Concursos Coronavírus: vale a pena continuar estudando para os concursos adiados?

Concursos Coronavírus: transforme a crise em oportunidade. "É a hora de os estudantes aproveitarem esse tempo extra e aprimorarem seus estudos. A dedicação deve ser total"

Avatar


16 de março3 min. de leitura

A disseminação do novo coronavírus alterou a rotina do mundo. Muitas medidas de prevenção tiveram de ser tomadas para impedir o avanço da doença. Estamos todos vivenciando algo que ninguém nunca viveu e passando por readaptações.

O distanciamento social foi uma das medidas adotadas para tentar conter a proliferação da doença covid-19, e as aglomerações de qualquer tipo devem ser evitadas. Com isso, os cronogramas de atividades de diversos concursos foram afetados. E você estudante, como lidar com isso? Vale a pena continuar estudando para os concursos adiados?

Mesmo com os acontecimentos desse último ano, é importante lembrar que os concursos apenas foram adiados, e não cancelados. Muitos concursos estão abertos.

Concurseiro, continue focado em sua preparação! Os concursos 2021 irão acontecer. Aproveite o momento para reorganizar os estudos, revisar e praticar muito, ou até mesmo para iniciar os estudos, caso você tenha entrado nesse universo por agora.

O professor e coordenador das carreiras de Tribunais do Gran Cursos Online, Vandré Amorim, reforçou a importância de não interromper os estudos durante o período de quarentena “O concursando tem que ter a consciência de que os concursos não estão sendo cancelados, mas simplesmente adiados, ou seja, eles serão, em regra, retomados, e o quanto antes!

No que diz respeito ao adiamento das provas, o professor Vandré Amorim ainda disse que o momento é ideal para se dedicar aos estudos  e, desta forma, estar preparado para as novas datas “Agora, é a hora de os estudantes aproveitarem esse tempo extra e aprimorarem seus estudos. A dedicação deve ser total, pois o cenário mostra que devido a várias suspensões, quando retomarem, devemos ter concursos com datas muito próximas entre eles,” disse.

Pensando em auxiliar os nossos alunos a estudar em meio ao caos do coronavírus, o Gran Expert do Gran Cursos Online, Guilherme Bitar, realizou uma live no dia 23 de março de 2020 em nosso canal do YouTube dando dicas preciosas do que fazer neste período.

De acordo com Guilherme, no momento, todos estão enfrentando o fenômeno de excesso de informação e vivenciando estados emocionais, como: excesso de atividade mental, ansiedade, insônia, preguiça, irritabilidade, dores no corpo, principalmente pescoço, tristeza “sem motivo” e vontade de chorar.

A dica do Gran expert é não encher a cabeça de coisas inúteis, uma vez que isso não ajudará em nada.

No atual cenário, a vida dos brasileiros devem se encaixar em alguma das situações abaixo:

  • continuam trabalhando normalmente;
  • estão trabalhando com carga horária reduzida;
  • alguns estão de quarentena;
  • Outros estão na situação de teletrabalho sem filhos ou
  • teletrabalho com filhos.

Guilherme aponta para o lado positivo da situação. “Estar em casa é oportunidade, e não um problema”. O momento requer foco. É necessário eliminar as distrações e atualizar os seus objetivos. Lembre sempre os motivos que o levou a estudar para concurso e faça planejamento para executar todas as suas tarefas.

Ele aproveitou ainda para ressaltar que é necessário transformar a crise em oportunidade. O momento é propício para:

1- o autoconhecimento 

Teste novas técnicas, novas maneiras de estudar. Permita-se experimentar.

2- adquirir hábitos úteis

É uma oportunidade para você acordar mais cedo, fazer um planejamento, adquirir novos hábitos, adquirir novos hábitos de estudos, fazer aquilo que você já queria fazer antes, mas não tinha tempo.

3- abandonar hábitos ultrapassados

Abandonar principalmente aqueles hábitos que você já percebeu que não te auxilia a chegar no resultado que deseja.

4- desenvolver e/ou manter o hábito dos estudos

5- se especializar em uma ou mais matérias 

Aproveite o tempo extra para estudar as matérias que você tem mais dificuldade. É uma oportunidade para você mudar os paradigmas do seu estudo.

6- ter mais tempo para um certame adiado 

Não veja o adiamento de um certame como algo negativo. Pense que você tem mais tempo para se preparar. Lembre-se que todos temos o mesmo tempo, mas nem todo mundo terá a mentalidade de continuar estudando neste período. Muitos podem desanimar neste momento. Mas você não irá desistir.

7- adquirir maturidade para um certame cancelado

8- dominar o planejamento de revisões

9- aumentar a capacidade de organização e planejamento

Curso Gratuito Imparável 2021

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2021!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Avatar


16 de março3 min. de leitura