Edital Residência SES PE: confira a correção da prova!

Edital residência SES PE realizou provas dia 23 de janeiro de 2022. Confira as questões passíveis de recurso.

Avatar


24 de janeiro14 min. de leitura

As provas da Residência SES PE para ingresso na Residência Uniprofissional e Multiprofissional SES PE foram aplicadas no dia 23 de janeiro de 2022 para todos os candidatos inscritos. Não concorda com o gabarito e padrão de resposta indicado? Faça seu recurso!

O candidato disporá até o dia 27/01/2022 para fazê-lo no endereço eletrônico http://www.upenet.com.br. Os conteúdos deverão ter as justificativas das alterações/anulações de gabarito.

A divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas ainda será definido pela banca organizadora.

Confira abaixo a correção elaborada por nossa equipe de especialistas:

PROVA SES-PE 2022 – PERFIL ATENÇÃO BÁSICA. Correção feita pela Profa. NATALE SOUZA

QUESTÃO 01 A Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) institui as práticas populares em saúde em um plano mais amplo, de forma democrática e com participação social.

Sobre a PNEPS-SUS, analise os itens abaixo:

  1. Cuidado em saúde
  2. Intersetorialidade e diálogos multiculturais

III. Formação, comunicação e produção de conhecimento

  1. Compromisso com a construção do projeto democrático e popular
  2. Participação, controle social e gestão participativa

Assinale a alternativa em que são considerados seus eixos estratégicos.

  1. A) I, II, III, IV e V estão corretos.
  2. B) Apenas I, II, IV e V estão corretos.
  3. C) Apenas I, II, III e V estão corretos.
  4. D) Apenas II e IV estão corretos.
  5. E) Apenas I, II e III estão corretos.

Comentários: a questão é clara ao pedir os eixos estratégicos da PNEPS (SUS), que são: São eixos estratégicos da PNEPS-SUS: I – participação, controle social e gestão participativa; II – formação, comunicação e produção de conhecimento; III – cuidado em saúde; e IV – intersetorialidade e diálogos multiculturais.

O item IV está incorreto por se tratar de um dos princípios da PNEPS-SUS.

Gabarito preliminar: C

QUESTÃO 02 No dia 1º de julho de 2015, o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o transplante de células-tronco hematopoiéticas entre parentes, a partir da medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical.

A medida é parte das estratégias de ampliação do acesso à rede de saúde previstas na Política Nacional de

  1. A) Atenção Básica.
  2. B) Promoção da saúde.
  3. C) Atenção Integral à Saúde do Homem.
  4. D) Saúde do trabalhador e da trabalhadora.
  5. E) Saúde Integral da População Negra.

Comentários: No dia 1º de julho de 2015, o Ministério da Saúde (MS) incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o transplante de células-tronco hematopoiéticas entre parentes a partir da medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical. A medida é parte das estratégias de ampliação do acesso da população negra à rede de saúde prevista na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf

Gabarito preliminar: E

QUESTÃO 03 Sobre o Decreto Nº 7.508 de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, as seguintes atribuições:

  • Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
  • III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão CORRETOS os itens

  1. A) I, II, III e IV.
  2. B) apenas II, III e IV.
  3. C) apenas I e II.
  4. D) apenas I e IV.
  5. E) apenas II e III.

De acordo com o art. 13 do Decreto 7.508/11, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I – garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde;

II – orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde;

III – monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde; e

IV – ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Gabarito preliminar : A

QUESTÃO 04 No histórico da construção do sistema de saúde brasileiro (SUS), resultado da unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões no contexto do regime autoritário em 1966, surge um componente assistencial marcado pelo seu caráter privatista e médico-hospitalocêntrico. Assinale a alternativa que corresponde a esse componente.

A) Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS)

B) Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SIMPAS)

C) Programa de Ações Integradas de Saúde (PAIS)

D) Instituto Nacional de Previdência Social (INPS)

E) Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP)

Comentários: INSTITUTO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (INPS)

Órgão criado pelo Decreto nº 72, de 21 de novembro de 1966, como resultado da fusão dos institutos de aposentadoria e pensões do setor privado então existentes — o dos marítimos (IAPM), o dos comerciários (IAPC), o dos bancários (IAPB), o dos industriários (IAPI), o dos empregados em transportes e cargas (IAPETEC) e o dos ferroviários e empregados em serviços públicos (IAPFESP) — e dos serviços integrados e comuns a todos esses institutos — entre os quais o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU) e o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS).

Autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, o INPS integrava o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (Sinpas), encarregando-se da concessão e da manutenção de benefícios aos empregados e empregadores urbanos e rurais e a seus dependentes. Esses benefícios consistiam em aposentadorias (por invalidez, velhice ou tempo de serviço), pensões, auxílios (natalidade, doença, funeral etc.), abonos, pecúlios, salários-família, salários-maternidade e seguros por acidente de trabalho.

Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/instituto-nacional-de-previdencia-social-inps

Gabarito preliminar: D

QUESTÃO 05 Instituída pelo Ministério da Saúde em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) tem como objetivo geral

A) identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá -las como critério de planejamento e definição de prioridades.

B) promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

C) definir e pactuar, junto às três esferas de governo, indicadores e metas para a promoção da equidade étnico-racial na saúde.

D) reconhecer o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde.

E) garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, em particular nas regiões periféricas e populações quilombolas, às ações e aos serviços de saúde.

Comentários: o objetivo geral da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Gabarito preliminar: B

QUESTÃO 06 Sobre as medidas de frequência de doença na epidemiologia, assinale a alternativa CORRETA.

A) A prevalência é a medida de ocorrência de casos novos de doença em uma população sob risco em um tempo determinado.

B) A incidência é um indicador da magnitude da presença de uma doença ou outro evento de saúde na população.

C) A taxa de incidência que se obtém em uma situação de surto ou epidemia é denominada taxa de ataque da doença.

D) A taxa de letalidade mede o contágio de uma doença de transmissão pessoa a pessoa e, portanto, é de utilidade para avaliar a efetividade das medidas de controle de um surto.

E) A mortalidade proporcional é a proporção de casos fatais entre o total dos casos.

Comentários: TAXA DE ATAQUE – É o coeficiente ou taxa de incidência de uma determinada doença para um grupo de pessoas expostas ao mesmo risco limitadas a uma área bem definida. É muito útil para investigar e analisar surtos de doenças ou agravos à saúde em locais fechados.

Link: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf

Gabarito preliminar: C

QUESTÃO 07 Em 2017, o Ministério da saúde aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Sobre a Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR), assinale a alternativa INCORRETA.

A) As eSFR são vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

B) As eSFR prestarão atendimento à população por, no mínimo, 14 (quatorze) dias mensais, com carga horária equivalente a 8 (oito) horas diárias.

C) Os agentes comunitários de saúde, os auxiliares/técnicos de enfermagem extras e os auxiliares/técnicos de saúde bucal cumprirão carga horária de até 40 (quarenta) horas semanais de trabalho e deverão residir na área de atuação.

D) Para as comunidades distantes da UBS de referência, as eSFR adotarão circuito de deslocamento que garanta o atendimento a todas as comunidades assistidas, ao menos a cada 60 (sessenta) dias, para assegurar a execução das ações de Atenção Básica.

E) As eSFR são definidas como equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais na Amazônia Legal e Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Comentários: Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) –  São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

Gabarito preliminar: E

QUESTÃO 08 Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), assinale a alternativa que NÃO corresponde às diretrizes que norteiam o trabalho da PNH.

A) Acolhimento

B) Ambiência

C) Transversalidade

D) Clínica ampliada e compartilhada

E) Valorização do Trabalhador

Comentários: a única alternativa incorreta é a letra C. Transversalidade é um princípio da Política Nacional de humanização.

Gabarito preliminar: C

QUESTÃO 09 Na história das Conferências Nacionais de Saúde, uma teve destaque pelo seu ineditismo, ao propor a descentralização da saúde. Nela, foram definidas as atribuições das três esferas de governo em relação às atividades sanitárias, inclusive o papel dos municípios. Assinale a alternativa que corresponde a essa Conferência.

