Pesquisa do CNJ avalia participação feminina em concursos

Levantamento será feito em todos os tribunais sobre a atuação de mulheres em comissões organizadoras e bancas examinadoras

Avatar


18 de Maio de 2020

O Conselho Nacional de Justiça realizou uma pesquisa, na primeira quinzena de maio deste ano, sobre a participação feminina nas comissões organizadoras e nas bancas examinadoras nos concursos públicos para ingresso na Magistratura (concursos tribunais).

Entramos em contato com o CNJ para saber mais detalhes a respeito da condução da pesquisa. “Foi encaminhado aos tribunais um formulário em que as cortes devem informar a composição da comissão organizadora e da banca examinadora do primeiro concurso realizado após a promulgação da Constituição Federal, em 1988. Também foi solicitada a composição das comissões e bancas de concursos para magistratura realizados entre 2010 e 2020”, pontuaram.

Além de dimensionar sobre a atuação das mulheres nesse meio, a pesquisa tem como foco verificar se os editais de seleção dos últimos dez anos contemplam conteúdos de Direitos Humanos e Equidade de Gênero. O Conselho irá coletar e analisar os dados encaminhados pelos tribunais e posteriormente irá tornar público a pesquisa e os impactos.

Concurso tribunais e mulheres

Ícones de modelo de logotipo e símbolos de advogado de justiça ...No ano de 2019, O Conselho Nacional de Justiça publicou um Diagnóstico da participação feminina no Poder Judiciário, desde a publicação da Constituição federal de 1988 até o ano da pesquisa. Os resultados impressionam de forma positiva. Dos 90 tribunais, 68 encaminharam as informações solicitadas na época. A conclusão do trabalho indica um aumento, partindo de 24,6%, em 1988, para 38,8% em 2018 em relação à participação feminina na magistratura.

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos de forma gratuita por 100 dias que tem como objetivo beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil. Aproveite a oportunidade!

Quero me inscrever! Clique aqui para fazer a inscrição!

 

 

Saiba aqui a situação de todos os concursos para tribunais

Avatar


18 de Maio de 2020

Tudo que sabemos sobre:

concursos tribunais