Concursos MT: Voluntários nas eleições e jurados terão isenção

Concursos MT agora darão isenção para candidatos que serviram à justiça eleitoral ou foram jurados em tribunais cíveis. PL depende de sanção do Executivo.

Avatar


08 de outubro1 min. de leitura

Atenção concurseiros do Mato Grosso! Foi aprovada, em segundo turno, uma lei que garante a isenção de taxa de concursos públicos para aqueles candidatos que participarem, de forma voluntária, de pleitos eleitorais e como jurados (Concursos MT). O texto aguarda sanção governamental.

A isenção valerá para todos os concursos estaduais, sejam da administração direta e indireta, tais quais autarquias, fundações públicas e entidades. Como justificativa, o autor do Projeto de Lei, Eduardo Botelho, afirma que essa passa a ser uma justiça para os candidatos que serviram ao Estado sem remuneração.

“A participação do cidadão é voluntária e não é remunerada pelo serviço prestado. Por isso nada mais justo que conceder o benefício da isenção da taxa de inscrição para certames de concurso público, compensando aquele que prestou serviço de forma gratuita para o Estado. É um instrumento de reconhecimento que está à disposição do cidadão voluntário”, disse Botelho.

A regra valerá para os candidatos que foram convocados e nomeados pela justiça eleitoral para prestar serviços à Justiça Eleitoral no período de eleições, plebiscitos e referendos, seja na condição de presidente da mesa, mesário, secretário, suplente ou coordenador de seção eleitoral.

A comprovação será feita por meio de certidões expedidas pela Justiça Eleitoral ou Vara Criminal do Tribunal do Júri no momento da inscrição para o concurso público, constando o nome completo, função desempenhada, turno e a data.

Quer saber mais sobre os Concursos MT? Clique AQUI e saiba mais!

Avatar


08 de outubro1 min. de leitura