Com os pilares: dedicação e fé, Rafael Gonçalves conquista aprovação na PRF!

“Persevere, não desista na primeira, segunda, terceira, décima ou vigésima derrota. Sempre há uma oportunidade de melhorar ou de ajustar algo. Seja uma técnica, condutas, comportamentos ou atitudes. Evite sentimentos negativos para que seus objetivos sejam alcançados. Todo o caminho tomado não é e nem será fácil”, diz Rafael Gonçalves que foi aprovado no último concurso da Polícia Rodoviária Federal – PRF. Ficou na 13º posição (lotação no Estado do Mato Grosso), após o TAF – Teste de Aptidão Física, uma das fases da seleção.

Leia alguns trechos bíblicos que ele usa como inspiração:

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”
Josué 1:9

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”
Filipenses 4:6

Essa não é uma história de alguém com técnicas prontas e conquistas rápidas, mas a trajetória de uma pessoa que persistiu e não se deixou abater apesar das adversidades da vida e, aos poucos, conquistou e segue conquistando seu lugar no serviço público. Um espaço de pertencimento da qual quer fazer a diferença como pessoa e profissional.

Rafael é morador de Planaltina (DF). Questionado sobre a sensação ao saber das boas notícias, ele conta “é gratificante por demais e, particularmente, mais uma oportunidade de agradecer por tudo que Deus tem feito em minha vida, seja em uma aprovação, seja em uma reprovação”, exalta.

A trajetória dele começou há quase 10 anos, em 2010. O início dos estudos se deu quando ainda estava na faculdade de Ciências Biológicas. Ele relata que os primeiros anos foram tensos, pois mesmo estudando muito, ainda não conseguia ver seu nome nas listagens de classificação.

“Eu acumulei muitas reprovações, mas tirei lições em cada uma delas. Ainda assim, vejo o lado positivo das situações, isso tudo foi fundamental para construir minha base de conhecimento nas disciplinas básicas”, afirma.

A primeira aprovação para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (lotação no município de Formosa – GO), no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, foi uma alegria para ele.

E houveram aprovações posteriores, em 2014, no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal para o cargo de Professor – Ciências Naturais, em 19º lugar. No mesmo ano, mais um êxito, conseguiu ser classificado no concurso para Agente Administrativo da Polícia Federal, um dos últimos cargos que exerceu.

Quem pensa que há só glorias, se engana, o concurseiro foi reprovado em vários certames que prestou no período entre 2014 e 2016. Porém, em 2017, conseguiu novamente aprovação no certame público da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) para o cargo de Professor – Ciências Naturais, mas dessa vez, em 3º lugar.

Foi aprovado também no concurso da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (SECITEC), sendo o 1º lugar na ocupação de Técnico em Assuntos Educacionais.

Porém, o que tocou mais no emocional dele foi a tênue aprovação no concurso público da Polícia Federal. Ele conquistou uma das disputadas vagas para o cargo de Escrivão, foi aprovado nas provas objetivas e discursiva. Contudo, foi desclassificado nos testes físicos, onde não alcançou a pontuação mínima de 12 pontos nos conjuntos de atividades exigidas.

“Foi uma reprovação muito dolorosa! Só que perseverei. Minha esposa me animou muito para continuar e prosseguir no foco de ser aprovado no cargo dos meus sonhos, que era na época, a Polícia Rodoviária Federal – PRF”, conta.

Eis que, no meio do caminho, uma nova oportunidade? Rafael viu, no fim do ano passado, a abertura do concurso da Fundação Universidade de Brasília (FUB) e se inscreveu para a ocupação de Técnico em Assuntos Educacionais. Se dedicou e alcançou o topo da listagem, sendo o quarto lugar da colocação*.  Rafael já foi nomeado, em março deste ano, para o cargo em questão.

Posteriormente, ele tomou uma decisão:

“Eu nem estava tão animado a prestar as provas da PRF, pois o edital já havia sido divulgado no final de novembro, e até então eu não estava me dedicando a esse concurso – estava cansado, queria dar um tempo de estudos para concurso. Foi então que minha esposa me convenceu a prestar as provas da PRF e logo iniciei a preparação específica, no dia 20 de dezembro, a pouco mais de um mês para as provas da corporação”, declara.

Como o tempo era curto, ele priorizou as disciplinas de Legislação de Trânsito, Língua Portuguesa, Física e Matemática. As duas primeiras seriam correspondentes a 50% das provas objetivas e as duas últimas porque são matérias que criam mais dificuldades aos candidatos, tornando-se um diferencial caso acerte as questões/assertivas.

Rafael se organizou. Com a jornada de trabalho de 40 horas por dia, ainda incluía 5 horas diárias para estudo. “Me esforcei demais para conseguir. Eu confecciono meus resumos e ainda converto eles para o formato MP3 para ir ouvindo enquanto leio. Isso turbina a aprendizagem”, confessa ele sobre as técnicas que utilizou.

“No dia 03 de fevereiro de 2019, em Cuiabá (MT), prestei as provas e saí sem muitas perspectivas de aprovação, porquanto muitos candidatos, fora dos portões do local de prova, falavam que as avaliações haviam sido fáceis, além de a relação candidato ter sido superior a 200 pessoas por vaga. Mas graças a Deus, quando vi a publicação do resultado final das provas objetivas e discursiva figurei na décima quarta colocação. Muita alegria!”, declarou.

O aprovado conta que ter a Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online foi um diferencial!

“Você pode buscar a disciplina de seu interesse e, na maioria das vezes, há mais de um professor que leciona sobre a matéria. Você tem a opção de escolher um que mais se adeque ao seu ritmo e que tenha a melhor didática ao seu perfil”, conta.

“Há também a vantagem de acessar livremente materiais de distintos certames públicos. As próprias videoaulas são de excelente qualidade, posso falar de todas as disciplinas. Ademais, a possibilidade de fazer anotações e as salvar, oferecida pela plataforma, e os resumos/degravações disponibilizadas facilitam a compreensão dos conteúdos”, complementa o estudante.

Confira as dicas preciosas dadas por Rafael Gonçalves para você que está começando agora os estudos ou já se prepara há um bom tempo. Tome nota!

“Primeiro, fazer um planejamento abarcando não somente as disciplinas de estudo, mas sim de toda a rotina. Tente ser fidedigno ao planejamento, respeitando também seus limites: não adianta planejar estudar 12 horas diárias, se você, como eu, tem de trabalhar, enfrentar duas horas de engarrafamento para chegar ao trabalho e mais duas horas de engarrafamento pós trabalho, além de outras atividades.

Efetue um estudo ativo: para muitas pessoas, apenas a tríade: leitura do material, videoaulas e resolução de questões atende às necessidades de aprendizagem. Todavia, a concorrência está mais acirrada a cada concurso, por isso, os espaços para erros são cada vez mínimos. As notas de corte dos concursos estão cada vez mais próximas da pontuação máximas.

Portanto, chamo de estudo ativo aquele no qual o concursando elabora seu próprio material, não copiando apenas, mas sim, recriando com seu entendimento, do modo que melhor possa relembrar os conteúdos estudados. Seja fazendo resumos simples, produzindo áudios, confeccionando mapas mentais, gravando até vídeos, como se estive em uma prova oral, ou até mesmo elaborando questões semelhantes às abordadas pela banca do seu concurso”, explica ele.

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Lanna Sant'Anna
Lanna Sant'Anna
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo