Dúvidas dos Alunos – INNER JOIN, LEFT E RIGHT JOIN

Olá Pessoal!

Avatar


31 de março2 min. de leitura

Vou inaugurar um novo tipo de artigo aqui no Blog do Gran, trazendo dúvidas que tenho recebido dos nossos alunos que podem ser as mesmas de muito de vocês! Vou começar por uma bem interessante que é a diferença do INNER JOIN,  LEFT JOIN e RIGHT JOIN.

Essa é muito boa pois muito dos alunos não tem prática na linguagem SQL e tem dificuldade de entender qual a diferença desses comandos, para isso vou recomendar utilizar o site da w3school para rodar alguns comandos SQL e entender melhor como isso funciona.

O que acontece normalmente com nossos alunos é que algumas aulas de SGBD não tem a explicação desses comandos, que estão na verdade nas aulas da Linguagem SQL, assistindo essas aulas você irá entender.

Mas como a ideia é trazer para esse espaço uma nova forma de entender o assunto, vamos ver exemplos utilizando, como já citei o w3school. O link para acesso está aqui https://www.w3schools.com/sql/sql_join_inner.asp.

No menu a esquerda temos exemplos do INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN e outros como o FULL JOIN e o SELF JOIN.

Iniciando pelo INNER JOIN,  basta entender que a ideia é recuperar os registros que estão na interseção do conjunto, ou na verdade todos que tem relacionamento entre as tabelas que estão sendo consultadas, veja a Figura 1:

INNER JOIN

No link que mandei ,basta rodar a QUERY (consulta) com essa sintaxe padrão:

SELECT column_name(s)
FROM table1
INNER JOIN table2
ON table1.column_name = table2.column_name;

Para executar você mesmo acesse o link com o exemplo, o legal que você roda tudo online sem necessidade de instalação de nenhum software específico de SGBD.

https://www.w3schools.com/sql/trysql.asp?filename=trysql_select_join_inner

Continuando podemos exercitar o LEFT JOIN também chamado de LEFT OUTER JOIN e os dados que serão retornados são representados na Figura 2.

LEFT JOIN

Mais uma vez entre no link e execute a consulta para ver o resultado. https://www.w3schools.com/sql/sql_join_left.asp

 

E para finalizar o RIGHT JOIN ou RIGHT OUTER JOIN que trará os dados, conforme Figura 3:

Entre no link e veja o que acontece:

https://www.w3schools.com/sql/sql_join_right.asp

 

Com esses 3 exemplos você entenderá como funciona esses 3 comandos, nas nossas aulas temos exemplos bem simples usando os comandos visualizando os resultados e  as diferenças, como já citei na linguagem SQL.

Então, galera, conseguiram entender? Dessa forma encerro e até mais!

Professor Washington Almeida

Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor no Gran Cursos Online e na Universidade de Brasília – UNB no Departamento de Ciência da Computação – CIC, Campus Darcy Ribeiro. Certificado ISF ISO/IEC 27002. Ocupou a Função de Diretor do Núcleo de Operação de Centros de Dados na Justiça Federal- TRF1. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Sistemas (DAS 101.4) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, servidor público ocupando o cargo de Analista em Tecnologia da Informação – ATI.

Avatar


31 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso gran cursos online