Edital ITA 2023 ofertou 150 vagas; veja!

Edital ITA 2023 ofertou vagas de nível médio; as provas foram realizadas em outubro e novembro de 2022! Saiba mais AQUI

Avatar


27 de janeiro11 min. de leitura

O edital ITA 2023 ofertou 150 vagas de nível médio para ingresso na instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, que faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)! O Instituto Tecnológico da Aeronáutica possibilitou a inclusão de Pessoas com Deficiência nos Cursos de Graduação de Engenharia.

O concurso público foi composto de três etapas, as duas primeiras fazem parte do Exame de Escolaridade. A primeira etapa ocorreu no dia 16 de outubro, já a segunda etapa aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro de 2022, conforme consta no edital ITA 2023.

Além disso, o resultado final no concurso ITA foi divulgado no dia 27 de janeiro de 2023. Confira o documento na íntegra em “situação atual”.

Veja abaixo o índice com informações sobre o edital ITA 2023:

Edital ITA: situação atual

  • Resultado final: 27 de janeiro de 2023
  • Inscrições reabertas até 27 de setembro de 2022
  • Retificação de edital: 19 de setembro de 2022
  • Inscrições prorrogadas até 22 de julho de 2022
  • Edital publicado: 30 de maio de 2022

Cronograma

Atividade Data
Inscrições Abertas de 01/06/2022 a 15/07/2022
Data limite para pagamento da taxa de inscrição  até 19/07/2022
Aplicação de provas Primeira fase: 16/10/2022

Segunda fase: 08 e 09/11/2022

Prazo para recursos da prova objetiva de 24 e 25/10/2022
Início do curso de formação 06/03/2023

 

Edital ITA: remuneração e benefícios

Uma nova tabela de soldos das Forças Armadas foi sancionada pelo Presidente da República em 2019. Segundo a Lei 13.954/2019, os militares na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva recebem um soldo de R$ 1.334,00.

No terceiro, no quarto e no quinto anos de curso, os que optaram por serem convocados para integrar o Quadro de Oficiais da Aeronáutica ocuparão o cargo de Aspirante a Oficial, com soldo militar de 7.315,00.

Depois de concluir o curso, o Aspirante torna-se Primeiro-Tenente com soldo militar de 8.245,00.

Além disso, é concedido aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é facultativa e todos os estudantes têm acesso a atendimento médico e odontológico.

Volte ao topo

Edital ITA: inscrições encerradas

As inscrições no concurso público foram feitas entre os dias 01 de junho e 22 de julho de 2022 através do seguinte endereço eletrônico: http://www.vestibular.ita.br/. A taxa de inscrição no concurso é de R$ 195,00.

A isenção da taxa de inscrição ocorreu entre os dias 04 a 29 de abril de 2022. A Relação de Isentos consta, também, no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Volte ao topo

Edital ITA: cargos e vagas

Engenharia Aeronáutica
Vagas: 23
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: atua no projeto e na construção de aviões, helicópteros, foguetes e satélites. É responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas dos motores, da estrutura e de suas partes, como asas e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle.

Engenharia Eletrônica
Vagas: 25
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: projeta e desenvolve sistemas, equipamentos, processos ou dispositivos no campo da eletrônica. Seu trabalho envolve aplicações em computadores, automóveis, aviões, satélites, equipamentos médicos, entretenimento, comunicações, entre outros.

Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Vagas: 25
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: trabalha nas áreas de pesquisa, projeto, desenvolvimento, fabricação, gerenciamento e administração de sistemas, dinâmica dos fluídos, transferência de calor e massa, projetos de máquinas e estruturas, mecatrônica, instrumentação, controle, processos de fabricação, materiais, pesquisa operacional, economia, engenharia industrial e administração associada a sistemas mecânicos, aeronáuticos e nucleares.