A) 1ª Conferência Nacional de Saúde

B) 2ª Conferência Nacional de Saúde

C) 3ª Conferência Nacional de Saúde

D) 5ª Conferência Nacional de Saúde

E) 8ª Conferência Nacional de Saúde

Comentários: Durante os anos 1950 e 1960, foram promovidas apenas duas Conferências Nacionais de Saúde, uma voltada à higiene e à segurança no trabalho, e, a outra, à descentralização da área de saúde. Essa última merece destaque pelo seu ineditismo ao propor a descentralização da saúde. Nela, foram definidas as atribuições das três esferas de governo em relação às atividades sanitárias, inclusive o papel dos municípios, bem como estabelecidas as bases de um primeiro plano nacional de saúde realmente abrangente.

A 3º CNS foi realizada em 1963 – Temas: 1. Situação sanitária da população brasileira; 2. Distribuição e coordenação das atividades médico-sanitárias nos níveis federal, estadual e municipal; 3. Municipalização dos serviços de saúde. 4. Fixação de um plano nacional de saúde.

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/para_entender_controle_social_saude.pdf

Gabarito preliminar: C

QUESTÃO 10 Analise a tabela abaixo que apresenta o período de incubação de uma doença bacteriana, em dias, observado em 8 pacientes, em um hospital de Pernambuco, no ano de 2010.

Considerando a tabela apresentada, o valor da MEDIANA corresponde a

A) 15 dias.

B) 15,5 dias.

C) 16 dias.

D) 16,5 dias.

E) 19 dias.

Comentários: A Mediana (Md) representa o valor central de um conjunto de dados. Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente.

Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.

Na questão temos um conjunto par, para resolver, utilizamos os pacientes 4 e 5, ou seja, 22 + 16 ÷ 2 = 19

Gabarito preliminar: E

QUESTÃO 11 Ministério da Saúde consolidou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, cuja implementação envolve justificativas de natureza política, técnica, econômica, social e cultural. Sobre isso, analise os itens abaixo:

ANTROPOSOFIA

AYURVEDA

IMPOSIÇÃO DE MÃOS

OZONIOTERAPIA

YOGA

Sobre as PICS que são oferecidas pelo SUS, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A) Todos estão corretos.
  2. B) Existem, apenas, quatro corretos.
  3. C) Existem, apenas, três corretos.
  4. D) Existem, apenas, dois corretos.
  5. E) Existe, apenas, um correto.

Comentários: A PNPIC contempla hoje 29 práticas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina Antroposófica/ Antroposofia Aplicada à Saúde, Medicina Tradicional Chinesa/ Acupuntura/ Tai Chi Chuan, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo social/ Crenoterapia e Yoga.

Gabarito preliminar: A

QUESTÃO 12 O Conselho Nacional de Saúde (CNS), assim como prevê a legislação, compreende algumas estruturas de funcionamento.

Sobre essas estruturas, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O Plenário é o fórum de deliberação plena e conclusiva, formado pelos conselheiros titulares.

B) A Presidência é exercida por um conselheiro titular, eleito por votação secreta, para mandato de três anos.

C) A Mesa Diretora é eleita pelo Plenário, para mandato de um ano, sendo composta por oito conselheiros titulares, incluído o presidente do CNS.

D) Os Grupos de Trabalho são compostos por até 22 membros, 12 titulares e dez suplentes, formados por conselheiros do CNS.

E) As Comissões Intersetoriais são organismos de assessoria ao Plenário que resgatam e reiteram os princípios do SUS e do controle social.

Comentários: a única alternativa incorreta é a letra D. Grupos de Trabalho – Os Grupos de Trabalho (GT) são organismos instituídos pelo Plenário para assessoramento temporário ao CNS ou às Comissões, com objetivos definidos e prazo para o seu funcionamento fixado em até seis meses. Cabe ao GT fornecer subsídios de ordem política, técnica, administrativa, econômico-financeira e jurídica. Sua composição pode ser de até cinco conselheiros(as), incluindo a coordenação, garantindo, preferencialmente, a representação de todos os segmentos do CNS

Link: http://conselho.saude.gov.br/estrutura-cns#:~:text=O%20Conselho%20Nacional%20de%20Sa%C3%BAde,de%20Trabalho%20e%20Secretaria%20Executiva.

Gabarito preliminar: D

QUESTÃO 13 As equipes de atenção domiciliar trabalham frequentemente, com situações complexas e se utilizam de alguns elementos fundamentais para a gestão do cuidado. Sobre isso, analise as sentenças abaixo:

I. O método clínico centrado na pessoa é uma abordagem muito útil na ampliação da clínica, podendo ser utilizada no cuidado do paciente em atenção domiciliar.

II. O projeto terapêutico singular pode ser elaborado, também, para grupos ou famílias e possui três fases: diagnóstico, terapêutica e reavaliação.

III. O apoio matricial é um arranjo organizacional que lança mão de saberes e práticas especializadas, sem que a equipe de referência deixe de ser a responsável pelo paciente.

IV. O acolhimento é uma diretriz ética, estética e política da Política Nacional de Humanização do SUS.

V. O projeto terapêutico singular também é uma ferramenta útil, quando se tratar de “prognóstico fechado”, ou seja, como no caso dos usuários sem possibilidade de cura ou controle da doença.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. A) Todas estão corretas.
  2. B) Existem, apenas, quatro corretas.
  3. D) Existem, apenas, duas corretas.
  4. C) Existem, apenas, três corretas.
  5. E) Existe, apenas, uma correta

Item I. Correto. Uma abordagem muito utilizada na prática clínica individual, útil na ampliação da clínica e que pode ser utilizada no cuidado do paciente em AD é o método clínico centrado na pessoa (MCCP), caracterizado por uma metodologia sistematizada para auxiliar o profissional de Saúde a realizar a abordagem individual das pessoas.

Item II. Incorreto. O projeto terapêutico pode ser elaborado também para grupos ou famílias e contempla as fases de diagnóstico, definição das metas, definição das responsabilidades e reavaliação (4 fases e não três)

Item III. Correto. O apoio matricial é, portanto, um arranjo organizacional que lança mão de saberes e práticas especializadas, sem que a equipe de referência deixe de ser a responsável pelo paciente (BRASIL, 2004).

Item IV. Correto. O acolhimento trata-se de uma diretriz ética, estética e política da Política Nacional de Humanização do SUS (BRASIL, 2009).

Item V. Correto. O PTS também é uma ferramenta útil quando se tratar de “prognóstico fechado”, ou seja, “de usuários para os quais existem poucas opções terapêuticas, como no caso dos usuários sem possibilidade de cura ou controle da doença” (BRASIL, 2008).

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_domiciliar_melhor_casa.pdf

Gabarito preliminar: B

QUESTÃO 14 Baseada na Política Nacional de Humanização (PNH), a proposta de fazer uma discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços, de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço para melhorar o trabalho em saúde, está relacionada à seguinte diretriz da PNH:

A) Defesa dos direitos dos usuários.

B) Autonomia dos sujeitos.

C) Gestão participativa.

D) Acolhimento.

E) Ambiência

Comentários: Ambiência na saúde compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana. A PNH aposta que a discussão do espaço físico pode ser usada como algo que reúna as pessoas, possibilitando a criação de espaços coletivos para a discussão dos projetos arquitetônicos e intervenções na ambiência. Interferir num espaço físico vai além da arquitetura prescritiva, que diz o que pode ou não ser feito.

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/170_ambiencia.html

Gabarito preliminar: E

QUESTÃO 15 Sobre o Centro de Parto Normal (CPN), no âmbito do SUS, implantado para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento, em conformidade com o Componente “PARTO E NASCIMENTO”da Rede Cegonha, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os CPN são classificados em: CPN Intra-Hospitalar e CPN Peri-Hospitalar tipo I e II.

B) O CPN poderá ser composto por: 5 ou 10 quartos pré-parto, parto e puerpério (PPP).

C) O CPN Intra-Hospitalar tipo I deve possuir ambientes compartilhados com o restante da maternidade, como recepção, sala de exames, posto de enfermagem e outros ambientes de apoio.

D) O CPN Peri-Hospitalar deve possuir a seguinte equipe mínima: Enfermeiro obstétrico ou obstetriz, técnico de enfermagem e parteira tradicional.

E) O CPN Peri-Hospitalar deve garantir a permanência da mulher e do recém-nascido no quarto pré-parto, parto e puerpério (PPP), da admissão à alta.

Alternativa A. Incorreta. Os CPN são classificados em: I – CPN Intra-Hospitalar (CPNi) Tipo I; II – CPN Intra-Hospitalar (CPNi) Tipo II; e III – CPN Peri-Hospitalar (CPNp).

