CNU Professores: edital PND publicado; inscrições em julho. Veja!

CNU Professores terá provas aplicadas no segundo semestre de 2025.

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13 min. de leitura

O CNU Professores teve edital publicado em junho de 2025, concurseiro. Idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), o certame irá selecionar novos servidores para a carreira de educação por meio da da aplicação da Prova Nacional Docente (PND).

O cronograma indica que o prazo de inscrição ficará aberto até 25 de julho. Provas serão aplicadas em 26 de outubro de 2025 em 26 estados e no Distrito Federal.

A avaliação do CNU Professores será realizada com observância aos critérios definidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Até o momento o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou a lista de Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais que aderiram ao edital unificado.

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Descubra os detalhes do Enem dos Professores navegando no índice abaixo:

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CNU Professores: histórico

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os processos de seleção para professores enfrentam desafios relacionados à frequência e à qualidade nas diferentes regiões do Brasil.

Em média, os concursos públicos ocorrem a cada 7,5 anos nas redes municipais e a cada 5 anos nas redes estaduais. Por isso o MEC apresentou a proposta de um certame unificado da educação para contribuir um processo seletivo de qualidade em todo o território nacional.

Veja o histórico de novidades:

  • 17 de junho de 2025: edital PND publicado.
  • 28 de maio de 2025: documento publicado no Diário Oficial indica a matriz de referência do componente de formação geral docente, no âmbito do Enade e da PND. Veja a matriz de referência na íntegra aqui.
  • 18 de abril de 2025: comunicado divulgado pelo Inep indica que o prazo para adesão foi prorrogado até 15 de junho.
  • 12 de fevereiro de 2025: edital de adesão publicado no Diário Oficial. Veja o edital aqui.
  • 12 de fevereiro de 2025: portaria que regulamenta a PND publicada. Veja a portaria aqui.
  • 14 de janeiro de 2025: programa Mais Professores para o Brasil e Prova Nacional Docente é oficialmente lançado.

É importante lembrar que este será o primeiro Concurso Unificado para Professores. Segundo o Ministério da Educação (MEC), na Prova Nacional Docente (PND) serão avaliadas 17 áreas do conhecimento e o resultado do certame terá validade de 3 anos.

A equipe de comunicação do Gran segue monitorando todas as atualizações.

CNU professores em 2025

A equipe de professores do Gran realizou uma análise sobre o edital da Prova Nacional Docente (PND).

Confira o vídeo:

O que é CNU Professores?

O CNU para professor faz parte do projeto “Mais Professores para o Brasil”, que é idealizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma das medidas é a realização de um certame unificado para a contratação de novos professores em 2025.

Entenda os principais objetivos:

  • Contribuir com os entes federativos na seleção de profissionais qualificados para suas redes de ensino;
  • Reduzir os custos com licitações e assegurar a qualidade das provas aplicadas;
  • Estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

O Enem para Professores é idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

CNU Professores: como funciona

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o concurso unificado educação será realizado em 6 etapas.

Confira como será:

1° etapa

  • Em fevereiro de 2025 foi aberta a adesão aos órgãos;

2° etapa

  • Entre março e junho de 2025 os órgãos participantes serão cadastrados e divulgados;

3° etapa

  • Em julho de 2025 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) abre inscrições para a prova e divulga lista de órgãos confirmados;

4° etapa

  • Em 26 de outubro de 2025 o INEP aplica a Prova Nacional Docente (PND);

5° etapa

  • Em 10 de dezembro de 2025 o INEP divulga os resultados.

6ª etapa

  • Janeiro de 2026 os docentes são lotados.

O professor que realizar a prova poderá usar sua nota para concursos que tenham a PND como etapa. Após adesão confirmada, os órgãos têm autonomia para usar os resultados (classificatório, eliminatório, ou complementar à prova prática).

A PND utilizará as matrizes de referência e os instrumentos da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas – Enade das Licenciaturas.

O que é PND?

PND significa a Prova Nacional Docente que será aplicada por meio do Concurso Unificado para Professores em 2025.

