A tão aguardada prova para os cargos de Analista Judiciário nas áreas Administrativa e Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral – TSE está se aproximando. No próximo domingo, 8 de dezembro, você terá a oportunidade de demonstrar todo o conhecimento adquirido durante sua preparação.
A equipe Gran, em conjunto com nossos professores especialistas, elaborou um material completo com dicas e orientações para auxiliá-lo nessa importante etapa.
Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.
Confira abaixo as dicas e boa prova!
Concurso TSE Unificado: dicas de conhecimentos básicos para Analista Judiciário nas áreas Administrativa e Judiciária – AJAJ e AJAA
Dica 01: Língua Portuguesa – Elias Santana
Lembre-se de que, em questões de sintaxe ou concordância verbal, o Cespe comumente dá preferências a sujeitos que não estão na ordem direta (principalmente os oracionais). Em pontuação, o sinal de dois-pontos tem como principal finalidade marcar uma explicação ou esclarecimento. Nas questões de crase, não se prenda ao acento grave, porque ele é uma
mera consequência: seu foco precisa estar nas causas que podem provocar essa fusão, e isso só é possível se você estiver pensando em preposições, artigos e pronomes.
Dica 02: Noções de Direito Eleitoral (apenas para AJAA) – Weslei Machado
Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Contudo, consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses:
a) mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário;
b) grave discriminação política pessoal; e
c) mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.
Dica 03: Direito Administrativo (exceto para AJAJ) – Vandré Amorim
A autotutela é princípio administrativo que possui certa amplitude, pois decorre do poder hierárquico e se revela a partir da anulação, revogação, convalidação, delegação e avocação de atos administrativos, sendo consequência, também, do processo de desconcentração. Já a tutela, decorrente do processo de descentralização, revela-se mais restrita, pois está limitada ao controle de legalidade (e não de mérito administrativo).
Dica 04: Direito Constitucional (apenas para AJAA) – Aragonê Fernandes
Havendo dupla vacância para os cargos de governador ou prefeito por motivação eleitoral serão realizadas eleições diretas, salvo se faltarem menos de seis meses para o fim do mandato. Se a dupla vacância for por outros motivos, valerá o que consta na CE ou LOM, em respeito à autonomia. Porém, em nenhum caso o ente poderá suprimir a possibilidade de eleições nos dois últimos anos do mandato do chefe do Executivo.
Concurso TSE Unificado: dicas de conhecimentos específicos para Analista Judiciário na área Administrativa
Dica 05: Administração Geral – Rafael Barbosa
Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Planejamento lida com ideias e previsões do futuro. Nele são definidos objetivos, metas e estratégicas. Organização lida com recursos, envolvendo a definição da estrutura organizacional, alocação de recursos e divisão do trabalho. Direção lida com pessoas, sendo a responsável por orientá-las, liderá-las e motivá-las. Controle envolve as etapas de identificação dos indicadores, avaliação da situação atual, comparação e ação corretiva.
Dica 06: Administração Pública – Renato Lacerda
O estabelecimento de autonomia permite que equipes e servidores tenham liberdade para tomar decisões que favoreçam o alcance de metas e resultados, promovendo maior eficiência e inovação. Já a criação de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento é essencial para fortalecer as competências organizacionais e profissionais, garantindo que os servidores estejam capacitados para atender às demandas públicas de forma eficaz.
Esses pilares estão em consonância com as diretrizes de gestão por resultados e os conceitos de qualidade na administração pública.
Dica 07: Gestão de Contratos – Vandré Amorim
Havendo cláusula de matriz de risco, no caso de obrigações de resultado, haverá liberdade para os contratados inovarem em soluções metodológicas ou tecnológicas, em termos de modificação das soluções previamente delineadas no anteprojeto ou no projeto básico; ao passo que nas obrigações de meio, não haverá essa liberdade, devendo haver obrigação de aderência entre a execução e a solução predefinida no anteprojeto ou no projeto básico.
Dica 08: Gestão de Pessoas – Kátia Lima
Enfim, chegou o grande dia! Lembre-se do conceito de gestão social: integração de aspectos de responsabilidade social corporativa na gestão de pessoas, colocando a empresa em uma posição de agente transformador e alinhado com práticas sustentáveis e éticas. Pode ser sinônimo de gestão participativa.
Dica 09: Orçamento – Anderson Ferreira
A LDO, a partir de 2024, ganhou conteúdo novo em seu Anexo de Metas Fiscais (AMF): o quadro demonstrativo de cálculo da meta de resultado primário, com prazo mínimo de 6 anos de análise (para todos os entes).
Além disso, no caso da União, o AMF passou de 3 para 4 anos. Se liga!
Concurso TSE Unificado: dicas de conhecimentos específicos para Analista Judiciário na área Judiciária
Dica 10: Direito Constitucional – Aragonê Fernandes
Havendo dupla vacância para os cargos de governador ou prefeito por motivação eleitoral serão realizadas eleições diretas, salvo se faltarem menos de seis meses para o fim do mandato. Se a dupla vacância for por outros motivos, valerá o que consta na CE ou LOM, em respeito à autonomia. Porém, em nenhum caso o ente poderá suprimir a possibilidade de eleições nos dois últimos anos do mandato do chefe do Executivo.
Dica 11: Direito Administrativo – Vandré Amorim
O vício no requisito competência do ato administrativo admite convalidação, caso a competência seja privativa, mas não a admite, se a competência for exclusiva. Além disso, o vício na forma também admite a convalidação, caso não seja uma exigência essencial do ato.
Dica 12: Direito Eleitoral – Weslei Machado
Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:
I – mediante eleição, pelo voto secreto:
a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça (entre os quais um será o presidente o outro o vice);
b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;
II – de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;
III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.
Dica 13: Direito Civil – Roberta Queiroz
Negócio celebrado com abs. incapaz é nulo, mas com relativamente é anulável; tem domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso; a herança é bem imóvel pela lei (ainda que o morto deixe somente móveis); pertenças são partes não integrantes; CC adota a teoria maior na desconsideração da PJ; NJ benéficos e a renúncia interpretam-se estritamente.
Dica 14: Direito Processual Civil – Patrícia Dreyer
Uma importante diferença entre o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e o Incidente de Assunção de Competência (IAC) é que no IRDR é necessário haver efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito, enquanto o IAC é admissível quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
Dica 15: Direito Penal – Érico Palazzo
A falsificação de documentos é incriminada pelo Código Eleitoral, mas apenas se tiver finalidade eleitoral. Assim, o agente que falsifica um título de eleitor, sem finalidade eleitoral, será responsabilizado pelo crime de falsificação de documento público, previsto no art. 297 do Código Penal.
Dica Bônus – Tereza Cavalcanti
Respire fundo! Vai dar certo!
A prova discursiva deve ser a primeira a ser lida e a última a ser feita. Use as palavras-chave de cada aspecto solicitado pela banca no início de cada parágrafo a ele dedicado. Mantenha a ordem dos aspectos propostos.
Concurso TSE Unificado: pós-prova
O pós-prova do Tribunal Superior Eleitoral – TSE será realizado neste domingo, ao vivo em dois turnos, em nosso canal no Youtube e em nosso blog para os seguintes cargos:
- Cargo 1 – Analista Judiciário – Área Administrativa;
- Cargo 18 – Analista Judiciário – Área Judiciária;
- Cargo 19 – Técnico Judiciário – Área Administrativa;
- Cargo 20 – Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa