Edital TJ TO Cartórios SAIU! Concurso oferta 51 vagas!

Edital TJ TO Cartórios: Inscrições começam em maio!

Avatar


11 de abril6 min. de leitura

O edital TJ TO Cartórios foi publicado! O novo concurso do  Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins está ofertando oportunidades para provimento e remoção nos cargos de Notários e de Registradores.

O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) é o organizador da seleção. As inscrições começam no dia 16 de maio e as provas estão marcadas para 04 de setembro.

Veja abaixo o índice com informações sobre o edital TJ TO Cartórios:

Edital TJ TO Cartórios: situação atual

Edital TJ TO Cartórios (análise)

O professor Emerson Caetano realizou a análise do edital publicado do concurso público. Saiba todos os detalhes abaixo:

Edital TJ TO Cartórios: remuneração e benefícios

No edital do concurso TJ TO Cartórios não consta a informação sobre a remuneração para os aprovados.

Volte ao topo

Edital TJ TO Cartórios: inscrições

Os candidatos interessados em participar do concurso TJ TO Cartórios deverão realizar as inscrições no endereço eletrônico www.cartorio.tjto2022.ieses.org ou o site www.tjto.jus.br no período de 16 de maio de 2022 a 17 de junho de 2022.

A taxa de inscrição é de R$ 400,00. Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição.

Volte ao topo

Edital TJ TO Cartórios: cargos e vagas

O concurso TJ TO Cartórios está ofertando 51 vagas dos interessados na outorga de delegação de serviços notariais e registrais, sendo 34 providas por provimento e 17 por remoção interna.

Volte ao topo

Edital TJ TO Cartórios: carreira

As atividades referentes aos serviços notariais e de registro são as estabelecidas na Lei Federal nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, denominada Lei dos Cartórios.

Requisitos

  • Ser aprovado no concurso público nas modalidades ingresso por provimento ou remoção.
  • Estar em pleno exercício dos direitos civis, políticos e, no caso de candidato do sexo masculino, das obrigações militares.
  • Ter nacionalidade brasileira, devidamente comprovada por certidão de nascimento ou casamento, atualizada ou título de cidadania, com a apresentação de cópia devidamente autenticada em cartório.
  • Para os candidatos às vagas por provimento, ser bacharel em direito, com diploma registrado no Ministério da Educação – MEC, ou ter exercido por dez anos, completados antes da primeira publicação deste edital, função de notário ou registrador.
  • No caso de candidato ao ingresso por remoção deverá comprovar que já exerce a titularidade de serventia extrajudicial no Estado do Tocantins, por no mínimo dois anos, até a data de inscrição no edital.
  • Deverão obrigatoriamente ser apresentadas certidões dos distribuidores Cíveis e Criminais, da Justiça Estadual e Federal, bem como de protesto de títulos, emitidas nos locais em que o candidato manteve domicilio nos últimos 10 (dez) anos, para qualquer das modalidades de ingresso – provimento ou remoção.
  • Ter, na investigação procedida nos termos indicados no edital, comprovados bons antecedentes, morais e sociais, bem como saúde física e mental, e características psicológicas adequadas ao exercício da atividade oriunda da outorga de delegação.
  • Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado e nem sentença condenatória por ato de improbidade administrativa transitada em julgado

Volte ao topo

Edital TJ TO Cartórios: conheça as etapas do concurso

O concurso TJ TO Cartórios é composto por provas objetivas, escrita e pática, oral e de títulos. Todas as provas serão realizadas na cidade de Palmas – TO.

Conheça as etapas do Concurso TJ TO Cartórios, abaixo:

Prova objetiva do Concurso TJ TO Cartórios

A prova objetiva de seleção terá caráter eliminatório e será realizada na cidade de Palmas – TO. A prova objetiva de seleção será realizada no domingo, 4 de setembro de 2022

Disciplinas

  • a. Direito Notarial e Registral – 50 (cinquenta) questões;
  • b. Direito Civil, Direito Comercial/Empresarial e Direito Processual Civil – 20 (vinte) questões;
  • c. Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 20 (vinte) questões;
  • d. Direito Penal e Direito Processual Penal – 5 (cinco) questões e;
  • e. Conhecimentos Gerais – 5 (cinco) questões

Estrutura da prova

A prova objetiva de seleção terá 100 (cem) questões, com 4 (quatro) alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma) e apenas 1 (uma) a alternativa que corresponde ao enunciado da questão.

