadas em sua experiência pessoal:

“A principal dica que eu posso dar diz respeito ao meu principal erro quando comecei a me preparar para concursos: o estudo não se resume apenas às aulas. É necessário fazer muitas questões/simulados e revisões. No início, eu negligenciava principalmente as questões e simulados por medo de encarar a realidade de estar longe de uma eventual nota de corte para o concurso para o qual estava me preparando. Entretanto, com isso eu estava apenas me enganando. A partir do momento em que mudei essa minha postura, descobri meu principal aliado na preparação. São os erros nas questões que direcionam o estudo teórico. Errar no dia a dia acaba sendo bom, porque faz você entender em que precisa melhorar. Já quanto às revisões, para mim foi essencial a elaboração de um material enxuto de revisão próprio. Eu fazia antigamente cadernos extensos que não revisava depois justamente pelo conteúdo neles ser enorme. O que deu certo para mim foi fazer um material pontual que me fizesse relembrar rapidamente o conteúdo estudado. Somente quando entendi esses dois pontos que pude me tornar um candidato competitivo com chances reais de aprovação.”

Como o Gran participou desta história de aprovação?

Alexandre Dantas contou com o Gran Cursos Online desde o início da sua preparação. Ele disse que o que chamou atenção à primeira vista foram os preços acessíveis e a possibilidade se preparar para qualquer concurso com a Assinatura Ilimitada.

Logo, outros pontos começaram a se destacar para ele, como a qualidade de materiais, videoaulas, recursos, plataforma de questões e simulados. Veja o que ele teve a dizer sobre essa parceria:

“O Gran Cursos Online me deu todas as ferramentas necessárias para a aprovação. O conteúdo dos cursos abrange tudo que é previsto no edital. Destaco também que os professores do Gran, baseando-se na sua vasta experiência, realizam o direcionamento de quais temas são mais relevantes e o aluno deve dar maior enfoque. Além disso, a possibilidade de escolha de aulas em pdf ou em vídeos, ambas da mesma qualidade, possibilita o concurseiro a optar pela forma que seu rendimento seja melhor em cada matéria. A minha estratégia era assistir aulas em video (na velocidade acelerada que a plataforma disponibiliza) para matérias em que eu tinha mais dificuldade e não possuia uma base teórica prévia. Nas demais matérias, estudava por pdf. Ressalto que até na preparação para o teste físico o Gran Cursos Online teve participação, haja vista que indicou o “aprova TAF”, que é parceiro do Gran Cursos Online e foi fundamental para eu atingir os índices nos exercícios exigidos no TAF.”

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Alexandre Dantas e conquiste a aprovação em concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Com a assinatura ilimitada 6.0 você tem acesso:

  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 23.093 cursos;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso prf EuSouGran GranAprovado