Últimas Notícias

Concursos no Brasil: os três poderes retomam o ritmo

Concurso no Brasil

Grandes oportunidades serão abertas em 2018 no Brasil para quem deseja ingressar em uma carreira nos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Há diversas oportunidades e urgência de profissionais preparados para servir como novos servidores.

De acordo com o conceito de Estado moderno, não há poder absoluto, pois os governantes devem se sujeitar ao que está estabelecido na Lei. Então, o poder se assenta em uma instituição, e não em uma pessoa.

No parlamento, há uma grande diversidade de representantes da sociedade, então, algumas informações são importantes e devem ser levadas em conta. Se o seu sonho é ocupar um cargo público, fique atento, pois os três poderes retomam o ritmo em 2018. Saiba mais e garanta sua vaga!

Concursos no Brasil: 2018 promete leva de concursos públicos

Se você procura um concurso público no Brasil, pode se animar, pois este ano promete muitas vagas disponíveis. Em São Paulo, já são mais de 12 mil vagas distribuídas em diversos setores — entre elas, Prefeituras, Ministério Público, educação e segurança.

Devemos ficar atentos também às vagas públicas nas seleções estaduais e municipais. Com uma vaga em um cargo público, o trabalhador está sob direitos e deveres comuns, com maior estabilidade de contrato. Sendo assim, ele melhora o desempenho satisfatório da Administração Pública e do Estado a longo prazo.

Como são as provas dos concursos públicos?

Provas de concursos públicos são bastante concorridas, e aqueles que saem na frente geralmente possuem um objetivo bem definido. A maioria das provas possui uma etapa com 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. As questões envolvem matemática, interpretação de texto, raciocínio lógico e atualidades.

Já os exames do CESPE Concursos são mais específicos e necessitam maior compressão dos candidatos sobre os assuntos abordados nas questões. Esse estilo exclusivo de prova exige que o candidato desenvolva disciplina e métodos eficientes de estudos.

Qual a melhor forma de estudar?

Fazer resolução de questões de concursos antigos é uma ótima maneira de estudar. Dessa maneira, o candidato cria uma noção melhor de como a banca examinadora cria a prova e quais os assuntos mais abordados. Ela também pode servir como uma métrica do número de acertos.

Realizar simulados também ajuda a melhorar sua linha de raciocínio durante a prova. Quanto mais simulados resolvidos, mais fácil fica pensar em uma estratégia para a resolução da questão proposta.

Caso você tenha a rotina ocupada, é possível fazer um curso para concurso online. Você estuda diretamente pela internet e no conforto de casa. Há o auxílio de videoaulas e professores experientes nas mais diversas áreas, além de preparatórios voltados para que você conquiste uma vaga pública.

Poder Judiciário com concursos abertos no Brasil

Boas remunerações e bons benefícios aguardam aqueles que atuarem no poder judiciário. Em 2018, com o objetivo de reforçar o quadro de vagas, serão abertos diversos concursos públicos para esse setor. A perspectiva é que sejam abertos cargos de técnico judiciário e analista de nível superior e técnico.

O Poder Judiciário é o órgão responsável pela interpretação das leis. É ele quem assegura o respeito às leis e a resolução pacífica dos conflitos mediantes processos judiciais. Elaborando um conjunto de leis a fim de propor o melhor funcionamento de uma sociedade, o Poder Judiciário trabalha em função da legislação.

Poder Legislativo com vagas em câmaras e assembléias

Previstas para este ano, há diversas vagas para quem deseja ingressar no Poder Legislativo. Os destaques são para vagas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal — em ambas as casas, há urgência de profissionais. Inicialmente, o trabalhador pode ganhar até R$ 15 mil por mês.

Caso você não conheça, o Poder Legislativo tem grande importância na política brasileira. É ele que faz as leis e aprova as propostas pelo Poder Executivo. O déficit de pessoal adequado para atuar nessa área é grande, então, pessoas com nível médio podem prestar a prova.

Poder Executivo: vagas abertas

Em 2018, haverá cargos também no poder executivo. As vagas estão bem distribuídas e pretendem fazer uma substituição dos cargos terceirizados. Para que sejam preenchidas, é preciso receber uma autorização do Ministério do Planejamento. Fique atento, pois as vagas são concorridas.

O Poder Executivo tem como objetivo governar e administrar assuntos públicos de acordo com as leis previstas na Constituição Federal. Todas as leis do Poder Legislativo são executadas, por fim, pelo Poder Executivo. Em caso de urgência, podem ser criadas emendas e leis complementares.

Participe do Gran Radar e receba orientações e informações de especialistas para garantir a sua aprovação nos concursos de 2018. Inscreva-se gratuitamente neste link ou clicando no banner abaixo: 



Confira abaixo as oportunidades previstas para este ano:

Concursos Legislativos

  • Nacionais: Senado Federal, Câmara dos Deputados.
  • Estaduais: Assembleia Legislativa do Amapá, Assembleia Legislativa de Rondônia, Assembleia Legislativa de Roraima, Assembleia Legislativa de Tocantins, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa de Sergipe, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara de Vereadores de Goiânia, Assembleia Legislativa de Goiás, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Concursos para Tribunais

  • Tribunais Superiores:  Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal (STM).
  • Tribunais Regionais Federais: Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
  • Tribunais Eleitorais: Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
  • Tribunais de Justiça: Tribunal de Justiça do Acre, Tribunal de Justiça do Amazonas, Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal de Justiça do Tocantins, Tribunal de Justiça de Alagoas, Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Justiça do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará – Cartórios, Tribunal de Justiça da Paraíba, Tribunal de Justiça do Piauí, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça de Sergipe, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios,  Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça de São Paulo – Interior, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
  • Tribunais do Trabalho: Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (19ª Região), Tribunal Regional do Trabalho da Bahia(5ª Região), Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (6ª Região), Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (22ª Região), Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal (10ª Região), Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (18ª Região), Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (17ª Região), Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (1ª Região), Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (2ª Região), Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (15ª Região).

Concursos Fiscais 

  • Nacionais: Receita Federal do Brasil, Tribunal de Contas da União, Auditor-Fiscal do Trabalho.
  • Secretarias de Fazenda: Secretaria da Fazenda de Alagoas, Secretaria da Fazenda da Bahia, Secretaria da Fazenda do Piauí, Secretaria do Estado da Fazenda do Distrito Federal, Secretaria da Fazenda de Goiás, Secretária do Estado da Fazenda de Mato Grosso, Secretária da Fazenda do Estado de Santa Catarina.
  • Tribunais de Contas: Tribunal de Contas de Rondônia, Tribunal de Contas do Tocantins, Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.
  • Controladoria-Geral: Controladoria Geral do Estado de Rondônia, Controladoria-Geral do Estado de Alagoas.
  • ISS: Campo Grande
  • Junta Comercial do Estado de Goiás

Concursos Forças Armadas

  • Exército: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog), Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), Instituto Militar de Engenharia (IME), Escola de Saúde do Exército (EsSex).
  • Marinha: Escola de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM), Escola Naval (CPAEN), Colégio Naval (CPACN), Corpo de Engenheiros (CP-CEM), Capelão Naval (CP-CapNav), Quadro de Oficiais da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha, Programa de Residência Médica e Especialização em Enfermagem (CSM-Med), Corpo Auxiliar de Praças (CAP).
  • Aeronáutica: Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica (CFOAV), Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS), Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica (CFOINT), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR), Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR), Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica (EIAC), Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR), Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP), Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR).

Concursos para Segurança Pública

  • Nacionais: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal.
  • Polícia Civil: Polícia Civil do Amazonas, Polícia Civil do Pará, Polícia Civil de Roraima, Polícia Civil de Alagoas, Polícia Civil da Bahia, Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Civil do Piauí, Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Civil de Goiás, Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Polícia Civil do Espírito Santo, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Civil de São Paulo, Polícia Civil do Paraná, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
  • Polícia Militar: Polícia Militar do Amazonas, Polícia Militar de Rondônia, Polícia Militar de Roraima, Polícia Militar do Tocantis, Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Militar de Sergipe, Polícia Civil do Estado do Sergipe, Polícia Militar do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal, Polícia Militar de Goiás, Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar do Espírito Santo, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
  • Polícia Forense: Polícia Forense do Estado do Ceará.
  • Corpo de Bombeiros: Corpo de Bombeiros do Acre, Corpo de Bombeiros do Amazonas, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
  •  Agente Penitenciário: Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de Roraima, Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
  • Departamentos de Trânsito: Departamento de Trânsito do Pará, Departamento Estadual de Estradas de Rodagens de Rondônia, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Departamento de Trânsito do Piauí, Secretaria dos Transportes do Piauí.
  • Delegados de Polícia: Polícia Federal, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Civil de Roraima, Polícia Civil de Alagoas, Polícia Civil da Bahia, Polícia Civil do Piauí, Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Polícia Civil de Sergipe, Polícia Civil do Goiás, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Civil de São Paulo, Polícia Civil do Espírito Santo, Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Concursos da Educação

  • Secretarias de Educação: Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Secretaria de Educação do Pará, Secretaria de Educação de Alagoas, Secretaria de Educação do Ceará, Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, Secretaria de Educação do Piauí, Secretaria de Educação de Sergipe, Secretaria de Educação de Goiás, Secretaria de Educação do Espírito Santo, Secretaria de Educação de São Paulo.
  • Universidades Federais: Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade do Vale do Acaraú,  Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual de Santa Catarina.

Concursos da Saúde

  • Nacionais:  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), Escola de Saúde do Exército (EsSex),  Programa de Residência Médica e Especialização em Enfermagem (CSM-Med), Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR), Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR), Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP), Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR).
  • Estaduais: Secretaria de Saúde do Amazonas, Secretaria de Saúde de Alagoas, Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa de Sergipe, Conselho Regional de Medicina, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Fundação de Saúde do Mato Grosso do Sul, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Autarquia Hospitalar Municipal.

Concursos para Ministérios Públicos 

  • Nacional: Ministério Público da União
  • Ministérios Públicos Estaduais: Ministério Público do Estado do Tocantins, Ministério Público de Alagoas, Ministério Público do Estado do Ceará, Ministério Público do Estado de Pernambuco, Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério Público do Estado de São Paulo.

Concursos do Superior Jurídico

  • Nacionais: Advocacia-Geral da União, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
  • Promotorias: Ministério Público do Estado da Paraíba.

  • Defensorias: Defensoria Pública do Estado do Amapá, Defensoria Pública do Amazonas, Defensoria Pública do Tocantins, Defensoria Pública da Paraíba, Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.
  • Procuradorias: Procuradoria-Geral do Estado do Amapá, Procuradoria Geral do Estado do Tocantins, Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará, Procuradoria-Geral de Pernambuco, Procuradoria-Geral de São Paulo, Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul.

Concursos da TI

Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Banco Central, Ministério Público de Alagoas, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Ministério Público do Estado de Pernambuco, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal de Justiça de Rondônia, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Tribunal de Justiça de Minas Gerais – 2ª instância, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça de São Paulo – Interior, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Concursos para Área Financeira

  • Nacionais: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Imobiliários, Banco Nacional do Desenvolvimento, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
  • Regionais: Banco Regional de Brasília, Banco do Espírito Santo, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Pará, Banco do Estado de Sergipe e Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

Para o Topo