Cuidado com os excessos!

Avatar


30 de dezembro3 min. de leitura

Você já se deparou com alguma situação em que percebeu que estava exagerando e isso não estava te fazendo bem? No mundo dos concursos, funciona da mesma forma, é muito comum os alunos desejarem tanto a aprovação que acabam exagerando em diversos aspectos de sua preparação.

Muitas vezes, o exagero é na própria carga horária: o aluno almeja tanto a aprovação e inicia com tanta energia essa caminhada que acaba estabelecendo para si uma carga horária diária extremamente pesada para sua realidade. Isso pode até funcionar por uma semana ou duas, mas, com o tempo, a pessoa perde o fôlego e começa a oscilar, falhando assim com um dos principais pilares da preparação, que é a constância.

Gosto sempre de comparar a preparação para concursos públicos com uma maratona, por isso, não aja como se esse projeto fosse uma corrida de 100 metros. Você precisa empreender um ritmo sustentável em longo prazo. Não adianta começar com um ritmo forte e perder a energia durante a caminhada: você precisa manter o ritmo durante todo o processo, e mais ainda, precisa ter energia para dar o sprint final nas últimas semanas que antecedem a sua prova.

O excesso pode estar presente em todo o processo de diferentes maneiras. Há estudantes que optam em passar o dia todo estudando a mesma disciplina, pois alegam que esta é o “calcanhar de Aquiles” deles e, por isso, precisam se dedicar mais a ela; contudo, passar horas estudando o mesmo conteúdo pode deixar o seu estudo mais cansativo e menos produtivo, por isso sempre recomendo aos alunos que estudem em ciclos. Aumente a quantidade de vezes que você estuda aquele ponto do edital durante a semana, pois passar o dia todo no mesmo assunto pode não ser uma boa estratégia.

Ouso repetir a famosa frase: “até o que é bom, em excesso, faz mal”, e trago como exemplo a organização. Se você quer ter sessões de estudo mais produtivas, é preciso se organizar, pois isso te auxilia na confecção do seu plano de estudos. Também é necessário que você se organize para produzir excelentes materiais de revisão. Um ambiente de estudo organizado irá impactar diretamente na qualidade do seu estudo.

Por outro lado, se você é uma pessoa extremamente organizada, isso pode te impedir de avançar. Vejo alguns alunos buscando a melhor planilha de controle de estudos, o resumo perfeito, o melhor mapa mental, e algumas vezes eles ficam travados no conteúdo pelo excesso de tempo dedicado à organização.

Esse excesso pode levar ao perfeccionismo e à consequente insatisfação com o rendimento. Devemos entender que, quando se trata de concursos públicos, ninguém é 100%. Raramente você ouvirá falar de pessoas que gabaritaram alguma prova. Entenda que os erros e as dificuldades fazem parte da caminhada, precisamos focar no crescimento, e não em acertar todas as questões. Além do mais, cada questão errada deve ser interpretada como uma oportunidade de aprendizagem. Por isso, pare de focar no negativo, foque no quanto você está evoluindo. Além disso, entenda que você terá dias bons e dias ruins – isso é totalmente normal, mas busque extrair o melhor de cada dia.

Para complementar a sua preparação, nós sempre passamos algumas dicas, como, por exemplo, cuidar da parte física. Sabemos que fazer atividade física regularmente é primordial para você cuidar da sua saúde, e também há estudos que demonstram os benefícios dessa atividade para o seu desempenho nos estudos. Mas ainda assim, há um limite para praticá-la. Não é interessante realizar exercícios físicos por um tempo excessivo, pois, além do risco de ocorrerem lesões, o cansaço e a fadiga podem atrapalhar o seu rendimento. Ou seja, mesmo o que é bom para você precisa ser dosado, em excesso pode fazer mais mal do que bem.

Outra situação comum é quando o estudante se esquece de todas as outras áreas da vida e acha que não pode dedicar tempo para mais nada – ele pensa que precisa dedicar todos os minutos livres ao estudo, não impõe limites a si mesmo. Nesse sentido, é sempre importante estabelecer metas de estudo, não somente para você sair da zona de conforto, mas também para entender que deve cumprir com o programado e, por isso, não precisa estudar de manhã, à tarde, à noite e durante a madrugada. O estudo pode sim ser conciliado com outras atividades, e estabelecer metas te fará respeitar o tempo do descanso.

Invista nos seus relacionamentos interpessoais, pois ninguém vive sozinho. O ser humano tem a natureza de se relacionar, por isso invista em relações positivas, tenha tempo de qualidade com seus familiares, com seus amigos e com todos os seus incentivadores. Estudar para concurso não precisa ser uma caminhada tão solitária quanto parece.

A intenção desse artigo não é te desencorajar a fazer atividades físicas, nem te fazer desistir de ter a organização como um hábito, tampouco fazer você reduzir a sua carga horária de estudo. O meu intuito aqui é chamar sua atenção para não cometer exageros, pois, em muitas ocasiões, a pressa em passar em um concurso público, para atingir a forma física ideal ou até mesmo para atingir as marcas para o seu Teste de Aptidão Física podem boicotar sua preparação, fazendo surgir imprevistos. Não tenha pressa, tenha cuidado com os limites do seu corpo e da sua mente.

Ao mesmo tempo em que eu incentivo os alunos a saírem da zona de conforto, também devo sempre alertá-los sobre os cuidados com os excessos, por isso, sugiro que você analise tudo que foi mencionado aqui e reflita sobre sua vida e sua rotina de estudos. Empreenda um ritmo de estudos forte, mas tenha em mente que a sua preparação não irá durar apenas uma semana ou um mês, por isso, é preciso se manter firme. Mais importante do que começar é permanecer. Estamos juntos, forte abraço e até a próxima!

Avatar


30 de dezembro3 min. de leitura