Concursos DF: PL visa aumentar as vagas PPP para 30%. Veja!

O objetivo do novo Projeto Lei apresentado pelo Deputado Gabriel Magno é equiparar as cotas PPP nos concursos DF ao que já estabelecido para os certames em âmbito federal. Saiba mais!

Por
1 min. de leitura

No que diz respeito à reserva de vagas para concursos públicos, a recente Lei n° 15.142, de 3 de junho de 2025, instituiu a nova cota para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas em 30%, em âmbito federal.

Seguindo o movimento de políticas afirmativas, os concursos DF poderão adotar o mesmo modelo em suas seleções: esta é a expectativa do novo PL do Deputado Gabriel Magno (PT/DF).

Atualmente, a legislação que regulamenta a reserva de vagas nos concursos DF é a Lei nº 4.949 de 15 de outubro de 2012, assegurando a reserva de 20% das vagas para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas.

A PL proposta, de acordo com a justificativa apresentada, teria o objetivo de “promover a adequação da Lei n° 4.949/2012 aos parâmetros estabelecidos pela recente Lei Federal n.º 15.142/2025.”

Acesse aqui o texto completo do PL!

Caso aprovada, a PL aumentará de 50% para 60% o percentual de cotas nos concursos DF, que ficará da seguinte forma:

  • 30% de vagas reservadas para essoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas;
  • 20% de vagas para PcD;
  • 10% de vagas para pessoas hipossuficientes.

Vale lembrar no entanto que a PL em questão ainda não é válida para os concursos DF, uma vez que não foi sancionada como lei.

Para não perder notícias sobre esta e outras pautas envolvendo Concursos DF, fique ligado no Blog!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.

Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!

Concursos DF: a Lei n.º 15.142/2025 já não garantiu a reserva de 30% das vagas em concursos?

Vale lembrar que a Lei n.º 15.142/2025 —sancionada em 3 de junho de 2025 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da da Silva — é de âmbito federal. Ou seja, já é válida para concursos deste mesmo âmbito.

No entanto, a reserva de vagas em nível estadual e municipal pode ser costuma ser disciplina por outros dispositivos legais independentes. Assim, a equivalência não é imediata.

Por essa razão, o PL seria necessário para que o aumento de cotas PPP seja elevado de 20% para 30% nos concursos DF.

Saiba mais sobre Lei 15.142/2025!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
1 min. de leitura