Concurso Sejusp MG: veja aqui 15 dicas proféticas!

Concurso Sejusp MG: Os professores do Gran prepararam um conteúdo especial para a prova deste domingo (15). Acompanhe!

Avatar


13 de agosto5 min. de leitura

As provas do concurso SEJUSP MG (Secretaria de Estado de Justiça e Defesa Social de Minas Gerais), vão acontecer neste domingo (15). O certame tem como objetivo preencher 211 vagas para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social (Auxiliar Educacional). O candidato que deseja fazer a consulta do local de prova, deve acessar o site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), no endereço eletrônico: www.ibgpconcursos.com.br.

A equipe de professores e mestres do Gran Cursos Online, elaborou 15 dicas proféticas para que você consiga fazer a prova com mais tranquilidade. Além disso, vamos elencar aqui algumas informações importantes para o grande dia, confira!

Concurso Sejusp MG: Revisão de Véspera

A equipe do Gran Cursos Online preparou uma revisão de véspera para o concurso SEJUSP MG. O evento é online e totalmente gratuito e vai acontecer no dia 14 de agosto, a partir das 8h. Os professores Claiton Natal, Fabrício Melo, Márcio Flávio e muitos outros prepararam um momento especial para que você se saia muito bem na prova!

Para participar, basta clicar aqui e se inscrever! Acione os lembretes para não perder nem uma das aulas!

Concurso Sejusp MG: 15 dicas proféticas para o dia da prova

1. Gramática concurso Sejusp MG – Claiton Natal

Olá! Chegou o dia da prova. Neste momento, resta a você ficar atento às particularidades do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). Por exemplo, este examinador cobra com frequência o emprego do sinal indicativo de crase. Lembre-se: em regra, o sinal indicativo de crase marca a fusão da preposição “a” + o artigo “a(s)”.

Exemplos:

1) Obedeço à lei (com sinal indicativo de crase).

2) Obedeço a leis (sem sinal indicativo de crase, pois não há artigo “as”).

Fique atento também às orações coordenadas adversativas, aquelas que dão a ideia de oposição.

Elenco aqui as conjunções adversativas: mas, porém, entretanto, no entanto, contudo, não obstante, senão, todavia.

2. Informática concurso Sejusp MG – Fabricio Melo

Comparação entre as teclas de atalhos do Microsoft Word 2016 e o Libre Office Writer 4.4.

 

3. Lei n. 15.301/2004 – Marcos Fagner

O desenvolvimento na carreira ocorrerá por progressão (mudança de grau) ou por promoção (mudança de nível).

4. Lei Federal n. 11.466/2007 – Marcos Fagner

Pratica crime de prevaricação imprópria (art. 319-A do CP) o Diretor ou agente público que, dolosamente, deixar de cumprir o seu dever de evitar que o preso tenha acesso a aparelho telefônico ou de rádio para comunicação entre presos ou com o ambiente externo.

5. Texto Sejusp MG – Lucas Lemos

Olá, aluno! Leia a sua prova atentamente e identifique, com a leitura do texto, palavras repetidas, sinônimos e também pronomes. Esses elementos funcionam como recursos de coesão (ligação).

Além disso, quero que saiba diferenciar a conotação da denotação.

Denotação: sentido real.

Conotação: sentido figurado.

6. Direito Constitucional – Luciano Dutra

 Cuidado com os seguintes direitos do preso:

1) Ninguém será preso senão em flagrante delito por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

2) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao Juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

3) O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.

7. Conhecimentos Específicos: Serviço Social – Thiago Bazi

– A situação da juventude e da infância no Brasil continua marcada por avanços e retrocessos, sendo que continua sendo cultivada na mídia a imagem do jovem de periferia como sendo infrator.

– A mensuração de desigualdade mais conhecida é a da concentração de renda apurada pelo Coeficiente de Gini, mas há outras desigualdades muito presentes na nossa sociedade e que resultam em práticas discriminatórias e de violência, como as desigualdades de raça e de gênero.

8. Conhecimentos Específicos: Psicologia – Juliana Auad

O conceito de violência tem grandes chances de ser cobrado em sua prova. A violência intrafamiliar é aquela que ocorre dentro de casa ou de unidade doméstica. Geralmente é praticada por um membro da família e inclui abuso físico, sexual e psicológico, negligência e abandono.

E a violência contra a mulher diz respeito a qualquer ação ou omissão de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo fato de a vítima ser mulher, que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Pode acontecer tanto em espaços públicos como privados. 

9. Lei n. 9.455/1997 – Ismael Souto

O crime de tortura-omissão (tortura-imprópria), previsto no § 2º do art. 1º, é crime formal, terá a pena de detenção, e não de reclusão, e não será equiparado a crime hediondo. O agente que possa e deva evitar as condutas de tortura previstas no artigo 1º, mas não as evita, não responderá pelos crimes dos quais se omitir, mas sim pela tortura-omissão, numa quebra da teoria monista.

10. Lei n. 7.716/1989 – Ismael Souto

Há previsão expressa de punição dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, mas o STF, por meio da ADO n. 26/DF, decidiu que serão punidos também os casos que envolvam homofobia e transfobia. Portanto, fique atento!

Se a prova cobrar a literalidade da lei, a homofobia e a transfobia não estarão protegidas; se a cobrança for de acordo com a jurisprudência, a homofobia e a transfobia estarão abrangidas.

11. Lei n. 11.340/2006 – Ismael Souto

O afastamento imediato do agressor de seu lar quando houver risco de morte ou à integridade física da mulher ou de seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar será realizado pela autoridade judicial em regra, mas também poderá ser realizado pelo Delegado de Polícia, quando o município não for sede de comarca; ou por Policial, quando o município não for sede de comarca e não houver Delegado disponível no momento da denúncia.

Quando o afastamento não for concedido pelo Juiz, este será comunicado no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas e decidirá, em igual prazo, sobre a manutenção ou a revogação da medida aplicada, devendo dar ciência ao Ministério Público concomitantemente.

12. Decreto n. 3.298/1999 – Carlinhos Costa

A educação especial é a modalidade de educação oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles aquele que tem deficiência. Em estabelecimentos públicos de ensino, deve ser gratuita, é um processo flexível, dinâmico e individualizado.

Deve ter início na Educação Infantil, a partir de zero ano, e ofertada por equipe multiprofissional, com a adequada especialização, e adotará orientações pedagógicas individualizadas.

13. Direitos Humanos – Thiago Medeiros

Gerações de Direitos Humanos:

1ª Geração: direitos civis e políticos.

2ª Geração: direitos sociais, econômicos e culturais.

3ª Geração: direitos difusos e coletivos.

Características dos Direitos Humanos: universalidade, imprescritibilidade, irrenunciabilidade, indivisibilidade e relatividade.

A DUDH tratou apenas de direitos de 1ª e 2ª geração.

14. Lei Estadual n. 869/1952 – Rodrigo Cardoso

Fique atento quanto às formas de provimento!

Reversão: retorno do aposentado;

Reintegração: retorno do servidor demitido ilegalmente;

Promoção: passagem do servidor do nível em que se encontra para o nível subsequente, na carreira a que pertence (ocorre com a mudança de classe);

Aproveitamento: retorno do servidor que estava em disponibilidade. Boa prova!

15. ECA Sejusp MG – Adriane Sousa

  1. A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto. Castigo físico é ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente. E tratamento cruel e degradante é aquele que humilha, ameaça gravemente ou ridiculariza.
  2. É dever do Estado assegurar à criança atendimento em creche e pré-escola de zero a cinco anos de idade.
  3. Considera-se criança, para os efeitos dessa Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre 12 e 18 anos de idade, e aplica-se excepcionalmente esse Estatuto às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

Concurso Sejusp MG: últimas notícias

O IBGP informou que o número total de inscritos para o certame que é de 21.788, isso significa que será 103,26 candidatos por vaga. As provas serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Concurso Sejusp MG: Recomendações para o dia da prova

Atente-se para o horário de realização da avaliação e também para o horário de fechamento de portões. A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente.

Sobre as medidas de segurança, para evitar o contágio pelo Coronavírus, a instrução é que os candidatos utilizem máscaras de proteção que cubram o nariz e a boca durante toda a duração do exame.

Concurso Sejusp MG: resumo

CONCURSO SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Banca organizadora Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP)
Cargos Assistente Executivo de Defesa Social – Auxiliar Educacional
Escolaridade Nível médio
Carreiras Educação e segurança pública
Lotação Estado de Minas Gerais
Número de vagas 211 vagas
Remuneração Inicial de R$ 1.750,10
Inscrições entre 16 de junho e 16 de julho de 2021
Taxa de inscrição R$ 73,97
Data da prova objetiva 15 de agosto de 2021
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital do concurso SEJUSP MG – Auxiliar Educacional

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de agosto5 min. de leitura