Edital PM PB: PUBLICADO! Vagas para Oficial! VEJA

Edital PM PB: provas previstas para 31 de outubro. Inscrições disponíveis de 2 a 30 de agosto de 2021.

Avatar


27 de julho5 min. de leitura

Atenção, concurseiro! O concurso PM PB teve seu edital publicado nesta terça-feira (27/07) no Diário Oficial do Estado da Paraíba. Estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo 25 para o público masculino e 5 para o público feminino.

As inscrições para compor o quadro da  Polícia Militar da Paraíba estarão abertas no período de 02 de agosto de 2021 a 30 de agosto de 2021. Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmpb2021. A taxa é de R$ 100,00.

Veja abaixo o menu com informações sobre o concurso PM PB:

Análise de edital

Situação atual: concurso PM PB

  • 27 de julho de 2021: edital publicado

Remuneração e benefícios

A remuneração varia de acordo com o cargo e vai de 3.124,23 a 7.791,20, conforme abaixo:

  • Cadete do 1º ano PM – 3.124,23
  • Cadete do 2º ano PM – 3.433,41
  • Cadete do 3º ano PM – 3.813,27
  • Aspirante a Oficial PM – 6.061,00
  • 2º Tenente PM – 7.791,20

Cargos e vagas: concurso PM PB

Estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo 25 para o público masculino e 5 para o público feminino.

O ingresso no Curso de Formação de Oficiais PM começará pela graduação de Cadete do CFO PM, que integra o contingente de praças especiais, e ao terminá-lo com aproveitamento, o concluinte será declarado Aspirante-a-Oficial PM.

Após submissão de um estágio probatório de, no mínimo, seis meses e preenchendo os requisitos legais previstos na Lei e Regulamento de Promoções de Oficiais, será promovido ao Posto de 2º Tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado da Paraíba (QOC).

O Cadete do CFO PM classificado no 1º lugar no curso será promovido ao posto de 2º Tenente PM na data de declaração do aspirantado, independente do estágio probatório.

Atendendo às exigências legais previstas na Lei e Regulamento de Promoções de Oficiais e existindo vagas, poderá atingir o Posto de Coronel QOC PM.

Carreira

Requisitos

  • Ser brasileiro nato.
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
  • Não ter antecedentes criminais ou policiais.
  • Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
  • Ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de Oficial.
  • Ter sido aprovado no Exame Intelectual, considerado apto nos Exames de Saúde e de Aptidão Física, indicado no Exame Psicológico e na Avaliação Social, e estar classificado dentre as vagas previstas neste Edital.
  • Ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), se do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), se do sexo feminino.
  • Ter concluído o ensino médio ou correspondente.
  • Completar, no ano da matrícula do curso (até 31 de dezembro de 2020), 18 (dezoito) anos, no mínimo, e 32 (trinta e dois) anos, no máximo.
  • Atender as demais exigências constantes deste Edital e suas Normas Complementares

Atribuições

  • Cadete PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme as Normas da
    Academia de Policia Militar do Cabo Branco (APMCB) e o Regimento do Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
  • Aspirante a Oficial PM: Exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.
  • 2º Tenente PM: Promover a Segurança Pública e a Defesa Social através de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados, com atribuições de comandar pelotão, coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado, assessorar o comando, gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações, desenvolver processos e procedimentos administrativos militares, atuar na coordenação da comunicação social, promover estudos técnicos e de capacitação profissional, proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos, dentre outras especificadas em normas;

Etapas: concurso PM PB

O último concurso PM PB ocorreu em 2019 e, diferente de outros certames policiais, a Polícia Militar da Paraíba optou por utilizar o Enem como prova escrita no seu edital, primeira etapa de avaliação. Além dessa, existem mais quatro etapas:

  • 1ª Fase – Exame Intelectual, com provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade da FGV
  • 2ª Fase – Exame Psicológico.
  • 3ª Fase – Exame de Saúde.
  • 4ª Fase – Exame de Aptidão Física.
  • 5ª Fase – Avaliação Social

Prova objetivo

A Prova Objetiva será composta por 80 questões. Cada questão valerá 1 ponto e todas as questões terão 5 alternativas. Terá caráter eliminatório e classificatório e será realizada preferencialmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no estado da Paraíba/PB, na data provável de 31 de outubro de 2021, das 13h15min às 17h15min, segundo o horário de Brasília

Teste de Aptidão Física

Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório, tem por objetivo avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga física do candidato, visando a selecionar aqueles que apresentem as condições necessárias para o desempenho mínimo inicial para o cargo regulamentado por este Edital.

CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO
PROVA ATIVIDADE TEMPO MÁXIMO TENTATIVAS POR CANDIDATO
Flexões de braços na barra fixa 5 (cinco) repetições 2 (duas)
Corrida rasa 100 metros 16 seg. 00 mil 2 (duas)
Corrida de fundo 2.400 metros 12 min. 00 seg. 1
Abdominal 35 repetições 1 min. 00 seg. 2 (duas)
Salto em altura 1,20 metro 3 (três)

CANDIDATOS DO SEXO FEMININO
PROVA ATIVIDADE TEMPO MÁXIMO TENTATIVAS POR CANDIDATO
Suspensão na barra fixa 1 (uma) suspensão na barra fixa Mínimo 10 seg. 00 mil. 2 (duas)
Corrida rasa 100m Máximo 20 seg . 00 mil. 2 (duas)
Corrida de fundo 2.100 metros Máximo 12 seg . 00 mil. 1 (uma)
Abdominal 30 repetições Máximo 1 min. 00 seg. 2 (duas)
Salto em altura 1,00 metro 3 (três)

Teste Psicotécnico

O Exame Psicológico tem por objetivo avaliar as características da personalidade dos candidatos e sua compatibilidade com as aptidões inerentes ao exercício do cargo de Oficial da Polícia Militar, através de testes objetivos, específicos e padronizados, para atender aos parâmetros exigidos no Quadro do Perfil Profissional do Oficial PM.

Avaliação Social

A avaliação Social será aplicada somente para os candidatos matriculados no curso. Sendo assim, após a aprovação nas quatro primeiras fases do certame (Exame Intelectual, Exame Psicológico, Exame de Saúde e Exame de Aptidão Física) os candidatos classificados dentro do número de vagas estabelecidas no presente Edital, serão incluídos na Corporação e matriculados no Curso de Formação de Oficiais, ocorrendo os trabalhos da Comissão de Avaliação Social durante o período de realização do Curso, devendo, neste caso, ser emitida a ata dos resultados obtidos até o final do 1º ano do CFO PM.

 

Curso de formação

O CFO 2022 terá duração de três anos letivos, em tempo integral, e regime de dedicação exclusiva.

Concluído com aproveitamento o curso e satisfeitas às exigências legais, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial, segundo a ordem de classificação no curso, podendo ser
classificado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, em qualquer unidade da PM PB, em todo estado da Paraíba.

Curso Gratuito Imparável 2021: concurso PM PB

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos. As seleções serão retomadas e novos concursos vão ser abertos. A chance de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos e mudanças de vidas organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções. Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer. Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo.

Agora não há mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2021!

Resumo do concurso PM PB

Concurso Polícia Militar da Paraíba (edital PM PB)
Banca organizadora FGV
Cargos Oficial
Escolaridade níveis médio e superior
Carreiras policial
Lotação Paraíba
Número de vagas 30
Remuneração até 7.791,20
Inscrição 2 de agosto de 2021 a 30 de agosto de 2021
Link do edital  Clique aqui para ter acesso ao edital

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


27 de julho5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso pm pb edital pm pb edital publicado