Dupla aprovação de Karina Bertolani: Perita e Investigadora no concurso PCES

"É preciso ter em mente que tudo isso é necessário e provisório", destaca a aprovada

Avatar


21 de junho2 min. de leitura

Karina Bertolani Maioli poderá optar por qual cargo irá assumir. Ela foi aprovada para as ocupações de Investigador, em 34º lugar e para Perito Criminal, 28º lugar, no concurso PCES – Polícia Civil do Espírito Santo. Ela é residente do município de Serra – ES.

Nesse certame foram mais de 78 mil candidatos inscritos para concorrer nas vagas em 7 cargos: Auxiliar de Perícia Médico-Legal, Assistente Social, Escrivão de Polícia, Investigador, Médico Legista, Psicólogo e Perito Criminal em diversas especialidades. O organizador foi o Instituto AOCP.

Ela começou a estudar para ingressar nas carreiras públicas por conta das altas remunerações oferecidas, pela profissão e por uma estabilidade maior do que a iniciativa privada proporciona.

Foram 3 meses de dedicação, voltado para o concurso da corporação, segundo palavras da aprovada. “Eu era muito focada. Meus estudos duravam, em média, 9 horas por dia. E isso mantendo sempre a constância, aproveitando cada segundo de estudo”. Karina já havia prestado outros concursos e aproveitou da bagagem de conhecimento já adquirida.

Questionada sobre como o Gran ajudou na preparação do concurso PCES, ela explica:

“O Gran Cursos Online foi essencial para a minha organização. O que me auxiliou muito foi a separação por disciplina e isso me fez ganhar tempo!”

Outro diferencial da plataforma que Karina destaca são os PDFs autossuficientes disponibilizados com as questões comentadas. “Ter a explicação do professor, ponto a ponto, dos assuntos e dos exercícios me fez diagnosticar padrões da forma de cobrança dos conteúdos. Também peguei muitas dicas pontuais”, afirma.

Uma técnica utilizada que ajudou-a muito foi estipular metas semanais. Além da resolução de muitas questões. Karina conta que é necessário muita dedicação e organização:

“Por isso é importante manter sempre um calendário com metas que sejam possíveis de serem cumpridas e não burlar o cronograma”, detalha.

Ela reafirma ainda que “é preciso ter em mente que tudo isso é necessário e provisório”.

O psicológico preparado e o físico também. Além dos estudos, ela também mantinha cuidados com o corpo pensando nos Testes de Aptidão Física – TAF. Karina realizava atividades sempre quando podia nos intervalos dos estudos e tempo livre. “Usava o horário do almoço, por exemplo. Sou adepta do crossfit, natação, musculação e corrida. São práticas que me relaxam!”, conta a concursanda.

Após a agitação, a calmaria. Agora, ela tem outros planos. O foco é continuar estudando, mas para os próximos concursos públicos da Polícia Federal e ABIN – Agência Brasileira de Inteligência. Além de aguardar a nomeação no concurso da Polícia Civil do Espírito Santo.

A mensagem que ela deixa para aqueles que desejam ingressar no serviço público é nunca desistir até alcançar seus objetivos. Também:

“É bom manter sempre o foco e a constância no dia a dia dos estudos.  A rotina é cansativa, mas a recompensa um dia chega”, destaca ela.

Assista ao vídeo dela abaixo destacando pontos da trajetória no concurso PCES:

 

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


21 de junho2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

CONCURSO PC ES