Prova escrita

A prova discursiva – Escrita e Prática constará de 4 (quatro) questões teóricas, 1 (uma) dissertação e 1(uma) questão prática, cujo conteúdo programático está indicado no Anexo VI deste Edital, como segue:

  • a. Questões teóricas – 4 (quatro) questões, sendo 2 (duas) questões do Programa de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário e 2 (duas) questões do Programa de Direito Civil, Direito Comercial e Direito Processual Civil.
  • b. Questão dissertativa – 1 (uma) questão, sendo 1 (uma) dissertação do Programa de Direito Notarial e Registral, relacionada a Registro de Imóveis e/ou de Registro de Títulos e Documentos e/ou de Tabelionato de Protestos e/ou Tabelionato de Notas e/ou de Registro Civil de Pessoas Naturais e/ou de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, podendo envolver ainda quaisquer matérias relacionadas às questões teóricas.
  • c. Questão prática – 1 (uma) questão, sendo 1 (uma) questão do Programa de Direito Notarial e Registral, relacionada a Registro de Imóveis e/ou de Registro de Títulos e Documentos e/ou de Tabelionato de Protestos e/ou Tabelionato de Notas e/ou de Registro Civil de Pessoas Naturais e/ou de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, podendo envolver ainda quaisquer matérias relacionadas às questões teóricas.

Prova oral

A Prova Oral constará de arguição do candidato, por 3 (três) examinadores, sobre matérias e programas indicados no conteúdo programático do edital.

A Comissão Examinadora será composta por um examinador para cada uma das seguintes áreas, objeto da prova
oral:

  • a. Direito Notarial e Registral;
  • b. Direito Civil, Direito Empresarial/comercial e Direito Processual Civil;
  • c. Direito Constitucional e Direito Administrativo

Voltar

Avaliação de Títulos

Para os candidatos a vagas por ingresso por provimento e/ou por remoção, a avaliação dos títulos será efetuada a partir
dos seguintes pontos:

  • I. Exercício da advocacia ou de delegação, cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito, por um mínimo de três anos até a data da primeira publicação deste Edital de Concurso Público – 2,0 (dois) pontos;
  • II. Exercício de serviço notarial ou de registro, por não bacharel em direito, por um mínimo de dez anos até a data da primeira publicação deste Edital de Concurso Público (art. 15, § 2º, da Lei n. 8.935/94) – 2,0 (dois) pontos;
  • III. Exercício de Magistério Superior na área jurídica pelo período mínimo de 5 (cinco) anos:
    • a. Mediante admissão no corpo docente por concurso ou processo seletivo de provas e/ou títulos – 1,5 (um vg cinco)
      pontos;
    • b. Mediante admissão no corpo docente sem concurso ou processo seletivo de provas e/ou títulos – 1,0 (um) ponto;
  • IV. Diplomas em curso de Pós-Graduação:
    • a. Doutorado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas = 2,0 (dois) pontos;
    • b. Mestrado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas =1,0 (um) ponto;
    • c. Especialização em Direito, na forma da legislação educacional em vigor, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas-aula, cuja avaliação haja considerado monografia de final de curso = 0,5 (meio) ponto;
  • V. Exercício, no mínimo durante 1 (um) ano, por ao menos 16 (dezesseis) horas mensais, das atribuições de conciliador voluntário, ou na prestação de assistência jurídica voluntária = 0,5 (meio) ponto;
  • VI. Período igual a 3 (três) eleições, contados uma só vez, de serviço prestado, em qualquer condição, à Justiça Eleitoral = 0,5
    (meio) ponto [Nas eleições em dois turnos, considerar-se-á um único período, ainda que haja prestação de serviços em ambos.

Último Concurso TJ TO Cartórios

Veja abaixo todas as etapas do edital anterior.

ETAPA 01 – uma prova objetiva de seleção, de caráter eliminatório, de responsabilidade da COPESE/UFT;
ETAPA 02 – uma prova escrita e prática, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da COPESE/UFT;
ETAPA 03 – comprovação de requisitos para outorga das delegações, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TJ/TO;
ETAPA 04 – será composta das seguintes fases:
I – exames psicotécnicos e da entrega do laudo neurológico e do laudo psiquiátrico, ambos de caráter descritivo e de presença obrigatória, de responsabilidade da COPESE/UFT;
II – pesquisa sobre a personalidade do candidato e entrevista pessoal, de caráter descritivo e de presença obrigatória, de responsabilidade do COPESE/UFT;
III – análise da vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade da TJ/TO;
ETAPA 05 – prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da COPESE/UFT;
ETAPA 06 – avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade da COPESE/UFT.

Todas as etapas, inclusive a perícia médica a ser realizada nos candidatos que se declararem portadores de deficiência, foram realizadas na cidade de Palmas-TO

Volte ao topo

Edital TJ TO Cartórios: materiais gratuitos

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos.  A oportunidade de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe  organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções.

Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer.

Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo:

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

Agora não é mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2022!

Volte ao topo

Motivos para fazer o Concurso TJ TO Cartórios

  • Vagas de nível superior;
  • Muitas chances serão abertas;
  • Reconhecimento profissional e outros.

Volte ao topo

Resumo do Edital TJ TO Cartórios

Concurso TJ TO Cartórios Tribunal de Justiça do Estado do Tocantis
Situação Edital Publicado
Banca organizadora Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Cargos Registradores e Notários
Escolaridade Superior
Carreiras Jurídica e Notarial
Lotação Paraná
Número de vagas 34
Remuneração A definir
Inscrições 16/05 a 17/06
Taxa de inscrição R$ 400,00
Data da prova objetiva 04/09
Link do edital Edital concurso TJ TO Cartórios

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de abril6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado