Rafael Ramos conciliava os estudos para concursos com várias viagens a trabalho!

Ao ver seu nome na lista de aprovados ele achou estranho e surreal.

Avatar


23 de abril2 min. de leitura

Rafael Ramos Campos é natural de São Luís, capital do Estado do Maranhão, mas atualmente reside em Brasília- DF.

Concurseiro desde 2013, ele optou estudar para concursos públicos por causa da estabilidade e boas remunerações que a carreira oferece.

A rotina de Rafael não era fácil. Durante os anos de 2013 até meados de 2015, ele estudava e fazia bicos como professor particular. Ao longo dos anos de 2015 e 2016, ele trabalhava viajando como professor pelo interior do estado do Maranhão. A rotina era bem desgastante, visto que as viagens entre a sua cidade natal e os locais nos quais dava aula eram longas.

Para conseguir conciliar a rotina de viagens com a de estudo, Rafael criou uma tabela de horários e também  aproveitava todo tempo oportuno para estudar, sobretudo as matérias específicas ou as que tinha mais dificuldades.

Os estudos duravam 4 horas por dia quando os editais ainda não estavam publicados. Neste período ele se dedicava às disciplinas básicas dos concursos. Logo após a publicação dos editais, ele aumentava a carga horária de estudo, focando mais nas matérias de português e de sua área específica. Para estas matérias, Rafael dedicava aproximadamente 1/4 do seu tempo de estudos, já que os conteúdos eram muitos extensos.

As técnicas utilizadas por Rafael foram eficazes e com elas ele conquistou as aprovações no concurso da Câmara Municipal de São Luís em 2019 para o cargo de Historiador, ficando em 2ª lugar, e no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal para o cargo de Professor de História, alcançando o 6ª lugar para o cargo efetivo e o 1º lugar para função temporária.

Questionado sobre a importância do Gran Cursos Online em sua aprovação, o aprovado respondeu:

 “Utilizei tanto as videoaulas do Gran Cursos Online quanto o estudo por resoluções de questões. Com toda certeza. As videoaulas foram essenciais, uma vez que tenho mais facilidade com material de estudo mais visual. As aulas do professor Elias Santana, do Carlinhos Costa, do Leandro Gabriel foram marcantes nessa minha trajetória”.

Rafael conta que ao ver o seu nome na lista de aprovados ele achou estranho e ao mesmo tempo surreal.

“Estranho porque você acha que aquele nome não é o seu, que eles erraram ou algo do tipo. E surreal, porque você faz uma viagem retrospectiva do tanto que batalhou e sofreu, imaginando que aquele dia nunca iria chegar, mas que finalmente chega”.

Rafael já foi nomeado para o cargo de Professor temporário (2017-2018) e também para o cargo efetivo (2019). Agora, ele aguarda a nomeação para o concurso da Câmara de São Luís. Mas conta que não pretende parar. Ele irá continuar estudando para concursos dos Institutos Federais e Universidades Federais na área que atua atualmente que é a de educação.

Sabendo da trajetória árdua pela qual todos os concurseiros passam até a aprovação, Rafael deixa a seguinte dica para quem está começando e para quem já está na caminhada há algum tempo:

As dicas que dou tanto para quem inicia quanto para quem já está nessa jornada dos concursos públicos são: primeiro, acreditar em si mesmo, mesmo quando ninguém mais acredita ou desdenha de você; segundo, acreditar firmemente nesse sonho, por mais que pareça distante ou até mesmo impossível de se alcançar. Sempre acreditar, ter perseverança e fé (em você e no Criador), durante essa trajetória de estudo até a posse, não podem ser simplesmente palavras vazias, mas sentimentos concretos que dão gás, vez após vez, para alcançar uma realidade ainda não vista, mas que em breve estará desfrutando, e dizendo ” valeu a pena”.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


23 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá