Edital de concurso: entenda de forma rápida e simplificada

Edital de concurso: passo a passo para extrair as informações importantes e sair na frente.

Avatar


24 de setembro2 min. de leitura

A jornada do concurseiro começa bem antes da realização da prova, para um bom desempenho, o primeiro passo é entender o que será exigido de você durante a seleção, isso só é possível a partir da leitura atenta do edital de concurso.

O edital de concurso é um documento informativo, é com ele que o candidato fica sabendo datas, valores, número de vagas, etapas, requisitos e conhecimentos exigidos. O tamanho do texto e as palavras complicadas podem assustar, mas a verdade é que não é nada difícil extrair o que você precisa do edital.

A estrutura do edital geralmente segue o seguinte padrão:

  • Cabeçalho: nele você encontra a introdução do documento. Informações de identificação do certame, como o órgão que está disponibilizando as vagas, banca organizadora, o número da portaria que autorizou a seleção, data de publicação e o número do edital, uma vez que outros concursos ou processos seletivos podem ser lançados no decorrer do ano.

 

  • Tópicos: todo edital de concurso é dividido por tópicos que explanam melhor cada etapa e detalhes da seleção, como inscrições, vagas e provas. Cada um deles é dividido em subtópicos formando uma sequência de informações necessárias para o candidato.

 

  • Anexos: nem todos os editais possuem anexos, mas não é incomum. Nele estão informações tão importantes como o restante do texto. Ali você encontra o cronograma completo e condensado, o conteúdo das provas, os formatos de ficha de inscrição, isenção e currículo.

Para facilitar a coleta de todas essas informações fundamentais, é recomendado o uso da ferramenta de busca para fazer um checklist de todos os dados relevantes. Veja bem, aperte o atalho do seu teclado para abrir a ferramenta de busca, geralmente é ctrl + f.

Em seguida, procure pelas informações a seguir e anote aquilo que você não pode esquecer.

  • banca organizadora
  • número de vagas
  • datas (isenção de taxa/inscrição/provas objetivas e discursivas)
  • etapas
  • requisitos
  • conhecimentos exigidos/conteúdos da prova

A publicação do edital deve ser feita pelo menos 45 dias antes da prova, assim o candidato terá tempo para se preparar. A disponibilização para a sociedade é feita por meio de Diários Oficiais dos estados, da União ou dos municípios, também podem estar nos portais dos órgãos em questão e no site da banca organizadora.

Como é um documento formal o vocabulário pode não ser muito claro, quando se deparar com uma palavra que não conhece, busque seu significado, ficar em dúvida pode atrapalhar a sua aprovação.

Vários concursos estão abertos, não perca a sua chance passar. Comece a estudar agora.

O Gran Cursos Online oferece uma ampla gama de materiais gratuitos, dentre eles editais verticalizados: um método estruturado que combinado com um cronograma personalizado deixa seu estudo super afinado com todos os recursos que você pode ter à mão, tais como: revisões, questões, PDFs, entre outros.

Não tem desculpa os concursos 2020 não param e aluno GRAN também não.

Avatar


24 de setembro2 min. de leitura