Dica 01
- (IBFC/2015) A definição de hemorragia é: “perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, etc. Ela pode ser também interna, resultante de um traumatismo”. As hemorragias podem ser classificadas inicialmente em arteriais e venosas, e, para fins de primeiros socorros, em internas e externas. Analise as definições a seguir e assinale a alternativa correta:
a) Hemorragias Arteriais: São aquelas hemorragias em que o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho escuro.
b) Hemorragias Venosas: São aquelas hemorragias em que o sangue é mais escuro e sai continuamente e lentamente, escorrendo pela ferida.
c) Hemorragia Externa: É aquela na qual o sangue é eliminado para o interior do organismo, como acontece em qualquer ferimento externo, ou quando se processa nos órgãos internos que se comunicam com o exterior, como o tubo digestivo, ou os pulmões ou as vias urinárias.
d) Hemorragia Interna: É aquela na qual o sangue extravasa em uma cavidade pré-formada como a pleura, pericárdio, meninges, do organismo para fora.
Resposta: Letra b.
Item correto, pois o sangramento venoso é lento, escorrendo pela ferida, e de cor escura.
O erro da letra a é que o sangramento arterial é pulsátil e vermelho vivo.
Os erros das letras c e d é que a banca conceituou equivocadamente a hemorragia interna e externa.
Dica 02
- (CESPE/MPU/2013) Julgue o item a seguir quanto à assistência de enfermagem em emergência.
Indivíduos com hemorragias apresentam sinais e sintomas como pele pálida, úmida e viscosa, hipotermia, pulso lento, sede, respiração lenta e profunda, tonturas e desmaios, além de pressão arterial alta.
Resposta: Errada.
Os sintomas de uma hemorragia são: pele pálida, úmida e viscosa, hipotermia, pulso rápido, sede, respiração rápida e profunda, tonturas e desmaios. Além disso, a pressão apresenta-se baixa e não alta como determina a questão.
Dica 03
Dica 04
Dica 05
Dica 06
Dica 07
- (FCC/TJPA/2012) Um funcionário apresenta hemorragia externa em um ferimento corto contuso na mão. Após colocar as luvas de procedimento, a conduta inicial é
a) aplicar compressão manual direta sobre o local do sangramento.
b) lavar com clorexidine alcoólica e ocluir com atadura de crepe.
c) irrigar com água morna e manter a mão elevada.
d) aplicar pomada cicatrizante e realizar enfaixamento.
e) realizar compressão do ponto arterial proximal.
Resposta: Letra a.
Conforme referenciado acima, o PHTLS recomenda que a primeira técnica para o controle de hemorragia seja a compressão direta. Observe que a letra e trouxe a compressão arterial indireta, o que verificamos ser contraindicado pelo PHTLS por gerar perda de tempo e não ter comprovação científica suficiente.
Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
_____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
Participe da conversa