Dia do carteiro: conheça a carreira aqui!

Avatar


25 de Janeiro2 min. de leitura

Hoje é o Dia do Carteiro, 25 de janeiro é uma data que merece ser celebrada com gratidão e reconhecimento pelo serviço essencial que esses profissionais prestam à nossa sociedade.

Os carteiros são mais do que simples entregadores. Eles são os mensageiros que levam informações, pacotes, presentes. Desde as antigas cartas de amor até os importantes documentos comerciais, facilitando nossas vidas em tempo de e-commerce, cada entrega é carregada de significado e importância para quem a recebe.

Além disso, os carteiros desempenham um papel vital na vida de muitos, especialmente daqueles que vivem em áreas remotas ou que têm dificuldades de locomoção. Para essas pessoas, o carteiro não é apenas um funcionário dos Correios, mas alguém que auxilia no dia a dia.

É também importante reconhecer o esforço e a dedicação dos carteiros, que enfrentam diversas condições climáticas e desafios diários para cumprir sua missão. Seja sob sol escaldante, chuva torrencial ou neve intensa, eles estão lá, garantindo que as correspondências cheguem ao destino.

Curiosidades sobre a carreira de carteiro:

  1. História Centenária: A profissão de carteiro remonta a séculos atrás. Os primeiros serviços postais datam de tempos antigos, mas foi somente no século XIX que os correios modernos começaram a surgir. Aqui no Brasil, a empresa surgiu em 25 de janeiro de 1663.
  2. Inovações Tecnológicas: Com o avanço da tecnologia, os carteiros também se adaptaram. Hoje em dia, muitos utilizam dispositivos eletrônicos para rastrear pacotes e otimizar suas rotas de entrega.
  3. Diversidade de Tarefas: Os carteiros não se limitam apenas à entrega de correspondências. Eles também podem realizar outras tarefas, como vendas de selos, notificações de entregas e até mesmo auxiliar em campanhas comunitárias.
  4. Uniformes Tradicionais: Os uniformes dos carteiros têm uma longa história e são reconhecidos em todo o mundo. Geralmente compostos por uma camisa azul ou vermelha, calças escuras e boné, eles garantem uma identidade visual reconhecível.

Vamos honrar e reconhecer o trabalho incansável desses profissionais dedicados, que todos os dias fazem a diferença em nossas vidas. Feliz Dia do Carteiro! 💌📮

Conheça a carreira de carteiro

Aqui no Brasil, para se tornar carteiro, é necessário prestar concurso público. Essa profissão faz parte da carreira de Agente de Correios.

Dentre as atribuições desse importante empregado público está executar as funções pertinentes aos serviços das áreas operacional, comercial e de suporte, de acordo com a atividade na qual estiver enquadrado, contribuindo para viabilizar o negócio postal da Empresa.

Para concorrer a vaga é necessário possuir ensino médio completo

Não acontece um concurso Correios para carteiro aconteceu em 2011, o que torna a profissão uma grande necessidade nacional, tendo em vista que nesse período muitos se aposentaram. Atualmente a Empresa Brasileira de Correios prevê a realização de uma nova seleção em 2024. Saiba mais aqui.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


25 de Janeiro2 min. de leitura