CNU Professores: cronograma

Entenda o cronograma da Prova Nacional Docente (PND):

Datas importantes
Isenção da taxa de inscriçãoaté 04/07/2025
Prazo de inscriçãoentre 14 e 25/07/2025
Pagamento da taxa de inscriçãoaté 31/07/2025
Aplicação das provas26/10/2025
Gabarito28/10/2025
Resultado final10/12/2025
Cronograma do CNU Professores

Qual o prazo de inscrição do CNU Professores?

Segundo o edital, a inscrição no CNU Professores deve ser realizada entre 14 e 25 de julho de 2025, pelo site www.pnd.inep.gov.br/pnd. O valor da taxa custa R$ 85,00.

O estudante inscrito para participar do Enade das Licenciaturas irá realizar a PND automaticamente e isento da taxa de inscrição.

A inscrição no CNU Professores não dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos públicos que irão utilizar a PND como forma de seleção.

Isenção

Os pedidos de isenção no CNU Professores podem ser feitos até 4 de julho de 2025. Entenda os requisitos:

  • Estudante habilitado e inscrito como concluinte em curso de licenciatura no Enade;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Doador de medula óssea.

CNU Professores: especialidades

A Prova Nacional Docente (PND) irá avaliar a formação geral docente, que é comum a todas as áreas. Além disso, haverá avaliação de 17 áreas específicas.

Veja a lista de especialidades:

  • Artes visuais;
  • Biologia;
  • Ciências sociais;
  • Computação;
  • Educação física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras português;
  • Letras português e espanhol;
  • Letras português e inglês;
  • Letras inglês;
  • Matemática;
  • Música;
  • Química;
  • Pedagogia.

Quem pode fazer a PND?

Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, além dos demais interessados em participar de concurso público ou processo seletivo que adotem o resultado da PND como etapa de processo de admissão.

Etapas de prova do CNU Professores

Os candidatos serão avaliados por prova teórica e discursiva que tem o objetivo de constatar o desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada.

Prova objetiva

Veja como será a estrutura da prova:

DisciplinasNúmero de questões
Conteúdos transversais pedagógicos30
Conhecimentos específicos50
O que estudar para a PND

Prova discursiva

A PND terá uma questão discursiva que avaliará os seguintes aspectos:

  • Clareza;
  • Coerência;
  • Coesão;
  • Estratégias argumentativas;
  • Vocabulário;
  • Gramática.

Quando será a prova da PND?

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada em 26 de outubro de 2025 em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

Veja os horários de prova:

Horário de provas
Abertura dos portões12h
Fechamento dos portões13h
Início da prova13h30
Término da prova19h

CNU Professores: órgãos

O Enem dos professores ainda não tem o número de órgãos divulgados. A expectativa é que a lista final seja divulgada em breve.

Veja como poderá ser a distribuição das adesões no CNU Professores:

  • Secretarias Estaduais de Educação
  • Secretarias Municipais de Educação

Adesões

Confira quais órgãos já demonstraram interesse em participar do CNU professores:

  • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP)
  • Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED AP)
  • Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc PA)

CNU Professores: remuneração

O edital da Prova Nacional Docente (PND) não indica valores de remuneração por ser um exame profissional. No entanto, é possível ter um parâmetro pelo piso salarial do professor.

Segundo portaria publicada em janeiro de 2025, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) indica o piso salarial de R$ 4.867,77 para 2025.

É importante destacar que apesar do piso, cada Estado e Município costumam estipular um valor de acordo com seus respectivos poderes orçamentários.

Matriz de referência para PND

No edital foram divulgados os assuntos que serão cobrados na prova para cada especialidade do concurso unificado para professores.

PND para formação geral

  • Filosofia da educação;
  • História da educação;
  • Sociologia da educação;
  • Psicologia da educação;
  • Teorias pedagógicas;
  • Didática e metodologias de ensino;
  • Teorias e práticas de currículo;
  • Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira;
  • Metodologia de pesquisa em educação e ensino;
  • Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas;
  • Letramento científico;
  • Educação especial e inclusiva;
  • Libras, cultura e identidade surda;
  • Identidade e especificidades do trabalho docente;
  • Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;
  • Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças,
  • Adolescentes, jovens e adultos;
  • Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar;
  • Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político pedagógicos;
  • Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais;
  • Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas;
  • Educação, inclusão e direitos humanos;
  • Educação socioambiental;
  • Educação para as relações de gênero e sexualidade;
  • Educação para as relações étnico raciais.

