Cristiano, aprovado no concurso Sefaz AL, estudava até 50 h/semana

O concurseiro adaptou sua rotina, abdicou horas de sono e se manteve persistente para conquistar o cargo dos sonhos

Avatar


13 de Abril de 2020

concurso sefaz al aprovado cristiano nunes

Cristiano Nunes de Castro estuda há dois anos para concursos públicos e foi aprovado para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual em 4ª lugar, na lista de vagas destinadas para pessoas com deficiência, no concurso Sefaz AL – Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas.

“Uma explosão de sentimentos: alegria, alívio, paz”, conta ele em entrevista para o Gran Cursos Online.

A grande motivação da escolha dele foi a estabilidade de uma carreira pública. “Precisava desta tranquilidade após a turbulência que passei. Entre idas e vindas, estou estudando já tem alguns poucos anos. Cada vez que deixei a peteca cair na disciplina de estudo, hoje percebo que me custou meses preciosos, foram gastos com retrabalho”, revela.

O estudante tinha certa dificuldade em manter a disciplina recomendada em época pré-edital. Mas ainda assim, ele tinha o objetivo de estudar 25 horas líquidas por semana. “Após a publicação do edital do concurso Sefaz AL me desconectei do mundo. Parei tudo para dedicar todo o tempo disponível aos estudos“.

Com isso, ele conseguiu uma média de 50 horas semanais de estudo durante os quatro meses entre a publicação do edital e a prova. A data da prova definida, indicando a linha de chegada, demonstrou claramente que para ele não havia mais espaço para não ser responsável, senão estaria perdendo tempo.

Cristiano teve que conciliar os estudos com a rotina, pois trabalha 8 horas por dia. “Durante a semana estudava em média por 6 horas e ainda complementava com 10 horas, tanto nos sábados e domingos”. Por conta disso, ele teve que reduzir um pouco a quantidade de horas de sono. Levando-o a ter uma rotina um pouco pesada, tanto que ele alega que isso só é viável a curto prazo.

Estudos, dedicação e métodos

“Como precisava estudar e revisar muitas matérias em pouco tempo, dediquei os últimos quatro meses de preparação para as disciplinas com maior peso na prova: Contabilidade Geral, Direito Tributário, Legislação Tributária e Auditoria. A maior parte das disciplinas básicas já tinham sido estudadas anteriormente para outros concursos. Nisso tudo teve três disciplinas que escolhi nem estudar, devido ao baixo custo benefício: Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Civil”, detalha ele.

“A plataforma do Gran Cursos Online está cada vez mais completa. Pude escolher estudar pelos PDFs e para algumas disciplinas que tinha dificuldade, também assistir às videoaulas. Para esse concurso ainda não tinha a Rota da Aprovação, uma pena, pois é um diferencial”.

Mas, ele não quer para por aí. Nunes pretende continuar estudando para outros concursos públicos. “A aprovação foi para o cargo dos sonhos, mas quero ficar em Brasília. A jornada continua!”, exclama. O concurseiro, além de aprovado no concurso Sefaz AL, também foi aprovado no cargo de Auditor Fiscal no concurso da Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Além de sua preparação, Cristiano dá dicas para os concurseiros que estão no início da jornada e para aqueles que estão desanimados:

  • 1ª dica – Saiba aonde você quer chegar

Não tenha medo de sonhar alto, mas saiba que grandes sonhos exigem grandes sacrifícios, nada vem de graça.

  • 2ª dica: Sabendo aonde quer chegar, confie no caminho que a equipe do Gran Cursos Online indica

Confie na experiência e faça a sua parte: estude e avalie sua evolução por meio da resolução de questões e muitos simulados. Somente depois de estudar TODO o conteúdo do concurso dos seus sonhos pare para reavaliar sua trajetória, pode ter certeza, você estará muito mais apto a tomar novas decisões relativas a sua preparação.

Cristiano deixa uma mensagem para aqueles que almejam conquistar um cargo no serviço público:

“Força para enfrentar a jornada, foco no objetivo, não esqueça jamais porque você começou a jornada e fé, em você, nos professores e na providência divina!”

 

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


13 de Abril de 2020

Tudo que sabemos sobre:

Concurso Sefaz AL Sefaz AL