Conheça a história de Juliano Lopes, aprovado em 1º lugar no STM

Com agenda corrida, Juliano estudava em parceria com um amigo e foi aprovado para o cargo de técnico judiciário - programação de sistemas

Avatar


14 de maio1 min. de leitura

A deficiência visual nunca foi impedimento para que Juliano Lopes se dedicasse aos estudos para concursos públicos. Ele, inclusive, já havia sido aprovado em 2016 para uma vaga na Prefeitura de Belo Horizonte. Esportista na modalidade do Futebol de 5, mais conhecido como futebol de cegos, Juliano encontrou na agenda corrida, entre trabalho e esporte, tempo de dedicação suficiente para aplicar-se aos estudos para o Superior Tribunal Militar – STM.

E o resultado não podia ser outro, ele foi aprovado no certame do STM em primeiro lugar para as vagas destinadas às pessoas com deficiência. Para conseguir chegar ao pódio, Juliano estudava com amigos e tinha o hábito de falar sobre o conteúdo com eles. “Eu e meu amigo estudávamos as matérias e depois, no final de semana, nos encontrávamos para resumir o conteúdo da semana e fazer exercícios. Era esperado que cada soubesse explicar todos os pontos ou pelo menos as definições e características dos assuntos. Se não soubéssemos, tínhamos que revisar e o outro ensinava o que faltava”.

O Gran Cursos Online foi parceiro no processo de aprendizagem. Lopes destaca quais conteúdos o auxiliaram no processo de aprendizagem. “O Gran me ajudou com os diversos conteúdos gratuitos disponibilizados. As vídeoaulas dos professores, as lives e os simulados”.

Segundo Juliano, cada pessoa tem uma forma de aprendizado, porém para ele, o que funcionou muito bem é estudar
de modo intenso, definindo bem a ordem das matérias, da mais difícil para a mais fácil. “Costumo também fazer resumos ao terminar cada matéria e muitos exercícios e no final, bem antes da prova, ler todos os resumos e chegar com tudo na cabeça no dia da prova!”.

Aos concurseiros de plantão, Juliano Lopes deixa uma mensagem de persistência.

“Que você nunca pare, continue buscando seus objetivos, firme com muita fé em Deus, pois você alcançará! Se quiser desistir, então que você desista disso”.

Avatar


14 de maio1 min. de leitura