Curso de Formação Profissional da Polícia Federal (CFP-PF)

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou Policial Legislativo Federal e faço parte da equipe do GranXperts.

Avatar


07 de julho2 min. de leitura

Profissional da Polícia Federal (CFP-PF), que ocorre na Academia Nacional de Polícia (ANP).

 

Vídeo de Motivação para a Polícia Federal:

https://www.youtube.com/watch?v=DQukJAt4dpw

 

 

Neste artigo, eu falarei sobre o Curso de Formação Profissional é a última etapa do concurso público para ingresso nos cargos de Delegado de Polícia Federal, de Perito Criminal Federal, de Agente de Polícia Federal, de Escrivão de Polícia Federal e de Papiloscopista Policial Federal; possui caráter eliminatório e é constituído de disciplinas teóricas e operacionais, com o escopo de desenvolver e aprimorar as competências necessárias a cada perfil profissional.

A matriz curricular engloba diversas disciplinas, algumas tipicamente policiais, como técnicas de investigação policial e planejamento de ações e operações policiais, e outras, embora pertencentes a áreas do conhecimento operacionalizadas por outros profissionais, são abordadas sob a ótica da rotina policial e das estratégias de enfrentamento, como, por exemplo, crimes ambientais e desvios de recursos públicos.

Embora, para cada perfil profissional, haja matriz disciplinar específica, a formação tem duração média de 850 horas-aula e sua realização ocorre durante o período de cinco meses, aproximadamente. Para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados, os alunos estão sujeitos a uma intensa rotina, sob regime de semi-internato, das 7h40 às 19h30, de segunda a sábado, com alguns intervalos para descanso entre as aulas e almoço.

 

 

As atividades letivas são realizadas nas dependências da Academia Nacional de Polícia, que conta com ampla infraestrutura, e são conduzidas por corpo docente altamente especializado, composto por Policiais Federais recrutados dentre aqueles dotados de expertise em cada tema a ser ministrado e previamente capacitados para a docência.

 

Quanto à logística, numa área de 60.000 m2, estão distribuídos lanchonetes, restaurante, salas de aula, auditórios, Teatro de Arena, laboratórios de informática e perícia, complexo poliesportivo (pista de atletismo, campo de futebol, piscina semiolímpica, academia de ginástica, ginásio, quadras poliesportivas, dojôs, circuito-estratégico), Estandes de Treinamento de Armamento e Tiro, Centro de Treinamento Operacional (torre, plataformas de observação, ambientes simulados para entradas táticas, cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão em diversos níveis de risco), alojamentos, biblioteca e museu.

Os alunos de diversos estados do Brasil são acomodados em alojamentos coletivos, propiciando uma importante fase da formação: a convivência em grupo, a superação das diferenças e o desenvolvimento da resiliência.

A disciplina e o culto aos valores institucionais, lastro da atuação policial, também integram o processo de formação e estão presentes na rotina diária dos futuros Policiais Federais.

Vista aérea da ANP

Visão externa dos alojamentos

Visão interna dos alojamentos

Teatro de Arena

 

Cerimônia semanal de Hasteamento de Bandeiras
Vídeo do Curso de Formação da Polícia Federal – ANP 2019:

 

A ANP oferece ainda os seguintes cursos:

• Cursos de Formação Continuada: a ANP oferece inúmeros cursos de capacitação continuada, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD), visando ao treinamento de profissionais de segurança pública para o desenvolvimento de suas atribuições com excelência;

• Cursos de Especialização: a ANP oferece, por meio da Escola Superior de Polícia, os cursos de Especialização em Gestão da Investigação Criminal, Especialização em Inteligência Policial e Especialização em Documentoscopia.

 

Fonte: Arquivo pessoal e sítio da Academia Nacional de Polícia ANP, visitado em 27 de maio de 2020.

 

 

Recebi essa foto da minha aluna Fernanda, do programa de coaching. Ela se formou no último Curso de Formação da Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia. É nesse momento que você vê que todo sacrifício e dedicação por meio dos estudos valem muito a pena.

Bom… É isso. Espero que você tenha gostado e que esse artigo possa ajudar na sua motivação. Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Caso você esteja precisando de acompanhamento e de orientação para os seus estudos, fico à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos – GranXperts.

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos? Clique aqui para obter mais informações.

Aproveite e se inscreva no nosso Canal no YouTube:

 

 

Um abraço!

Yuri Moraes

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Professor Yuri Moraes

Avatar


07 de julho2 min. de leitura