PND para artes visuais

  • Artes visuais e produções artísticas contemporâneas;
  • Arte indígena contemporânea e saberes dos povos indígenas;
  • Saberes e arte de matrizes afro-brasileiras e quilombolas;
  • Manifestações culturais e artísticas de diferentes etnias, classes, gêneros, sexualidades, religiões, escolaridades e/ou faixas etárias;
  • Artes visuais e política (artivismo);
  • Patrimônio e políticas públicas (preservação, conservação e difusão);
  • Histórias das artes e culturas visuais (narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas);
  • Relação entre artes visuais e questões socioambientais;
  • Arte como trabalho e como produção cultural (sistema das artes e ação cultural);
  • Processos de criação do artista/professor/pesquisador;
  • Fundamentos da linguagem visual e suas abordagens;
  • Materiais, técnicas e procedimentos da prática artística no ensino de artes visuais;
  • Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos do ensino de artes visuais;
  • Processos avaliativos no ensino de artes visuais;
  • Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de artes visuais;
  • Processos de análise de imagem, percepção e experiência estética;
  • Artes visuais, curadoria e mediação em espaços formais e não formais;
  • Tecnologias da informação e comunicação no ensino de artes visuais;
  • Legislação e políticas públicas para o ensino de artes visuais;
  • Relações entre arte, ciência e tecnologias na formação do professor/pesquisador de artes visuais;
  • Artes visuais e educação especial e inclusiva.

PND para ciências biológicas

  • Aprendizagem de ciências e biologia;
  • Ensino de ciências e biologia;
  • História, filosofia e sociologia no ensino de ciências e biologia;
  • Bioquímica e biofísica;
  • Microbiologia, imunologia e parasitologia;
  • Biologia celular e do desenvolvimento;
  • Genética e biotecnologia;
  • Evolução;
  • Zoologia;
  • Botânica;
  • Ecologia e biodiversidade;
  • Diversidade étnico racial, de gênero e inclusão no ensino de ciências e biologia;
  • Educação ambiental;
  • Ser humano e saúde;
  • Bioestatística;
  • Biogeografia e paleontologia;
  • Bioética;
  • Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de ciências e biologia;
  • Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de ciências e biologia;
  • Etnobiologia no ensino de ciências e biologia;
  • Currículo no ensino de ciências e de biologia.

PND para ciências sociais

  • Teorias clássicas da antropologia;
  • Teorias clássicas da ciência política;
  • ITeorias clássicas da sociologia;
  • Teorias contemporâneas da antropologia;
  • Teorias contemporâneas da ciência política;
  • Teorias contemporâneas da sociologia;
  • Temáticas contemporâneas das ciências sociais;
  • Ciências sociais do Brasil;
  • Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais;
  • Didática e metodologias do ensino de ciências sociais;
  • Ensino das ciências sociais na educação básica no Brasil;
  • Educação nas ciências sociais e
  • Epistemologias decoloniais.

PND para computação

  • Algoritmos e estruturas de dados;
  • Engenharia de software;
  • Interação homem computador;
  • Ética, computador e sociedade;
  • Organização e arquitetura de computadores;
  • Sistemas operacionais;
  • Lógica e matemática discreta;
  • Fundamentos e técnicas de programação;
  • Paradigmas de linguagens de programação;
  • Redes de computadores;
  • Inteligência artificial;
  • Bancos de dados;
  • Tecnologias de ensino a distância;
  • Teoria, metodologia e prática do ensino de computação;
  • Tecnologias da informação e comunicação para educação;
  • Informática na educação;
  • Robótica educacional;
  • Pensamento computacional;
  • Produção de materiais didáticos digitais.

PND para educação física

  • Dimensões históricas e filosóficas da educação física;
  • Dimensões sociológicas e antropológicas da educação física;
  • Dimensões morfofuncionais do movimento humano;
  • Desenvolvimento humano e aprendizagem motora;
  • Regulamentações e normatizações na educação física escolar;
  • Educação física escolar na área de linguagens;
  • Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Educação física nas etapas e modalidades da educação básica;
  • Manifestações da educação física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura;
  • Concepções teórico metodológicas da educação física escolar;
  • Fundamentos didático pedagógicos da educação física escolar;
  • Prática educativa e dimensões do conhecimento na educação física escolar;
  • Avaliação na educação física escolar;
  • Educação física escolar inclusiva;
  • Educação física, qualidade de vida e saúde;
  • Pesquisa em educação física;
  • Educação física escolar na contemporaneidade;
  • Tecnologias e inovação em educação física escolar.

