Vanessa Ribeiro dedicou-se por um ano aos estudos e foi aprovada no TST

"Cada um deve encontrar o combustível para persistir. Insista! Muitas vezes só a última chave abre a porta para o sucesso"

Avatar


03 de junho1 min. de leitura

Por cinco anos trabalhando numa sociedade de economia mista do Rio Grande do Norte, Vanessa Ribeiro da Franca tinha o sonho de ingressar na carreira pública por diversos fatores, entre eles a remuneração. Com a publicação do edital do Tribunal Superior do Trabalho – TST ela começou a dedicar-se aos estudos. Ao todo, foram cerca de 12 meses focados neste certame.

Para dedicar-se exclusivamente à aprendizagem do conteúdo cobrado no edital, Vanessa se afastou do trabalho, por meio de uma licença não remunerada, e focou nos estudos para o certame do TST. “Já vinha num cronograma constante de aulas, leitura e exercícios. Após a publicação do edital, intensifiquei consideravelmente a realização de exercícios, cronometrando a quantidade de questões por hora, já que o tempo era grande inimigo nesta prova, especialmente”.

Para o conteúdo específico, ela adotou a técnica de resumir no papel, em pequenas doses, a parte principal do conteúdo estudado e colocá-las em local de fácil acesso. “Meu horário era distribuído com prioridade para as matérias específicas, porém, dei atenção especial a Orçamento Público, conteúdo completamente novo para mim. Fiz diversos lembretes e colei no quarto inteiro”.

Nesta jornada de um ano, o Gran Cursos Online, sem dúvidas, foi um grande parceiro. “O Gran foi essencial durante minha preparação. Conheci professores incríveis! As videoaulas tão detalhadas por tópicos, o cronograma personalizado e o monitor de desempenho (que eu viciei e acompanhava diariamente) foram indispensáveis para me
manter organizada e motivada a me superar”.

Como resultado, foi aprovada no cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa no concurso do TST. Ver o nome na lista de aprovados foi um momento de pura emoção e gratidão, segundo ela. ” Dizem que o cérebro não distingue o real da imaginação, então todos os dias criava na mente o momento em que iria ler meu nome na lista dos aprovados. Foi ainda melhor do que imaginei!”.

Vanessa conta que ainda pretende continuar estudando para concursos públicos. “Passar para o TST já foi muito mais do que sonhava, mas agora que sei que posso, penso que irei em busca do cargo de Analista em breve”.

Aos concurseiros de plantão, ela deixa a seguinte mensagem:

“Cada um deve encontrar o combustível para persistir. Essa frase me acompanhou durante o ano: INSISTA. Muitas vezes só a última chave abre a porta para o sucesso”.

Avatar


03 de junho1 min. de leitura