A persistência levou Yndrews Rufino à 6º colocação no concurso EBSERH

Sem tempo para estudar, o planejamento foi a ferramenta essencial para a aprovação

Avatar


28 de abril1 min. de leitura

“Sonhar, nunca desistir. Ter fé, pois fácil não é nem vai ser”, já dizia uma canção popular de 2014. Yndrews Rufino, morador de Santa Rita/PB, sabe muito bem o que é isso! Pai de dois filhos pequenos e trabalhando em dois empregos diferentes, o tempo para estudo era coisa rara. Ter que dividir o tempo entre as videoaulas e a atenção aos filhos não era tarefa fácil.

“Meus pequenos exigiam atenção, subiam no material, interrompiam quase que constantemente os vídeos. Era preciso muita resiliência”.

A solução para o problema foi planejar. Yndrews fez levantamento de todos os horários livres do dia para preenchê-los com os momentos de aprendizagem. “Tentei, de início, estudar de madrugada, mas o sono me vencia logo. Então fiz um mapa de todo meu horário diário e saí preenchendo as lacunas com horas de estudo. No trabalho estava sempre lendo, vendo ou respondendo alguma questão para não perder nada”.

No período anterior à publicação do edital, ele já vinha se dedicando ao conteúdo básico como língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Após esse período o foco de estudos foi diretamente nas especificidades da banca. “Nesse ponto os cursos do Gran com foco na banca foram essenciais. Ferramentas como cronogramas, mapas mentais e simulados ajudaram bastante não só a manter o foco mas em ir me adequando ao perfil da banca”.

A plataforma de estudos do Gran Cursos Online, segundo Yndrews, é organizada e possui bastante recursos intuitivos que estimulam o estudo e traz diversas facilidades pedagógicas. Recursos como a degravação, plataforma de resolução de questões e fórum foram primordiais.

Após sete reprovações em 12 anos fazendo provas de certames, Yndrews Rufino conseguiu ser aprovado em 6º lugar no concurso da Ebserh para a vaga de Assistente Administrativo destinado às cotas para negros/pardos. “Ver meu nome foi uma das maiores alegrias que já tive. A esperança de dar uma qualidade de vida melhor para mim e para minha família fez todo sacrifício valer a pena. Algo que apenas a vontade de Deus pode proporcionar!”, disse.

Numa mensagem final aos concurseiros de plantão, Rufino reafirma a importância da perseverança, que foi muito útil em sua jornada até a aprovação.

“Não desista! Até pegar o ritmo, muitos desafios virão. Quando a vontade de desistir começar, pense nos benefícios de suas vitórias. Tenha foco, mas não despreze os concursos pequenos, pois eles são pequenas vitórias que irão pavimentar seu sonho definitivo”.

Avatar


28 de abril1 min. de leitura