Engenharia Civil-Aeronáutica
Vagas: 18
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: conceber, projetar e implantar aeroportos e heliportos, além de planejar e analisar o transporte aéreo e subsidiar o controle e o gerenciamento do tráfego aéreo no que for pertinente à sua área de atuação. Pode, inclusive, estender a aplicação desses conhecimentos à implantação e à gerência de centros de lançamento de foguetes.

Engenharia de Computação
Vagas: 32
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: Desenvolve software para a automação e integração de sistemas, gerencia e analisa projetos de hardware e de software, faz a manutenção do hardware e do software de sistemas computacionais, projeta, desenvolve e integra métodos e técnicas de controle e automação industrial, comercial, empresarial e de comunicação.

Engenharia Aeroespacial
Vagas: 27
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: atua em projetos envolvendo propulsão, aerodinâmica, telecomunicação, navegação, guiamento, estruturas, materiais e processos, engenharia de sistemas, gestão e garantia do produto, campos de lançamento e rastreio, dinâmica do voo orbital, computação, ensaios e sistemas elétricos.

Confira abaixo a distribuição das 150 vagas para o início do Curso Profissional do ITA:

  • 114 vagas destinadas aos candidatos não optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (candidatos a Oficiais da Reserva), aprovados em Exame de Admissão:
    a) Engenharia Aeronáutica: 16;
    b) Engenharia Eletrônica: 18;
    c) Engenharia Mecânica-Aeronáutica: 22;
    d) Engenharia Civil-Aeronáutica: 15;
    e) Engenharia de Computação: 24; e
    f) Engenharia Aeroespacial: 19.
  • 36 vagas destinadas aos candidatos optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (candidatos a Oficiais da Ativa), aprovados em Exame de Admissão:
    a) Engenharia Aeronáutica: 7;
    b) Engenharia Eletrônica: 7;
    c) Engenharia Mecânica-Aeronáutica: 3;
    d) Engenharia Civil-Aeronáutica: 3;
    e) Engenharia de Computação: 8; e
    f) Engenharia Aeroespacial: 8.

Volte ao topo

Edital ITA: carreira

Requisitos

Confira abaixo a lista com os requisitos exigidos para ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica:

  • ser brasileiro nato;
  • haver concluído o Ensino Médio ou como tal reconhecido;
  • ser solteiro;
  • ter no máximo 23 anos completos de idade, no último dia do ano anterior ao da matrícula;
  • ter condições de saúde e aptidão física para matrícula no CPORAER-SJ;
  • estar com sua situação perante o Serviço Militar regularizada; e
  • ter idoneidade moral.

Volte ao topo

Edital ITA: etapas

O concurso público foi composto de três etapas, sendo as duas primeiras etapas correspondentes ao Exame de Escolaridade.

Exame de Escolaridade

O Exame de Escolaridade constou de provas escritas, de caráter eliminatório, versando sobre matérias ministradas no Ensino Médio.

A primeira fase do Exame de Escolaridade aconteceu no dia 16 de outubro de 2022 e contará com 5 disciplinas:

  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Português; e
  • Inglês

 

A segunda fase do Exame de Escolaridade aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro de 2022. Essa fase foi composta por questões dissertativas e uma redação.

Confira abaixo os critérios para avaliação da redação:

  • tema, coerência, coesão, tipo de texto e conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Matemática 

1. Teoria elementar dos conjuntos: subconjuntos, união, intersecção, diferença, complementar.
2. Números complexos: representação e operações nas formas algébrica e trigonométrica, raízes complexas, fórmula de Moivre.
3. Progressões aritméticas e progressões geométricas: propriedades, soma dos termos de uma progressão geométrica infinita.
4. Funções: funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; funções pares, ímpares e periódicas; funções composta e inversa. Funções logaritmo e exponencial: definições e propriedades. Equações e inequações logarítmicas e exponenciais.
5. Polinômios: conceito, grau e propriedades fundamentais; operações, fatorações e produtos notáveis; raízes; teorema fundamental da álgebra.
6. Equações algébricas: definição, raiz, multiplicidade e número de raízes; transformações aditiva e multiplicativa; equações recíprocas; relação entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas.
7. Combinatória: problemas de contagem; arranjos, permutações e combinações simples; binômio de Newton. Probabilidade e espaços amostrais; probabilidade condicional e eventos independentes.
8. Matrizes: operações, propriedades, inversa. Determinantes e propriedades. Matriz associada a um sistema de equações lineares; resolução e discussão de sistemas lineares.
9. Trigonometria: fórmulas de adição, subtração e bissecção de arcos; funções trigonométricas: propriedades e relações principais; transformação de soma de funções trigonométricas em produtos; equações e inequações trigonométricas.
10. Geometria analítica: coordenadas cartesianas; distância entre pontos; equações da reta, paralelismo e perpendicularismo, ângulo entre retas, distância de um ponto a uma reta; equação da circunferência, tangentes a uma circunferência, intersecção de uma reta a uma circunferência; elementos principais e equações da elipse, hipérbole e parábola; lugares geométricos e interpretações de equações de 2° grau.
11. Geometria plana: polígonos, circunferências e círculos; congruência de figuras planas; semelhança de triângulos; relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos; áreas de polígonos, círculos, coroas e setores circulares.
12. Geometria espacial: retas, planos e suas posições relativas no espaço; poliedros regulares; prismas e pirâmides e respectivos troncos; cilindros, cones e esferas; cálculo de áreas e volumes.

Química 

1. Conceito, objetivos e ramos da Química. Método científico.
2. Matéria: propriedades dos estados sólido, líquido e gasoso; sólidos amorfos e cristalinos.
3. Misturas heterogêneas, coloides e soluções: conceitos e critérios de identificação; métodos de separação das fases e dos componentes; critérios de pureza.
4. Elementos químicos: símbolos; propriedades e classificações periódicas; substâncias químicas simples e compostas e suas representações por fórmulas; fontes, principais processos de obtenção e propriedades das substâncias simples mais utilizadas.
5. Átomos e moléculas: partículas fundamentais e modelos atômicos; principais métodos de determinação de massas atômicas e massas moleculares; radioatividade.
6. Bases estequiométricas da teoria atômica moderna: as leis dos gases, princípio de Avogadro e o conceito geral de mol; principais métodos de obtenção da massa molar e do número de Avogadro.
7. Ligações químicas: os casos extremos (iônica, covalente e metálica) e casos intermediários; polaridade e momento dipolar das moléculas.
8. Soluções: maneiras de expressar concentrações; tipos de soluções; condutividade elétrica de soluções; solubilidade em água de sólidos, líquidos e gases; propriedades coligativas.
9. Reações químicas: equação química e balanceamento, cálculos estequiométricos; energia envolvida.
10. Equilíbrio químico: conceito; constantes de equilíbrio; princípio de Lê Chatelier.
11. Termoquímica: energia interna (calor e trabalho); variações de entalpia; lei de Hess; energia de reações; energia de ligação.
12. Cinética química: efeito da temperatura e dos catalisadores, enzimas e inibidores.
13. Ácidos, bases, sais e óxidos: Conceitos, nomenclatura e classificação; propriedades de suas soluções aquosas; processos de obtenção das substâncias mais usadas.
14. Eletroquímica: conceitos de catodo, anodo e polaridade de eletrodos; potenciais de eletrodo; leis de Faraday; série ordenada de pares redox; equação de Nernst; baterias primárias e secundárias; corrosão.
15. Química orgânica: conceito, funções orgânicas e grupos funcionais; séries homólogas; isomeria de cadeia, funcional, geométrica e óptica (quiralidade).
16. Hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, fenóis e aminas: classificação, nomenclatura e propriedades; processos de obtenção das substâncias mais usadas.
17. Proteínas, carboidratos, gorduras e polímeros naturais: ocorrência e principais usos.
18. Polímeros sintéticos: correlação entre estrutura e propriedades; principais métodos de obtenção e principais usos.
19. Química ambiental: ciclo do carbono; ciclo da água; ciclo do oxigênio; poluição da água; poluição da atmosfera.

Física 

1. Noções sobre medidas físicas: algarismos significativos. Conceito de medida, erro e incerteza. Análise Dimensional. Grandezas escalares e vetoriais. Soma e subtração de vetores. Escalas e gráficos. Funções. Representação gráfica de funções. Sistema Internacional de Unidades (SI).
2. Cinemática escalar da partícula: equação horária de um movimento. Trajetória. Velocidade e aceleração. Estudo gráfico do movimento. Movimento de projéteis. Movimento circular. Cinemática vetorial.
3. Conceito de força. Equilíbrio de uma partícula. Momento de uma força. Equilíbrio de um corpo rígido. Equilíbrios estável e instável de um corpo rígido.
4. Leis fundamentais da Mecânica. Dinâmica do movimento retilíneo. Dinâmica do movimento circular. Força centrípeta. Noções sobre sistemas acelerados de referência. Força centrífuga. Impulso e quantidade de movimento. Centro de massa.
5. Trabalho e energia cinética. Energia potencial. Conservação da energia mecânica. Forças conservativas e dissipativas.
6. Gravitação universal. Campo gravitacional. Leis de Kepler do movimento planetário.
7. Movimentos periódicos. Movimento harmônico simples. Superposição de movimentos harmônicos simples de mesma direção e de direções perpendiculares. Pêndulo simples.
8. Estudo dos fluidos em equilíbrio. Pressão. Massa específica. Princípios de Arquimedes e de Pascal. Pressão atmosférica. Fluidomecânica: Tipos de escoamento (não viscoso, incompressível, irrotacional, estacionário), vazão e fluxo de massa, equação de continuidade, equação de Bernoulli, equação de Torricelli.
9. Termologia: temperatura. Graduação de termômetros. Escalas termométricas. Princípio zero da termodinâmica. Dilatação de sólidos e líquidos. Leis dos gases perfeitos. Equação de Clapeyron. Noções da teoria cinética dos gases. Quantidade de calor. Calor específico. Capacidade térmica. Equivalente mecânico do calor. 1° e 2° Princípios da Termodinâmica. Propagação do calor.
10. Ondas transversais e longitudinais. A natureza do som. Altura, intensidade e timbre de um som. Velocidade do som. Cordas vibrantes. Tubos sonoros. Efeito Doppler.
11. Óptica geométrica: propagação retilínea da luz. Leis da reflexão e da refração. Reflexão total. Estudo de espelhos, lâminas e prismas. Dispersão da luz. Lentes delgadas. Sistemas ópticos.
12. Natureza ondulatória da luz. Interferência. Experiência de Young. Difração. Polarização da luz. Modelos ondulatório e corpuscular da luz.
13. Cargas elétricas. Processos de eletrização. Estrutura do átomo. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Linhas de força. Potencial eletrostático. Capacitores. Capacitância de um capacitor plano. Associação de capacitores.
14. Condutores e isolantes. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistências. Variação da resistividade com a temperatura. Efeito Joule. Leis de Kirchhoff. Ponte de Wheatstone. Geradores. Medida da força eletromotriz. Associação de geradores.
15. Campo magnético. Ímãs. Campo magnético produzido por uma corrente elétrica. Bobinas. Forças sobre cargas em movimento dentro de um campo magnético. Interação entre correntes.
16. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Auto-indução, indutância. Propagação e interferência de ondas eletromagnéticas.
17. Efeito fotoelétrico. Radiação do corpo negro. O espectro de hidrogênio e o átomo de Bohr. O princípio de incerteza. Relatividade restrita: Postulados de Einstein, transformações de Lorentz, dilatação do tempo, contração do comprimento, composição de velocidades, efeito Doppler relativístico, quantidade de movimento, energia cinética, relação massa energia.

