Concursos PMERJ: entrevista exclusiva com o Subsecretário Geral!

Representante da PMERJ fala sobre os concursos da área de saúde, soldado, oficial e do aumento do limite de idade para ingresso!

Avatar


18 de Dezembro de 2019 2 min. de leitura

O Estado do Rio de Janeiro terá um ano promissor em 2020 para as carreiras policiais e da saúde. De olho nos diversos editais que serão publicados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Gran Cursos Online realizou uma entrevista exclusiva com o Subsecretário Geral da Secretaria de Estado da PMERJ que também acumula a função de chefe de Estado Maior da corporação, Coronel Marcio Basilio (concursos PMERJ).

[VÍDEO] Entrevista com subsecretário PMERJ

Assista abaixo!

Concurso PMERJ saúde

De acordo com ele, haverá novidades no primeiro trimestre de 2020, pois há a expectativa que os editais possam ser lançados em fevereiro de 2020 para Oficial Médico e para os cargos de Cabo PM Especialista, sendo para técnicos de enfermagem. “A incorporação dos profissionais aprovados, se tudo ocorrer conforme o planejamento, pode acontecer no segundo semestre de 2020”, detalha o subsecretário.

“Nós temos uma programação para que nos próximos 10 anos fazer concursos anuais. Esse é o comprometimento do governador para a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”.

Concurso PMERJ soldado

Conforme anunciado pelo governador, existe a expectativa de um novo certame para provimento na carreira. Segundo o representante da corporação, ainda faltam 800 alunos para serem chamados e incorporados, remanescentes do concurso público de 2014. Após isso, haverá o lançamento do edital.

“A partir do início do ano de 2020, estaremos preparando o edital com 2.000 vagas para soldado. Por conta dos trâmites burocráticos, acontecerá ainda a licitação para a escolha da banca organizadora. Também está programado que ocorra concursos anuais”.

Idade limite para ingresso na PMERJ

O Projeto de Lei 346/2019 trata sobre o aumento da idade limite, que passa de 30 para 35 anos, para inscrição em concursos públicos da PMERJ e no CBMERJ foi aprovado.

O texto foi sancionado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, assim derrubando o veto do governador, Wilson Witzel. De acordo com informações do representante, a corporação é contrária à medida tomada pela Alerj.

“Temos que levar em consideração o tempo máximo de permanência do profissional dentro da Polícia. Uma coisa é o policial militar ter 18 ou 25 anos e enfrentar restrições que acontecem durante o serviço. Outra coisa é um senhor de idade estar na mesma atividade, o rendimento cai, não é a mesma coisa. Não posso contratar com mais idade, esse é um dos pontos que colocamos. É um serviço insalubre para um servidor com idade avançada”, ressalta.

Concurso PMERJ oficiais (CFO)

O subsecretário comunicou que há uma necessidade de pessoal na ocupação em torno de 400 cargos. Ele explica, que quem tem interesse em prestar o certame, use como base o último edital, podendo haver pequenas mudanças de acordo com a banca que for responsável.

“A previsão efetiva é de 37 vagas, podendo ao longo do tempo aumentar o quantitativo. O processo já foi encaminhado para a Casa Civil e está aguardando autorização do governo estadual. Posteriormente, haverá um processo de licitação para as empresas interessadas enviarem as propostas”.

Concursos PMERJ: dicas de estudos

Para os concursos na área da saúde, os interessados poderão se basear nos editais similares tanto das Forças Armadas quanto de outras policias e de outros corpos de bombeiros militares.

Já para o Curso de Formação de Oficiais, podem usar como base o edital do concurso público anterior, mesmo que a banca seja diferente.

Para quem deseja ingressar no Curso de Formação de Soldado também pode estudar de acordo com o último concurso, realizado em 2014. Não haverá mudanças em relação ao conteúdo programático cobrado e se houver será mínimo.

 

Clique AQUI e saiba todas as informações sobre os concursos PMERJ

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Comentários (2)

Avatar Maycon 18 de Dezembro de 2019

A idade para o cfo deve permanecer em 35 como os dois últimos? Não foi falado nisso na entrevista.

 Responder

Avatar Leandro Pinheiro 19 de Dezembro de 2019

Afinal, a idade para ingressar na pmerj será mesmo de 35 anos?

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *