Questões de concurso: treine grátis com simulados e exercícios!

No Gran Questões você encontra questões de concursos públicos, OAB, CFC do Brasil e Residências Multiprofissionais. Saiba como acessar gratuitamente!

Deixe seu like:

Avatar


19/10/2023 | 12:20Atualizado há 152 dias

Resolver questões de concurso é uma das técnicas mais eficazes de estudar para as provas e fases de concursos públicos.

Dessa forma, os candidatos podem conhecer a maneira com que a banca examinadora monta a prova e, consequentemente, verificar como os temas são abordados ao longo da avaliação.

O Gran possui uma plataforma que conta com mais de 2,7 milhões de questões de concursos públicos, OAB, CFC do Brasil e Residências multiprofissionais.

No Gran Questões, é possível filtrar as questões por disciplina, assunto, palavra-chave, banca examinadora, nível de escolaridade, ano, nível de dificuldade, órgão, cargo, esfera administrativa e por estado. Além disso, os professores também comentam as questões, por texto e vídeo!

Ainda é possível acompanhar o progresso da resolução de questões de concurso na plataforma. Isso porque o sistema apresenta a quantidade de questões resolvidas, monitora os erros e acertos e apresenta exatamente as disciplinas e assuntos que precisam de mais atenção.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais rapidamente cada uma das seções do conteúdo:

Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta 🚀

Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo!

E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO!

Gran Questões: plano gratuito agora é ILIMITADO!

Aqui no Gran, acreditamos que o conhecimento e a preparação de qualidade não devem ter barreiras. Por isso, agora, ao se cadastrar gratuitamente na plataforma, você não terá mais o limite diário de 20 itens para resolver por dia. Agora, a resolução de questões é ILIMITADA para todos os assinantes!

E tem mais: o Gran Questões passou a ser ilimitado tanto na versão web, como também na versão mobile! Leve a resolução de questões para onde estiver, dê o máximo de si nos treinos e garanta a sua aprovação ainda mais rápida no cargo dos sonhos!

*As demais condições próprias dos planos ainda são reservadas aos assinantes pagantes.

App Android | App iOS | Cadastro no site

Como acessar o Gran Questões: comece a estudar com questões de concurso grátis hoje!

Confira o passo a passo simplificado de como acessar e começar a responder questões de concurso comentadas no Gran Questões:

Como acessar o Gran Questões (primeira vez no Gran)

  1. Acesse o portal Gran Questões.
  2. Faça seu cadastro com e-mail e senha.
  3. Navegue entre provas, questões de concurso e muitos outros recursos.

Como acessar o Gran Questões (aluno do Gran )

Se você já possui a Assinatura Ilimitada ou um curso do Gran, também poderá acessar a plataforma de maneira ilimitada, podendo desfrutar de todos os recursos. Para validar seu primeiro acesso, siga os passos:

  1. Acesse o site do Gran.
  2. Faça o login na sua conta.
  3. Clique na aba de “Questões” na sua área do aluno.
  4. Pronto! Você será redirecionado para o Gran Questões!

Como acessar o Gran Questões (exercícios associados a videoaulas) 

Você costuma estudar com as videoaulas do Gran? Você sabia que, após finalizá-las, é possível acessar questões sobre o tema explorado com apenas o clique de um botão? Pois é! Para fazer isso, basta clicar no botão “caderno de questões” e você será redirecionado imediatamente para o Gran Questões!

Esse botão fica localizado logo abaixo da videoaula que você está assistindo na plataforma (versão desktop). Veja como ele se parece:

Veja como acessar questões de concurso após assistir videoaulas!
Caderno de questões de concurso: botão de acesso!

Gran Questões no seu celular

Você também pode acessar a plataforma Gran Questões pelo seu celular! Basta fazer o download do aplicativo para IOS ou Android. O processo de validação para primeiro acesso(caso você já seja aluno do Gran) é o mesmo do desktop. Assim, basta abrir o seu aplicativo do Gran e clicar na opção de questões para ser redirecionado.

Saiba mais e faça o download do aplicativo!

Questões de concurso: diferenciais do Gran Questões

Veja abaixo uma lista resumida de todos os benefícios de estudar com questões de concurso no Gran Questões:

  • Cadastro gratuito: você não paga nada para começar a resolver questões de concurso;
  • Acompanhe seu progresso: saiba exatamente como seu desempenho está evoluindo com painéis de monitoramento de desempenho. Veja abaixo um dos exemplos dessa funcionalidade:
Questões de concurso público: treine grátis com milhares de questões!
Resolver questões de concurso: monitoramento de erros e acertos
  • Milhares de questões de concurso: o banco de questões apenas cresce a cada dia! São 40 mil novos itens adicionados por mês!
  • Questões e simulados inéditos: resolveu todas as provas já realizadas para o seu concurso público? Não precisa se preocupar! O Gran Questões também apresenta um rico acervo de questões de concurso e simulados inéditos formulados pela equipe de professores e especialistas do Gran! Assim não faltará material para os seus estudos.
  • Provas: acesse o rico acervo de provas já aplicadas para diferentes seleções e também os simulados inéditos formulados pelo Gran. Pela área de provas, você poderá baixar os arquivos ou resolver as avaliações online, contando com uma posterior análise de desempenho.
  • Ambiente de simulados: monte os seus simulados, compartilhe-os, resolva-os com contabilização de tempo e acesse análises de desempenho para cada uma das avaliações realizadas dentro da plataforma.
  • Páginas de concurso: encontre informações de editais, provas já realizadas e questões, filtrando pela seleção que você pretende prestar.
  • Páginas de disciplinas: agora ficou mais fácil encontrar a disciplina e assunto no qual você gostaria de se aperfeiçoar! Você também fica por dentro das matérias mais acessadas e diminui eventuais problemas de comunicação com a ferramenta de filtro, acessando cada tópico diretamente!
  • Plano de estudos: organize os seus treinamentos com planos de estudos voltados para a resolução de questões de concurso para seleções específicas. (Funcionalidade disponível apenas para Assinantes Ilimitados)
  • Tutoriais: tem alguma dúvida sobre o funcionamento do Gran Questões? Na tab de tutoriais, você poderá conferir conteúdos escritos e em vídeo para auxiliá-lo a navegar com mais segurança pela plataforma!
  • Assuntos Frequentes: consulte os assuntos e disciplinas mais cobradas em provas passadas para o concurso público que pretende prestar. As disciplinas serão apresentadas em gráfico, podendo ser detalhadas em assuntos com apenas um clique. Veja abaixo quais foram as estatísticas para o cargo de Analista Judiciário (Analista de Sistemas) na última prova:
Questões de concurso público: treine grátis com milhares de questões!
Disciplinas mais cobradas em questões de concurso TJDFT

Deu pra perceber que, além de Tecnologia da Informação, Direito Constitucional e Língua Portuguesa foram as matérias mais cobradas. Vamos investigar mais a fundo? Com um clique em uma das barrinhas azuis, você encontra o detalhamento por assunto.

Questões de concurso público: treine grátis com milhares de questões!
Assuntos detalhados: questões de concurso (Direito Constitucional)

Assim fica mais fácil saber o que priorizar, não é mesmo? A funcionalidade é gratuita e pode ser acessada por todos os usuários cadastrados na plataforma. Além de consultar por avaliação, o candidato também pode verificar as estatísticas por banca.

  • OAB, CFC e Residências Multiprofissionais : encontre também questões para auxiliar na preparação de outras seleções.
  • Modo off-line: não dependa da conexão com a internet para resolver questões de concurso! Ao utilizar o aplicativo do Gran Questões, você poderá optar pela opção “Baixar Filtro” e assim acessar e resolver os exercícios do seu interesse onde estiver por meio da aba “Meus Downloads”.
  • 30 dias de teste: para quem deseja desfrutar do plano Gran Questões Ilimitado, é garantido um período de teste de no máximo 30 dias. Ou seja, caso você adquira um dos planos e não esteja satisfeito com as funcionalidades, basta enviar um e-mail para o Gran requisitando a restituição do dinheiro dentro do prazo estipulado e pronto!

Revolucione seus estudos com o Gran Questões!

Barra de interação com as questões de concurso: o que é e quais são os recursos?

No Gran Questões o aluno é capaz de interagir com as questões de concurso de diversas formas, ao invés de apenas respondê-las. Abaixo de cada item, você poderá encontrar a seguinte barra de opções (versão desktop):

Questões de concurso: treine grátis com simulados e exercícios!
Como você pode interagir com questões de concurso no Gran Questões

Já na opção mobile, essas mesmas opções poderão ser acessadas a partir do botão “Interaja com a questão”, localizado na parte inferior da sua tela! Leia um pouco mais sobre cada uma delas abaixo!

  • Comentários de professores e em vídeo : entenda o porquê dos seus erros e otimize o seu aprendizado com comentários escritos e/ou em vídeo. Novos comentários são adicionados todos os dias, mas caso você esbarre em um item sem gabarito comentado, pode fazer uma solicitação gratuita  dentro da plataforma! O painel de comentários é encontrado logo abaixo de cada item; um círculo vermelho significa que há conteúdo para acesso. Veja:
Questões de concurso público: treine grátis com milhares de questões!
Comentários de questões de concurso: onde encontrar?
  • Comentários de alunos: caso o professor ainda não tenha comentado a questão de concurso que você acessou, a comunidade de alunos também poderá ajudar você nas suas dúvidas! Confira as discussões e comentários realizados pelos outros usuários e decida se são interessantes ou não para o seu aprendizado!
  • Marcadores: utilizando a ferramenta de marcadores, você poderá salvar as questões de concurso que errou ou gostaria de revisar. Dividindo-os em categorias, é possível criar cadernos de questões de concurso que podem ajudar na preparação.
  • Anotações: resolveu uma questão de concurso e gostaria de inserir um conteúdo para quando for revisitá-la? Isso é 100% possível no Gran Questões! Suas notas são 100% particulares e os outros usuários não poderão visualizá-las.
  • Estatísticas: saiba quantas pessoas acertaram ou erraram o item, de acordo com as estatísticas registradas para cada questão de concurso dentro da plataforma!
  • Reportar erro: um espaço reservado para que o aluno possa denunciar qualquer erro de conteúdo ou diagramação percebido nas questões de concurso.

Questões de concurso: veja como é uma questão comentada!

Está na dúvida se as questões de concurso comentadas realmente auxiliam nos seus estudos? Veja um exemplo de questão de Direito Administrativo comentada que você pode encontrar na plataforma Gran Questões:

(IADES, 2022. CAU SE – Auxiliar de Fiscalização)

Quando o administrador público pratica conduta ilegítima, atuando fora dos objetivos, de forma expressa ou implicitamente traçados em lei, trata-se de

(A). uso do poder.
(B). exercício do poder.
(C). aplicação do poder-dever de agir.
(D). exercício do poder de polícia.
(E). abuso de poder.

Gabarito 

Olá caro aluno,

A presente questão versa sobre tema afeto ao direito administrativo. Vejamos cada um dos itens:

A) FALSO. Perceba que a discussão travada se relaciona a uma conduta ilegítima praticada fora dos objetivos da lei, motivo pelo qual não estamos diante de mero uso do poder – conceito que denota regularidade;
B) FALSO. Tal como citado acima, tal expressão igualmente denota uma atuação regular, motivo pelo qual tal item não pode ser assinalado como correto;
C) FALSO. Trata-se da mesma argumentação acima esposada;
D) FALSO. Mais um item que indica atuação regular do administrador público, estamos procurando item que demonstre atuação irregular;
E) GABARITO DA QUESTÃO. De fato o abuso de poder consiste na prática de uma conduta ilegítima por parte do administrador público e pode ser dividido em desvio de poder ou excesso de poder;

Fonte: trata-se de assunto eminentemente doutrinário, motivo pelo qual remetemos o aluno para a doutrina administrativista de sua preferência;

*Resposta do professor Mario Vieira Da Silva Neto da equipe Gran.

Viu como fica mais fácil estudar e compreender questões de concurso comentadas? Vale lembrar que no Gran Questões também existe a opção de visualizar comentários em vídeo!

Questões de concurso: veja como é a análise de desempenho por prova no Gran Questões!

Ao realizar e finalizar uma avaliação na plataforma, um relatório de desempenho geral e por matéria será automaticamente gerado, assim como o modelo abaixo:

Avaliação de desempenho: erros e acertos gerais em questões de concurso
Avaliação de desempenho por prova: erros e acertos gerais em questões de concurso

Já o desempenho por matéria aparece em uma lista, acompanhado também do número de questões de concurso por disciplina, erros, acertos e o percentual de aproveitamento do aluno! Veja:

Monitoramento de questões de concurso por disciplina
Monitoramento de desempenho em questões de concurso por disciplina

Com essas informações, é possível compreender quais pontos precisam de mais atenção e dedicar-se especificamente a eles! Também é possível comparar os resultados e a sua evolução entre simulados, buscando sempre uma pontuação melhor!

Por que estudar com questões de concurso?

Utilize o índice abaixo para navegar pelos principais motivos de se estudar por questões de concurso:

Questões de concurso potencializam e direcionam o aprendizado

Os simulados e exercícios de concurso possibilitam que os candidatos compreendam de forma mais natural o nível de dificuldade exigido nos certames. Assim, é mais fácil orientar os estudos, garantindo alto rendimento.

Você já notou que todo bom cronograma de estudos divide o tempo de forma proporcional, sempre dando mais atenção às matérias mais cobradas? A resolução de questões de concurso e simulados é a principal responsável por fornecer esses direcionamentos!

A partir da resolução de questões de concurso também é possível analisar o percentual de acertos, uma métrica capaz de classificar o aluno entre iniciante, intermediário e avançado em cada uma das disciplinas. A partir dessas análises, é possível formular um plano de estudos direcionado não apenas às exigências do edital, como também às suas necessidades de conteúdo.

Saiba como interpretar o percentual de acertos nos seus estudos! 

A velha e famosa expressão “a resposta está na prova”, pode se aplicar em concursos públicos, levando em consideração avaliações anteriores. Basta pensar que as bancas examinadoras estruturam as provas com base em um banco de questões de concurso. Assim, é comum que existam itens muito similares ou mesmo iguais.

Realize questões de concurso de forma planejada

Ter um plano bem definido na hora de realizar as provas de concurso público permite uma linha de raciocínio mais clara durante a avaliação e pode proporcionar maior foco e organização. Quanto mais simulados e questões de concurso forem resolvidas, mais fácil se torna pensar em uma técnica mais apurada para solucionar os problemas apresentados. 

Paralelamente, as questões de concurso podem estar presentes em todos os momentos da sua preparação. Elas podem auxiliar:

  • Na fixação de conteúdos;
  • Na revisão e assimilação;
  • Para medir o desempenho em cada uma das matérias.

Se você procura uma preparação por questões ainda mais aprimorada, assinantes ilimitados do Gran ou Gran Questões podem desfrutar da ferramenta Programa de estudos. Este recurso permite que o aluno formule um planejamento de questões de acordo com os seus objetivos. Assim, é possível acessar exercícios mais objetivamente e acompanhar o progresso em cada uma das matérias.

Programa de Estudos 3.0: a preparação com foco em questões de concurso aprimorada!

Você sabia que o Programa de Estudos recebeu atualizações na Reinvenção 2023? Agora, é possível formular Programas de Estudos por Carreira. Isto é, você não precisa ter um edital em mente em primeiro momento, podendo ajustar sua preparação com foco nas disciplinas comuns para diversas carreiras, como: Segurança Pública, Saúde, Educação, Administrativa e muita outras!

Com a nova atualização,  também é possível visualizar a relevância de cada assunto com mais clareza, comparar seus resultados com os de outros alunos da plataforma (de maneira anônima), utilizar o cronômetro com mais liberdade e ativar o modo noturno!

Saiba mais sobre o Programa de Estudos 3.0! 

Estudar com questões de concurso por meio de simulados auxilia no autocontrole e no monitoramento do tempo

É possível realizar simulados inéditos que se assemelham a provas de concursos na plataforma Gran Questões, já que eles são baseados nas últimas edições dos certames e apostas de cobrança para o futuro. 

Isso permite maior controle do tempo que se deve dedicar a cada uma das questões ou a cada um dos temas abordados. Quanto mais treinar, mais acostumado o aluno estará com a prova e a tendência é que fique menos nervoso ou inseguro no dia da avaliação. Afinal, para ficar bom em qualquer atividade, é preciso prática, não é mesmo? O mesmo se aplica em concursos públicos!

Além das avaliações inéditas, agora também é possível encontrar simulados mais específicos organizados por professores ou mesmo por colegas de estudo. Você também poderá formular e compartilhar as avaliações estruturadas por você.

Ainda é possível contar com uma contabilização de tempo interna, realizada pela própria plataforma. Caso você precise interromper seu simulado, ele ficará salvo e poderá ser acessado por meio da área do aluno. Ao finalizá-lo, você ainda poderá contar com um relatório de desempenho baseado nos seus erros e acertos!

Saiba mais sobre os simulados do Gran Questões! 

Estudar por provas e questões de concurso permite conhecer melhor a Banca Examinadora

CESPE, FGV, FCC, Fundação Cesgranrio, VUNESP: são muitas as bancas examinadoras que atuam na área de concursos públicos brasileiros. E, assim como são instituições distintas, cada uma dessas bancas possui seu próprio perfil e preferências de cobrança.

O CESPE, por exemplo, é conhecido por seus enunciados longos e complexos em suas questões de concurso. Já a Fundação Cesgranrio costuma ser mais objetiva, abordando todo o edital em itens mais diretos. Conhecer cada uma dessas particularidades parece ser complicado, mas se torna bem mais simples com a resolução de questões de concurso.

Afinal, ao recorrer à essa técnica, você está se acostumando diretamente com aquele padrão, sem precisar pensar muito sobre isso. Estudar por questões de concurso  também diminui suas chances de cair em pegadinhas, por exemplo.

Saiba mais sobre pegadinhas em concursos públicos! 

Estudar por questões de concurso garante maior dinamismo às suas rotinas de estudo

Se você já é concurseiro de longa data, sabe que a rotina de estudos pode ser um tanto maçante, centrada principalmente na leitura de materiais teóricos (os famosos PDFs). Ao incluir as questões de concurso diariamente na sua rotina, você não só treina de forma direta para o certame, como também aprimora seu processo de aprendizado e pode até ficar mais motivado.

Afinal, não tem nada melhor do que acertar e sentir que está progredindo, não é mesmo? Na verdade, os benefícios das questões de concurso nas suas rotinas de estudo vão muito além do que apenas te fazer sentir mais “vivo” enquanto está estudando. Elas também são capazes de transformar seu estudo passivo em ativo, favorecendo a assimilação e memorização de conteúdos.

Estudar por questões de concurso permite aprender com seus erros

Ninguém gosta de errar, especialmente resolvendo questões de concurso. Contudo, o erro é uma importante parte desse tipo de preparação e pode ser aproveitado ao máximo. Você sabia que sua atenção fica ainda mais aguçada por alguns instantes depois de cometer o erro?

Esse é o momento de buscar a resposta correta da questão de concurso e compreender o erro para fixá-lo na memória e evitá-lo no futuro. Nesse sentido, as questões de concurso comentadas são a melhor opção. Afinal, elas trazem consigo um pequeno resumo contextualizado apresentando a resposta correta.

No Gran Questões 3.0 além de poder conferir comentários escritos por professores, você também poderá encontrar comentários em vídeo. É mais uma maneira de otimizar o seu aprendizado!

É possível inserir a resolução de questões de concurso nos mais variados momentos do seu dia

Exatamente por ser uma forma mais dinâmica de estudo, as questões de concurso podem ser inseridas em diversos momentos do seu dia, até aqueles que não foram inicialmente planejado para os estudos. Quer um exemplo? Pense na viagem de volta do seu trabalho até a sua casa por meio do transporte público: é agoniante pensar que você poderia estar usando aquelas horas de maneira produtiva para avançar a sua preparação, não é mesmo?

Leia mais sobre as horas coringa! 

Ao instalar o Gran Questões no seu celular você pode transformar este e muitos outros momentos frustrantes do seu dia a dia em momentos de revisão. Basta acessar o aplicativo e começar a resolver questões de concurso com poucos cliques e uma interface intuitiva: sem enrolações! Ao manter-se em contato com o conteúdo sempre que possível, você fortalece a capacidade de assimilação da sua memória, contribuindo para um base de conhecimentos cada vez mais sólida!

Estudar com questões de concurso ajuda você a “zerar” o edital de concurso mais rapidamente 

Você sabia que é possível estudar algumas matérias apenas contando com a resolução de questões de concurso? Pois é! Esse é o princípio do estudo reverso, uma técnica que pode ser aplicada essencialmente para matérias que você já viu e/ou acredita que domina.

Se você vai prestar um concurso para a área de Psicologia, por exemplo, e já domina os conhecimentos específicos da sua área, talvez não valha a pena empregar a rotina usual de PDF + videoaula + resolução de exercícios. Às vezes é possível assinalar os pontos de dificuldade de maneira mais objetiva com as questões de concurso e trabalhar com foco neles.

Dessa forma, você pode otimizar o seu tempo no planejamento de estudos para concursos e obter resultados ainda melhores com as suas rotinas de preparação.

Saiba mais sobre o estudo reverso! 

Questões de concurso: participe de aulas gratuitas

Para otimizar ainda mais o seu estudo com questões de concurso, confira as maratonas e treinamentos intensivos do canal de Youtube do Gran!

Essas preparações são especialmente voltadas para a resolução comentadas de questões de concurso com foco em seleções, carreiras ou áreas específicas, aperfeiçoando cada vez mais o aprendizado de maneira direcionada.

Além disso, você também poderá conferir aulas amplas de preparação, organização e técnicas de estudos. 

Confira abaixo, uma aula exclusiva com o professor Alexendre Meirelles sobre como resolver questões de concurso de forma ainda mais eficiente! 

Questões de concurso: estude sem limitações com os planos do Gran Questões! 

Apesar do cadastro na plataforma Gran Questões ser gratuito, alguns recursos são exclusivos para assinantes que adquirem um dos dois planos exclusivos (Gran Questões Pro e Gran Questões Premium) ou a Assinatura Ilimitada. Veja abaixo alguns diferenciais que podem ser usufruídos com a aquisição dos planos:

  • Acesso a todos os simulados da plataforma;
  • Questões comentadas em texto por professores;
  • Possibilidade de participar dos rankings.
  • Comentários em vídeo;
  • Programa de Estudos por Questões;
  • Modo offline no aplicativo.

*Ao adquirir a Assinatura Ilimitada 8.0 você automaticamente se tornar Assinante Ilimitado do Gran Questões também. Isto é, com acesso a todas as funcionalidades da plataforma!

Adquira a Assinatura Ilimitada 8.0! 

Questões de concurso: materiais gratuitos

Além da plataforma Gran Questões, o nosso site também conta com um acervo com diversos conteúdos gratuitos. Por lá, concurseiros podem encontrar provas, simulados, e-books e muito mais. Veja algumas opções de materiais de questões de concurso logo abaixo:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online