Português 

O exame de Português visa à avaliação da proficiência do candidato em língua portuguesa, literatura brasileira e redação, e contempla: leitura e compreensão de textos; conhecimento da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa e a habilidade para empregá-la adequadamente; conhecimento das obras de autores representativos da literatura brasileira; interpretação de textos literários; produção escrita de texto dissertativo de acordo com a norma padrão. A Fase 1 do exame consistirá em 12 questões do tipo teste de múltipla escolha. As questões de língua portuguesa presentes na Fase 1 do exame abordarão, em conjunto, tópicos de gramática, bem como tópicos que envolvam a capacidade do candidato de ler e interpretar os textos literários indicados neste edital. Isso significa dizer que o exame de língua portuguesa julga imprescindível associar o conhecimento gramatical do aluno à leitura dos textos literários, de modo a constituir um horizonte coerente e unitário de avaliação. Quanto aos tópicos gramaticais que compõem o universo de possibilidades a ser abordadas, destacam-se aqueles relacionados à morfologia, sintaxe e semântica. Em relação à leitura e interpretação de texto, as questões abordarão o gênero ficção e levarão em conta: a leitura dos livros indicados; a capacidade de análise dos textos que constarão da prova; o conhecimento das características estilísticas e das determinantes histórico-culturais de cada obra. Os textos e as respectivas edições usados como referência para a prova são os seguintes, sem prejuízo de outras edições que venham a ser utilizadas pelos estudantes:

  • Dyonelio Machado. Os ratos. São Paulo: Editora Planeta, 2010.
  • Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Organizada pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
  • Mário de Andrade. Contos novos. Rio de Janeiro: Editora Garnier, 2006.

A Fase 2 do exame será composta por uma redação, na qual serão avaliados: a capacidade de dissertar sobre o tema proposto; o desenvolvimento e a organização do texto escrito, de caráter dissertativo; o adequado emprego de recursos linguísticos e discursivos próprios da norma padrão.

Inglês

O exame de Inglês consistirá em uma prova com 12 questões, visando à avaliação do candidato em sua competência para compreender textos autênticos em língua inglesa. As questões, todas de múltipla escolha, avaliarão a capacidade do candidato de predizer conteúdos, inferir significados, reconhecer vocabulário dentro de contextos diversos e identificar estruturas gramaticais essenciais à compreensão dos conteúdos apresentados. Os textos utilizados serão extraídos das mais diversas fontes. As questões deverão avaliar a compreensão global dos textos propostos, bem como a compreensão detalhada de expressões, frases e palavras dentro do contexto. Além de questões para avaliação da compreensão dos textos, poderão compor a prova questões formuladas a partir de expressões idiomáticas, frases isoladas e tiras cômicas, dentre outras.

Inspeção de Saúde

Os candidatos aprovados no Exame de Escolaridade serão submetidos ao exame médico, a fim de verificar sua condição física, para matrícula no ITA.

O exame médico consiste na terceira etapa do concurso público: a Inspeção de Saúde, que possui caráter eliminatório e será realizada pela Junta Regular de Saúde do Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ), de acordo com a orientação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e com o disposto no Decreto nº 60.822, de 7 de junho de 1967, que aprova as “Instruções Gerais para a Inspeção de Saúde de Conscritos nas Forças Armadas (IGISC)”.

Volte ao topo

Último concurso ITA

O último concurso ITA ocorreu no final de 2021 e as matrículas acontecerão em fevereiro deste ano. Foram ofertadas, na época, 150 vagas para graduação em engenharia. A fase de matrícula dos candidatos aprovados ocorreu no início de fevereiro de 2022.

