Em busca de estabilidade financeira, Rafael Pompeu Castanheiras decidiu optar pela carreira pública. Para escolhê-la, Rafael levou em consideração algo que ele gostasse de fazer e que também não o impossibilitasse de continuar dando aula de personal trainer, a sua grande paixão.
Ele começou a estudar para concursos em novembro de 2016 em um curso presencial. Em março de 2017 passou a estudar por conta própria em casa. Período em que ele diz que realmente começou a se dedicar. Os estudos duraram entre março de 2017 a maio de 2018, e a aprovação veio!
Rafael Pompeu conquistou uma vaga na Polícia Militar do Distrito Federal.
O aprovado revela que a rotina de estudos era de 4 a 5 horas líquidas por dia, de segunda-feira a sábado. Os estudos eram organizados da seguinte maneira:
As segundas-feiras, ele fazia simulados e revisava os principais pontos das disciplinas que não iam tão bem. Durante os outros dias ele estudava a maioria das matérias por ciclo, exceto português, matéria que estudava diariamente. Em geral eram vistas quatro a cinco disciplinas por dia. Primeiramente, Rafael via a parte teórica (videoaula e/ou pdf) e anotava o que julgava necessário, depois fazia 15 minutos de exercícios comentados e logo após finalizava os estudos revisando por 10 minutos o que estudava no dia anterior.
Depois que o edital da PMDF foi publicado, as disciplinas específicas tiveram uma atenção maior, já que Rafael ainda não tinha tido contato com elas anteriormente. Foram 4 meses dedicados aos estudos das matérias específicas. O aprovado relata que pesquisou bastante sobre a banca organizadora do certame para saber os assuntos que eram cobrados com mais frequência.
Como a maioria dos concurseiros, Rafael estudava e trabalhava, mas, como era autônomo, tinha horários flexíveis. Isso o auxiliava bastante.
No processo de estudos para a PMDF, ele foi aprovado no concurso para oficial temporário da Marinha. Era só uma vaga e ele fez a prova sem acreditar muito que conseguiria a aprovação, mas ficou em 3º lugar e por ter mestrado e especialização foi para o 1º lugar.
Questionado sobre como o Gran Cursos Online o ajudou a conquistar a aprovação, Rafael dá destaque ao evento Gran Dicas.
“Na época lembro que comprei um pacote com algumas aulas que haviam sido dadas durante a semana e eu não pude acompanhá-las. Também comprei o ingresso para a aula presencial dois dias antes da prova. Achei fenomenal e que valeu muito a pena! No início fiquei um pouco impactado com a quantidade de pessoas dentro do auditório do Centro de Convenções do Brasil 21, mas pensei ‘tem vaga para todo mundo e eu só preciso de uma'”, afirma.
E não é que o pensamento positivo deu certo. Rafael conquistou a sua vaga e nos contou como se sentiu ao ver o seu nome na lista de aprovados.
“Foi uma sensação muito boa! Fiquei muito feliz! Na verdade fiquei mais feliz ao ver a Comandante da PMDF assinado a homologação do concurso e ao ver meu nome na lista dos convocados para a matrícula do CFP VI”.
Para os concurseiros, Rafael aconselha:
“Dedique-se e acredite que dará certo, que você irá conseguir sua vaga. Às vezes pode demorar mais, como também pode vir uma aprovação que você nem esperava. Estude (faça exercícios e revise) e tenha fé que dará certo. Acredite que Deus está te ajudando. Ele sabe o que faz e tudo na vida tem sua hora e seu propósito. Não desista! Não vejo necessidade de você abrir mão de tudo para estudar. As horas de lazer, as saídas, os amigos são essenciais para auxiliá-lo em sua aprovação”.
Quer ler mais histórias inspiradoras?
Participe da conversa