Largou a advocacia para ser Analista Judiciário e foi aprovada em 2º lugar no concurso TJ PA

Conheça a história da Gran Aluna, Lorena Coelho, que estudou até oito horas por dia e conseguiu a tão sonhada aprovação.

Avatar


17 de março2 min. de leitura

Aprovada em 2º lugar no concurso TJ PA para o cargo de Analista Judiciário – Direito, Lorena Coelho Netto Affonso é exemplo de dedicação e esforço na busca pela aprovação. A rotina incluía de seis a oito horas de dedicação exclusiva aos estudos nos turnos da manhã e tarde. Segundo Lorena, os degraus rumo ao sucesso começaram a ser superados em 2017. Após a conclusão da faculdade de direito, ela começou trabalhando como advogada, mas o foco era ser aprovada em concurso público.

“Havia o sentimento de realização em poder de alguma forma servir à sociedade em geral, pois atuar de uma forma mais coletiva e menos individualizada sempre me deu um senso de propósito que não encontrei atuando na advocacia”.

As dificuldades e pressões, naturais da profissão de advogado, foram determinantes para que Lorena percebesse que não tinha o perfil para essa profissão. Em 2018, atuou como assessora jurídica em uma Secretaria na Prefeitura Municipal de Belém, conciliando a carga de 6 horas de trabalho diárias com os estudos. Em 2019, pediu exoneração do cargo para dedicação em tempo integral ao aprendizado das disciplinas necessárias à classificação no certame. “Percebi que precisava me dedicar mais tempo aos estudos para finalmente conseguir minha aprovação. Desse modo, desde agosto de 2019, dediquei-me integralmente aos estudos”.

A técnica utilizada durante a aprendizagem foi o chamado “ciclo de estudos” e “ciclo de revisões” em que revia o contéudo estudado após 24 horas, 7 dias, 15 dias e 30 dias do primeiro contato com a matéria.

“Fazia ciclos de estudos com base no conteúdo cobrado usualmente nos concursos de Tribunais de Justiça. Após a publicação do edital, investi mais nas revisões e na leitura de Lei Seca, pois sabia que já tinha estudado bastante a maior parte das matérias do edital”.

O Gran Cursos Online, segundo Lorena Coelho, foi essencial durante a caminhada até o êxito no concurso do TJ PA. A qualidade das videoaulas e PDFs foram primordiais para o aprendizado das disciplinas. Os recursos mais utilizados, entretanto, foram as revisões finais feitas nos dias que antecedem as provas. “Neste caso, os professores resolviam questões e davam dicas. A Rota Final do TJ PA foi excelente e me ajudou a garantir várias questões na prova”.

O cargo de Analista Judiciário no TJ PA, entretanto, é só o primeiro dos pódios que Lorena Coelho quer subir. O cargo dos sonhos, segundo ela, é o de Procuradora do Trabalho, pois acredita que possui mais finidade com a área trabalhista.

A dica que ela dá aos concurseiros é de que não desistam de estudar e nem do sonho que têm. “Lutem por ele com determinação, garra e força mesmo quando tudo parece conspirar contra, pois as dificuldades fazem parte da jornada. Não se comparem com as outras pessoas, cada um tem um método de estudo diferente, cada um tem sua história, seu limite é sua própria evolução. Prestem menos atenção nos outros e olhem mais para vocês, foquem no que vocês pode evoluir e melhorar”.

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura ilimitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


17 de março2 min. de leitura