O último certame ofereceu vagas para o cursos de graduação em engenharia em diversas áreas. Confira abaixo a relação de vagas e cursos ofertados:

  • Engenharia Aeronáutica
    Vagas: 22
    Duração do curso: 5 anos
  • Engenharia Eletrônica
    Vagas: 25
    Duração do curso: 5 anos
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica
    Vagas: 23
    Duração do curso: 5 anos
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
    Vagas: 22
    Duração do curso: 5 anos
  • Engenharia de Computação
    Vagas: 30
    Duração do curso: 5 anos
  • Engenharia Aeroespacial
    Vagas: 28
    Duração do curso: 5 anos

Confira a porcentagem das áreas escolhidas como primeira opção dos candidatos:

  • Engenharia Aeronáutica – 14%
  • Engenharia Eletrônica – 6%
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica – 10%
  • Engenharia Civil-Aeronáutica – 5%
  • Engenharia de Computação – 32%
  • Engenharia Aeroespacial – 33%

O número total de inscritos no último concurso ITA foi de 7.988. O curso de graduação mais concorrido foi Engenharia Aeroespacial.

Motivos para fazer o Concurso ITA

  • Capacitação profissional
  • Formação acadêmica
  • Possibilidade de ingresso na carreira militar e pública
  • Plano de carreira
  • Estabilidade financeira

Volte ao topo

Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 8.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2023 vem com tudo e o Gran oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação. Aproveite os nossos downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais e outras ferramentas incríveis que continuam disponíveis.

A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 8.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:

Programa de Estudos: funcionalidade Premium do Gran Questões que traz o conteúdo programático do edital verticalizado: ele exibe a lista com todos os assuntos e com todas as disciplinas de cada cargo do edital publicado.
App Mobile 5.0: melhor e mais completa plataforma para concursos públicos e Exame de Ordem do país! Nele, o aluno pode acessar um moderno ambiente de estudos e diversas funcionalidades que vão acelerar a sua aprovação.
Termômetro de relevância: é uma funcionalidade que visa melhorar o desempenho do aluno ao estudar com um curso do Gran. Nessa funcionalidade, consideramos a relevância das disciplinas no edital. Assim, o aluno aumentaria o foco e qualidade nos estudos.
PDF Turbinado: é uma funcionalidade exclusiva para assinantes ilimitados. Trata-se de uma evolução significativa em um dos materiais autossuficientes mais utilizados pelos alunos. Cerca de 20% dos nossos alunos estudam, preferencialmente, por meio dos livros digitais / audiolivros.
Dashboard de performance: Essa funcionalidade irá centralizar as informações do atual monitor de desempenho de curso do Gran Cursos Online, do desempenho geral de questões do Gran Questões e das estatísticas dos ciclos de estudo do Gerenciador de Estudos.
Recomendação de cursos + dá pra conciliar 2.0: ambos terão um incremento na assertividade, ou seja, os modelos de ML ficaram mais inteligentes, a partir do processo de entendimento e estruturação dos dados do sistema de questões, que foram adicionados ao modelo
Acessibilidade: funcionalidades mais usadas da plataforma de estudos em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do WCAG v3.0. Player de videoaula, visualizador dos pdfs, player dos audiolivros, resolução de questões e a criação de ciclo de estudos no Gran Gerenciador de Estudos.

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 8.0

Resumo do Edital ITA 2023

Edital ITA 2023  Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA
Situação atual Em andamento
Banca organizadora Comissão Própria
Cargos Áreas de Engenharia
Escolaridade Nível médio
Carreiras Militar
Lotação Nacional
Número de vagas 150 vagas
Remuneração de R$ 1.334,00 a R$ 8.245,00
Inscrições de 01/06/2022 a 27/09/2022
Taxa de inscrição R$ 195,00
Data da prova objetiva Primeira fase: 16/10/2022

Segunda fase: 08 e 09/11/2022

Clique aqui para ver o edital ITA 2023

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS MILITARES 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM DE NOTÍCIAS

TELEGRAM DE CONCURSOS MILITARES 

Avatar


27 de janeiro11 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento