Os desafios e as perspectivas do governo Bolsonaro

Avatar


03 de janeiro2 min. de leitura

Olá, Gran Alunos!

Inicialmente, queria desejar a todos um sensacional 2019. Que tenhamos 365 possibilidades de sermos melhores. 2019 vem vindo cheio de novidades para que possamos, não apenas ser melhores, mas também para que tenhamos a possibilidade de ter uma vida mais confortável.

E é justamente sobre essas novidades que eu quero conversar com vocês.

Como foi noticiado, ontem, no dia 1/1/2019, foi empossado o 38º presidente do Brasil: Jair M. Bolsonaro. Nós conversamos muito, nos últimos meses, sobre o que esperar de Bolsonaro.

Hoje, quero ir adiante nesse tópico e desejo mostrar a vocês não como a opinião pública analisa que será o governo Bolsonaro, mas como o Mercado Financeiro analisa os indicadores econômicos para o primeiro ano de governo. Isso pode ser visto na tabela mostrada abaixo:

Fonte: Relatório FOCUS – Banco Central do Brasil. 28/12/2018 | Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/focus/R20181228.pdf

 

Dentre os muitos indicadores apontados na tabela acima, um deles é extremamente importante para o mundo dos concursos. Esse indicador está destacado pela caixa vermelha: o resultado primário (% PIB). Note que é esperado um resultado de -1,40% para o ano de 2019. Veja que esse resultado é melhor quando comparado com o ano de 2018 (valor previsto de -1,8%). Além disso, note que os resultados previstos para 2020 e 2021 reforçam essa tendência para cima. Para o próximo ano, é esperado um resultado de -0,78% e, para 2021, um resultado de -0,03%.

O que isso significa?

Primeiro, isso mostra que o governo vai tender a ajustar as suas contas. Quando o resultado é negativo (como o caso atual), significa que o país está gastando mais do que arrecada, o que gera o que chamamos de déficit fiscal.

Segundo, esse resultado mostra que o Mercado Financeiro espera que o governo Bolsonaro realize o ajuste nas contas públicas, já que o resultado negativo vai se reduzindo ao longo dos anos. Isso sendo realizado de maneira rápida, teremos a geração ainda mais rápida do glorioso espaço fiscal, que faz com que seja possível uma maior abertura de vagas, o que nos leva a ver uma perspectiva muito positiva sobre a retomada dos concursos.

Então, terei que esperar até 2021 para ver o maior volume de vagas? A resposta é: não. A questão é que, com a ampliação do espaço fiscal, a tendência é de aumento das vagas, não apenas da reposição das vagas ociosas.

Assim, é hora de se alegrar e de, realmente, torcer para que o cenário mude o quanto antes para que possamos voltar a ter os nossos espaços garantidos. Até porque, de acordo com os eventos que estão sendo realizados pelo Gran ao longo desta semana, temos um volume bem expressivo, não apenas de concursos protocolados no Ministério do Planejamento (atual Ministério da Economia), mas de muitos outros que estão na iminência de acontecer!

Logo, anime-se! Fique de olho na tendência do mercado para as contas do Setor Público que são apresentadas todas as segundas-feiras pelo Banco Central– você já sabe que é delas que vêm as possibilidades de vagas – e conte conosco para ajudá-lo a alcançar a sua aprovação.

Um Gran 2019 e ao trabalho.

 


Amanda Aires 

Amanda AiresAssessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


03 de janeiro2 min. de leitura