Gabriel Gil estudava em média 3 horas por dia e conquistou a aprovação no concurso PC SP!

Avatar


28 de abril1 min. de leitura

Gabriel Gil da Silva sempre quis entrar para a polícia. Determinado a conquistar a sua vaga nesta carreira, ele dedicou-se aos estudos para o concurso da Polícia Civil de São Paulo durante um ano.

O empenho deu certo. Gabriel foi aprovado no concurso da PC SP para o cargo de Agente de Telecomunicações Policial.

Ele conta que já tinha uma bagagem dos concursos do Tribunal de Justiça e da Faculdade de Direito, mas não tinha muito tempo para estudar devido a várias atividades que realizava, como: faculdade, trabalho noturno, academia, curso livre de filosofia e serviço voluntário. Desta forma, os estudos duravam em média 3 horas por dia.

Antes do edital ser lançado, Gabriel estava estudando para outros concursos, e só iniciou os estudos para o concurso PC SP após a publicação do edital. Neste período, ele passou a frequentar a academia 1 ou 2 vezes na semana, cortou o curso de filosofia de 3 vezes na semana para apenas 1 vez na semana e quase não frequentou a faculdade. Dedicando-se aos estudos durante às manhas e às tardes.

As técnicas de estudos utilizadas pelo aprovado foram as seguintes: nas disciplinas de português e informática, ele apenas resolvia questões, pois já havia estudado as matérias  para outros concursos. Exceto três temas de informática que nunca havia estudado. Neste caso, ele praticava nos programas excel e word 2016 para decorar os nomes das guias, ferramentas e funções.

90% do seu tempo de estudos eram dedicados às disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Criminologia. Outros 10% eram revisões das matérias que já tinha estudado.

Os estudos sempre eram iniciados com uma revisão dos últimos temas vistos. Para isso, Gabriel organizou uma planilha de revisões, onde anotava quando uma matéria deveria ser revisada, seguindo sempre um tempo de 10, 20 e 30 dias. Logo após, ele realizava os estudos teóricos por meio dos PDFs e Leis secas e fazia exercícios no final dos estudos.

De acordo com o aprovado, os estudos consistiam em 25% revisões, 50% estudo teórico e 25% exercícios. Com a aproximação da prova, ele passou a fazer mais exercícios, o que chegou a representar 75% dos seus estudos.

Gabriel Gil já foi nomeado, mas continuará estudando para o cargo de Delegado Civil e depois para o cargo de Delegado Federal.

Para os concurseiros, ele aconselha:

“Acredite em si, dedique-se, corte tudo que não seja absolutamente essencial, seja organizado. Divida seu tempo entre estudos, revisões e questões e vá crescendo o número de questões resolvidas até alcançar uma proporção de 65% somente de questões”.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


28 de abril1 min. de leitura