PND para filosofia

  • Cosmogonias e cosmologias;
  • Epistemologias;
  • Estética e filosofia da arte;
  • Ética;
  • Filosofia da educação;
  • Filosofia da linguagem;
  • Filosofia da mente;
  • Filosofia das ciências;
  • Filosofia das religiões;
  • Filosofia decolonial;
  • Filosofia do ensino de filosofia;
  • Filosofia e questões de gênero;
  • Filosofia e racionalidades;
  • Filosofia política;
  • História da filosofia;
  • Lógica;
  • Metafísicas e ontologias;
  • Metodologia e didática do ensino de filosofia;
  • Mitologias e razão mítica;
  • Pensamento filosófico no Brasil.

PND para física

  • Física clássica: mecânica, fluidos, termodinâmica, eletromagnetismo, ondulatória e ótica;
  • Física moderna e contemporânea;
  • Práticas experimentais e o ensino de física;
  • Dimensões histórica, sociológica e epistemológica e o ensino de física;
  • Políticas educacionais e o ensino de física;
  • Organização didático curricular para o ensino de física;
  • Teorias de aprendizagem e o ensino de física;
  • Abordagens metodológicas para o ensino de física;
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de física.

PND para geografia

  • Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico;
  • Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias geográficas de espaço, de região, de paisagem, de território e de lugar;
  • Uso dos recursos naturais e questões socioambientais;
  • Aspectos físico geográficos e dinâmicas da paisagem;
  • Dinâmica populacional, elementos demográficos e urbanização no Brasil e no mundo;
  • Saúde, população e ambiente;
  • Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais;
  • Processos de regionalização no Brasil e no mundo;
  • Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas;
  • Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção (ou transformação) do espaço;
  • Diversidade étnico racial, de gênero e cultural em geografia;
  • Geografia histórica e formação territorial do Brasil;
  • Movimentos sociais e dinâmicas espaciais;
  • Geopolítica, geografia política, conflitos e redefinições territoriais;
  • Cartografia escolar;
  • Geotecnologias na educação geográfica;
  • Pressupostos teóricos e metodológicos no ensino e na aprendizagem de geografia;
  • As diferentes linguagens na educação geográfica;
  • Saberes, raciocínio geográfico e pensamento espacial nos diferentes contextos socioculturais;
  • Comunidades tradicionais e suas territorialidades;
  • Geografia inclusiva e direitos humanos;
  • Cartografia tátil.

PND para história

  • Teoria e metodologia de história;
  • Teoria e metodologia do ensino de história;
  • História antiga;
  • História medieval;
  • História moderna;
  • História contemporânea;
  • História do Brasil;
  • História da América;
  • História da África;
  • História da Ásia;
  • História e cultura afro-brasileira;
  • História e cultura indígena;
  • História das relações de gênero;
  • Ensino de história e direitos humanos.

PND para inglês

  • Concepções de língua/linguagem, texto e discurso;
  • Correntes linguísticas;
  • Processos de letramentos;
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos;
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de descrição e análise linguística;
  • Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico;
  • Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos;
  • Gêneros discursivos e textuais;
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem;
  • Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura;
  • Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
  • Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura;
  • Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura;
  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento;
  • Especificidades da linguagem literária;
  • Gêneros literários: tradição e inovação;
  • Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
  • Movimentos literários e suas articulações interculturais;
  • Métodos de investigação e pesquisa na área de língua e literatura em diversos contextos.

PND para português

  • Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino;
  • Níveis de análise da língua;
  • Formação histórica da língua portuguesa;
  • Discurso, interdiscurso e produção de sentidos;
  • Gêneros discursivos;
  • Texto, tipologias e fatores de textualidade;
  • Língua oral (produção, circulação e compreensão);
  • Língua escrita (produção, circulação e compreensão);
  • Variação, mudança e preconceito linguístico;
  • Processos de letramento e de multiletramento;
  • Concepções de literatura e de cultura;
  • Especificidades da linguagem literária;
  • Teorias críticas da literatura;
  • Gêneros literários (tradição e inovação);
  • Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais;
  • Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos);
  • Literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
  • Oralidade, performance e fruição no ensino de literatura;
  • Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses;
  • Processos argumentativos e formação do leitor crítico.

PND para espanhol

  • Estudos linguísticos diacrônicos e sincrônicos;
  • Aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos;
  • Aspectos lexicais, estilísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos;
  • Aspectos socioculturais e interculturais em linguagens;
  • Teorias linguísticas;
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem oral e escrita em língua materna e estrangeira;
  • Gêneros discursivos e tipologias textuais;
  • Textualidade e intertextualidade em estudos linguísticos e literários;
  • Concepções de literatura e cultura;
  • Estudos literários e culturais em línguas portuguesa e espanhola
  • Especificidades da linguagem literária;
  • Inter-relações da língua e da literatura com outros sistemas culturais e semióticos;
  • Multimodalidade e multiletramentos no ensino das línguas portuguesa e espanhola;
  • Novas tecnologias integradas ao ensino de línguas e de literaturas;
  • Teorias, abordagens e métodos de ensino de línguas e de literaturas;
  • Didática do ensino de línguas e de literaturas;
  • Estudos decoloniais no ensino de línguas e literaturas;
  • Políticas linguísticas;
  • Contrastes linguísticos entre as línguas portuguesa e espanhola;
  • Material didático: elaboração, análise e avaliação.

PND para português-inglês

  • Concepções de língua/linguagem, texto e discurso;
  • Correntes linguísticas;
  • Processos de letramentos;
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos;
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de descrição e análise linguística;
  • Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico;
  • Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos;
  • Gêneros discursivos e textuais;
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem;
  • Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura;
  • Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
  • Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura;
  • Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura;
  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento;
  • Especificidades da linguagem literária;
  • Gêneros literários: tradição e inovação;
  • Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
  • Movimentos literários e suas articulações interculturais;
  • Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos.

PND para música

  • Impacto social do fazer musical sem discriminação;
  • Relações de poder, de gênero e de sexualidade nos âmbitos da produção, da distribuição e do consumo de música;
  • Educação musical inclusiva;
  • Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no contexto do ensino e da aprendizagem de música;
  • Histórias e culturas de matrizes de povos indígenas para o ensino de música;
  • Histórias e culturas de matrizes africanas, afro-brasileiras e afrodiaspóricas;
  • Educação musical e interculturalidade para o acolhimento de movimentos migratórios;
  • Educação socioambiental e ensino de música;
  • Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem musical;
  • Estágio docente em música (planejamento, prática e avaliação);
  • Práticas avaliativas em educação musical;
  • Pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem em música;
  • Práticas musicais (estilos, gêneros e repertórios em diferentes contextos sociais, históricos e culturais);
  • Tecnologias para educação musical;
  • Criação musical no contexto de ensino e aprendizagem;
  • Códigos e sistemas teórico musicais (tradição oral e escrita);
  • Elementos perceptivos, teóricos, analíticos, estéticos e estruturais da música;
  • Harmonia, arranjo, composição e improvisação para o repertório didáticomusical.

PND para matemática

  • Conteúdos matemáticos da educação básica;
  • Fundamentos de geometria;
  • Geometria analítica;
  • Fundamentos de análise;
  • Álgebra linear;
  • Fundamentos de álgebra e aritmética;
  • Teoria dos números;
  • Probabilidade e estatística;
  • Observação, análise e planejamento dos conteúdos e métodos de ensino em matemática na educação básica;
  • Processos de avaliação em matemática na educação básica;
  • Recursos didáticos de matemática para a educação básica;
  • Contextos históricos e culturais no/do ensino da matemática;
  • Tendências em educação matemática;
  • Educação matemática inclusiva.

PND para pedagogia

  • Antropologia da educação;
  • Trabalho e educação;
  • Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física;
  • Corpo, movimento e ludicidade;
  • Alfabetização e letramento;
  • Letramento literário;
  • Políticas de educação infantil;
  • Criança e infância (conceitos e características);
  • Ensino, currículo e práticas interdisciplinares;
  • Atuação de pedagogos em espaços não escolares;
  • Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais;
  • Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos;
  • Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos;
  • Práticas de atendimento educacional especializado;
  • Educação do/no campo e movimentos sociais;
  • Pedagogia como ciência da prática educativa;
  • Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização;
  • Práticas de ensino na educação infantil;
  • Políticas e práticas de avaliação;
  • Organização, planejamento e gestão da educação.

PND para química

  • Estudo de substâncias e suas transformações;
  • Elementos químicos, periodicidade e estrutura atômica;
  • Estrutura molecular e de sólidos iônicos e metálicos;
  • Gases e termodinâmica;
  • Equilíbrio químico;
  • Cinética química;
  • Eletroquímica;
  • Compostos inorgânicos (estrutura, propriedades e reações);
  • Compostos orgânicos (estrutura, propriedades, reações e mecanismos);
  • Bioquímica (estruturas de biomoléculas, catálise enzimática, biossíntese e metabolismo);
  • Educação ambiental;
  • Experimentação no ensino de química;
  • História da química, filosofia e epistemologia da ciência e sua relação com o ensino de química;
  • Projetos e propostas curriculares, políticas públicas e suas implicações para o ensino de química;
  • O lúdico no ensino de química;
  • Enfoque Ciência, Tecnologia e Socidade (CTS) no ensino de química;
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas educativas;
  • Ensino de química na diversidade e interculturalidade;
  • Educação especial, educação inclusiva, cultura surda e libras;
  • Educação em espaços não escolares e divulgação científica.

O que é o Enade das Licenciaturas?

O Enade das Licenciaturas é realizado anualmente pelo Inep desde 2024. O exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de licenciatura em relação aos seguintes aspectos:

  • Conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares;
  • Desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
  • Nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Todos pela educação

Em novembro de 2024 foi divulgado o estudo “Todos Pela Educação”, que tem o objetivo de analisar os últimos concursos públicos para professor nas especialidades de língua portuguesa e matemática.

A análise teve dois objetivos principais. Entenda quais foram:

  • Identificar as etapas presentes nos concursos públicos de cada rede de ensino;
  • Classificar os conteúdos cobrados nas questões das provas objetivas.

Segundo o estudo Todos Pela Educação, os resultados indicam que a maioria das órgãos utilizam provas objetivas, discursivas e provas de títulos nos certames.

Apenas 4 redes estaduais e 5 redes municipais aplicam provas práticas, em que os professores fazem uma demonstração de aula.

Prova objetiva

Entenda as disciplinas que costumam ser cobradas na provas de concurso público para professor, conforme dados do estudo Todos Pela Educação:

  • Conhecimento pedagógico;
  • Legislação;
  • História local;
  • Geografia local.

Recomendação

Após a divulgação dos resultados do estudo Todos Pela Educação, foi recomendado as seguintes ações no edital unificado.

Prova prática

  • Incluir uma etapa de prova prática para que seja possível avaliar as competências do docente, além do conhecimento pedagógico do conteúdo.

Prova objetiva

  • Aumentar o número de questões que tratem sobre conhecimento pedagógico;
  • Fazer distribuição mais equilibrada entre as categorias que compõem a prova;
  • Ampliar o quantitativo de questões sobre educação para as relações étnico-raciais;
  • Priorizar temas fundamentais que o professor precisa dominar ao ingressar na rede pública;
  • Reduzir o número de questões sobre normas administrativas ou burocráticas.

Os resultados devem ser divulgados até dezembro de 2025 para que a lotação dos docentes seja realizada em janeiro de 2026 como previsto.

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*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

CNU Professores: depoimentos

Os alunos do Gran acumulam aprovações em diversos concursos públicos para a carreira de educação.

Se você precisa de um pouco de motivação para iniciar os estudos em busca da aprovação dos sonhos, dá só uma olhadinha nessa história de sucesso.

Aprovado na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Após anos de preparação e dedicação, Matheus V. foi aprovado para o cargo de Professor.

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Resumo do CNU Professores

Enem dos ProfessoresProva Nacional Docente (PND)
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraINEP
Cargosprofessor
Escolaridadenível superior
Carreiraseducação
Inscrições14 a 25/07/2025
Taxa de inscriçãoR$ 85,00
Data da prova objetiva26/10/2025
Clique aqui para ver o edital do CNU Professores/PND

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