Disciplina e paciência

Avatar


07 de abril2 min. de leitura

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Prezado aluno, se eu tivesse que te dar um conselho para ajudá-lo na sua preparação para os concursos públicos, esse conselho seria: tenha disciplina e paciência.

Eu falo isso para os meus alunos porque você vai precisar de disciplina para fazer o que tem de ser feito e de paciência para entender que nem tudo acontece na hora que queremos.

A sua disciplina vai te fazer estudar e cumprir as suas metas independentemente do dia ruim que você teve. Vai te fazer continuar construindo a sua base de conhecimento “tijolinho por tijolinho”. Vai te levar a compreender que o processo de estudos para concurso público não é linear e que existirão “altos e baixos” durante o período de preparação. Sua disciplina vai te fazer querer continuar, apesar dos problemas, das reprovações, do cansaço.

É a sua disciplina que vai te fazer renunciar momentos de lazer em prol dos estudos. É ela que vai te fazer perceber que estudar para concurso público realmente exige desequilíbrio. Então, coloque na sua cabeça: não há aprovação na zona de conforto, e é a sua disciplina que vai te fazer sair da zona de conforto todos os dias.

Mas, caro aluno, não adianta de nada ter disciplina se você não tiver paciência. Isso porque ter disciplina por apenas um mês não vai te levar a lugar nenhum. Se você não tiver paciência, só a sua disciplina não vai “aguentar a pressão” dos estudos para concurso público. Isso porque o projeto da aprovação em concurso público é um projeto de médio prazo.

É a paciência que vai te fazer entender que a constância é o segredo do sucesso. É a paciência que vai te mostrar que é o “estudar certo repetidamente” que vai te levar à aprovação.

Também é a sua paciência que vai te fazer entender que, mesmo estudando certo, você ainda terá algumas reprovações, porque a aprovação demanda tempo e maturidade nos estudos. É a sua paciência que vai te fazer compreender que é “caminhando que se faz o caminho” e que bons resultados demandam tempo.

Fato é que a maioria dos aprovados tinham rotinas imperfeitas, problemas pessoais, problemas financeiros etc. Mas, quando você perceber o poder da disciplina somada com a paciência, você vai ter mais paz no seu processo de estudos até chegar à aprovação. Compreender que a sua aprovação é construída dia após dia te dará mais ânimo para chegar lá. O seu foco passará a ser no seu processo de estudos, e isso diminuirá a sua ansiedade.

É necessário esforço, comprometimento, foco, propósito e, claro, disciplina e paciência. E todos esses atributos não estão na sua zona de conforto. Preocupe-se, portanto, em manter a sua energia nesses atributos. A aprovação, então, será uma consequência necessária.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso vai te ajudar muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

Se tiver qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo,

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online

No Instagram: @mari.fioravante

Avatar


07 de abril2 min. de leitura