Concurso SEDU ES: 1.000 vagas em 2024. Confira!

Concurso SEDU ES: edital previsto para o primeiro semestre de 2024. Confira os detalhes!

Avatar


29 de janeiro4 min. de leitura

Um novo concurso SEDU ES acontecerá em breve. O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a realização de concurso público para a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. A expectativa é que sejam ofertadas 1.000 vagas no primeiro semestre.

Em resposta à equipe Gran, a SEDU ES confirmou que os procedimentos administrativos estão sendo tomados para que o edital seja publicado ainda neste ano.

Além disso, o certame está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024.

Saiba os detalhes do concurso SEDU ES navegando pelo índice abaixo:

Concurso SEDU ES: situação atual

O concurso público para a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo segue previsto e anunciado para acontecer em 2024. Confira abaixo a análise feita pelos professores Carlinhos Costa e William Dornela.

Veja o histórico atual do concurso SEDU ES:

  • 26 de janeiro de 2024: SEDU ES confirma edital em 2024
  • 27 de dezembro de 2023: governador do Estado do Espírito Santo anuncia concurso público com mil vagas.
  • 27 de dezembro de 2023: Lei Orçamentária Anual (LOA) indica orçamento para realização do certame.

Concurso SEDU ES: remuneração

A remuneração do professor da SEDU ES varia de R$ 2.226,00 a R$ 7.306,81.

A tabela de subsídio do Magistério é dividida em 7 classes e 15 referências. Confira abaixo o resumo da estrutura remuneratória, com reajuste em março de 2023:

CLASSESReferência 1Referência 15
I 2.226,002.937,17
VIII5.537,667.306,81

Clique aqui para conferir a tabela de remuneração completa!

Concurso SEDU ES: requisitos

CARGO/Escolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da nomeação e posse)
Professor Diploma de Licenciatura OU Diploma de Bacharel/Tecnólogo acrescido de Certificado na área em que for concorrer e Histórico Escolar do Curso do Programa de Formação Pedagógica para Docentes ministrado por instituição de ensino superior regularizada pelo MEC, com habilidade específica.

CARGOEscolaridade/Pré-Requisitos
(a serem comprovados no ato da nomeação e posse)
Agente de Suporte EducacionalConclusão de curso de Nível Médio devidamente reconhecido.

Concurso SEDU ES: atribuições

Pedagogo 
Administrar, planejar, organizar, coordenar, controlar e avaliar atividades educacionais, junto ao corpo técnico – pedagógico, docente e discente, fora da sala de aula, desenvolvidas na unidade escolar; planejar, orientar, acompanhar e avaliar atividades pedagógicas nas unidades escolares, promovendo a integração entre as
atividades, áreas de estudos e/ou disciplinas que compõem o currículo, bem como o contínuo aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem, propondo treinamento e aperfeiçoamento do pessoal, aprimoramento dos recursos de ensino aprendizagem e melhoria dos currículos; planejar, acompanhar e avaliar a participação do aluno no processo ensino – aprendizagem envolvendo a comunidade escolar, e a família nesse acompanhamento; desenvolver outras atividades correlatas.

Professor
Preparar e ministrar aulas; avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente de Ensino Fundamental e Ensino Médio, no respectivo campo de atuação, em conformidade com a previsão do anexo III da Lei Estadual nº 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações (Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério), bem como em
conformidade com o artigo 13 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Agente de Suporte Educacional
Realizar atividades típicas do ambiente escolar, tais como: matrícula de alunos, censo escolar, expedição de certificados, diplomas, históricos e outros documentos da vida escolar, bem como orientar e contribuir para a formação educativa dos alunos; elaborar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar as atividades relacionadas a pessoal, material, patrimônio, atendimento ao público, cálculos aritméticos/estatísticos, classificação, codificação, catalogação e arquivo de documentos; desempenhar outras atribuições conforme a sua unidade e natureza de trabalho.

Etapas do último Concurso SEDU ES:

O último concurso SEDU ES teve edital publicado em 2022. Na ocasião, foram ofertadas 1.500 vagas para Agentes de suporte educacional e Professores.

O último Concurso SEDU ES contou com as seguintes etapas:

As provas objetivas e discursivas do concurso SEDU ES foram aplicadas em março de 2022.

Provas objetivas

Para todos os cargos, as Provas Objetivas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos do concurso SEDU ES possuíram caráter habilitatório e classificatório, sendo avaliadas, totalizando 60  pontos, sendo 1  ponto por questão.
Foi habilitado o candidato que obtive, simultaneamente, no mínimo:

  •  13 acertos em Conhecimentos Básicos; e
  •  21 acertos em Conhecimentos Específicos; e
  •  36 acertos na soma de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos; e ainda
  • classificados até o triplo do número de vagas, observada reserva de deficientes, negros e indígenas, respeitados os empates na última posição.

Prova discursiva: Estudo de caso

O Estudo de Caso constou de 01 questão prática, para a qual o candidato teve que apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versaram sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, adequados às atribuições do cargo/área/especialidade para o qual o candidato se inscreveu.

O Estudo de Caso avaliou o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade.

Prova discursiva: Redação

A Prova Discursiva-Redação do Concurso SEDU ES foi aplicada somente para o cargo de Agente de Suporte Educacional.

O candidato teve que desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos.

A Prova Discursiva-Redação teve o objetivo de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, considerando a capacidade de compreender e expor argumentos com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade a respeito do tema e com base nos textos de apoio propostos, avaliando inclusive a correção gramatical.

Avaliação de Títulos

Somente foram avaliados os títulos dos candidatos habilitados na Prova Discursiva para os cargos de Professor P (Pedagogo) e de Professor B.

Foram considerados títulos os relacionados na tabela abaixo, limitados ao valor máximo de 2,25   pontos, observado o limite máximo para cada item:

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
ALÍNEATÍTULOVALOR
UNITÁRIO
VALOR
MÁXIMO
ADiploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação “stricto sensu”, em nível de Doutorado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao
desempenho das atribuições inerentes ao Cargo/Disciplina, com defesa e aprovação de tese acompanhado do Histórico Escolar.
1,501,50
BDiploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação “stricto sensu”, em nível de Mestrado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função, com defesa e aprovação de dissertação
acompanhado do Histórico Escolar.
0,500,50
CCertificado de conclusão de curso de Pós-Graduação “lato sensu” em nível de especialização em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, com aprovação de monografia, em conformidade com a resolução de amparo, acompanhado de Histórico Escolar onde constem disciplinas cursadas e respectiva carga horária.0,250,25
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS2,25

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Alô, concurseiros! Quer todo o suporte para estudar com confiança e facilidade? Conheça a nossa Assinatura Ilimitada 9.0. Confira as grandes novidades que aceleram a sua aprovação nos concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.

Confira os principais recursos da nossa Assinatura Ilimitada para acelerar a sua aprovação:

:caixa_de_entrada:  Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações:  Banco com mais de 2,6 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança:  Legislação em Destaque;
:robô_cabeça:  Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi:  Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada:  Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita: Garantia de atualização pós-edital;
:computador: Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro:  Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2:  Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido:  Entre outros.

Está esperando o quê para se tornar um GRAN Aluno e garantir a sua aprovação em 2024? Tenha acesso IMEDIATO à nossa plataforma. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Resumo do Concurso SEDU ES

Concurso SEDU ESSecretaria de Estado da Educação
do Espírito Santo
Situação atualanunciado
Banca organizadoraa definir
CargosProfessor
Escolaridadenível superior
CarreirasEducação
LotaçãoEspírito Santo – ES
Número de vagas1.000 vagas
Remuneraçãoaté R$ 7.306,81.
Confira o último edital SEDU ES

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de janeiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

anunciado