Alternativa B. Incorreta. O CPN poderá ser composto por:

I – 3 (três) quartos PPP, com produção mínima de 480 (quatrocentos e oitenta) partos anuais e média de 40 (quarenta) partos mensais; e

II – 5 (cinco) quartos PPP, com produção mínima de 840 (oitocentos e quarenta) partos anuais e média de 70 (setenta) partos mensais.

Alternativa C. Incorreta. A assertiva trata do CPNi Tipo II.

Alternativa D. Incorreta. A composição da equipe mínima do CPNp, dependerá do número de quartos.

Alternativa E. Correta. Está de acordo com o artigo 6º da PORTARIA Nº 11, DE 7 DE JANEIRO DE 2015.

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt0011_07_01_2015.html

Gabarito preliminar: E

QUESTÃO 16 O Ministério da Saúde instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a RAPS, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. A) São pontos de atenção na RAPS, na Atenção Residencial de Caráter Transitório os seguintes serviços: Unidade de Acolhimento e Serviços de Atenção em Regime Residencial.
  2. B) O CAPS I é indicado para Municípios ou regiões de saúde com população acima de quinze mil habitantes.
  3. C) O CAPS AD IV deve ter sua implantação planejada junto a cenas de uso em municípios com mais de 500.000 habitantes e capitais de Estado.
  4. D) A RAPS é constituída pelos três seguintes componentes: Atenção básica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Atenção de Urgência e Emergência.
  5. E) As Unidades de Acolhimento estão organizadas nas seguintes modalidades: Unidade de Acolhimento Adulto e Infantojuvenil.

Comentários: A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pelos seguintes componentes:

Atenção Básica em saúde; Atenção Psicossocial; Atenção de Urgência e Emergência; Atenção Residencial de Caráter Transitório; Atenção Hospitalar; Estratégias de Desinstitucionalização e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.

Gabarito preliminar: D

QUESTÃO 17 Sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), assinale a alternativa que compete EXCLUSIVAMENTE às Secretarias Municipais de Saúde.

A) Garantir financiamento solidário para a implantação da PNEPS-SUS.

B) Estabelecer estratégias e ações de planejamento, monitoramento e avaliação da PNEPS-SUS.

C) Promover a articulação intrassetorial permanente no âmbito estadual, para a implementação da PNEPS-SUS.

D) Promover a intersetorialidade entre as políticas públicas que apresentam interface com a PNEPS-SUS.

E) Implementar as ações da PNEPS-SUS, incorporando-as no Plano Nacional de Saúde.

Comentários: conforme a PNEPS-SUS, Compete às Secretarias Municipais de Saúde:

I – garantir a inclusão da PNEPS-SUS nos respectivos Planos Municipal Plurianual de Saúde, em consonância com as realidades, demandas e necessidades locais;

II – estabelecer e implementar estratégias e ações de planejamento, monitoramento e avaliação da PNEPS-SUS construídas de forma participativa com atores da sociedade civil implicados com a Educação Popular em Saúde;

III – implementar o Plano Operativo da PNEPS-SUS;

IV – garantir financiamento solidário para a implantação da PNEPS-SUS;

V – promover a articulação intrasetorial permanente no âmbito estadual para a implementação da PNEPS-SUS; e

VI – promover a intersetorialidade entre as políticas públicas que apresentam interface com a PNEPS-SUS.

Gabarito preliminar: A

QUESTÃO 18 Sobre o que o Decreto nº 7.508 de 2011 define acerca das Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), analise os itens abaixo:

I. Serviços de atenção primária

II. Serviços de atenção de urgência e emergência

III. Serviços de ambulatórios especializados

IV. Serviços de atenção hospitalar

V. Serviços especiais de acesso aberto.

Estão CORRETOS

  1. A) I, II, III, IV e V.
  2. B) apenas I, II, III e V.
  3. C) apenas I, II e V.
  4. D) apenas I, II e III.
  5. E) apenas II e IV.

Comentários: São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços: I – de atenção primária; II – de atenção de urgência e emergência; III – de atenção psicossocial; e IV – especiais de acesso aberto.

Gabarito preliminar: C

QUESTÃO 19 Sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Nas aldeias, a atenção básica será realizada por intermédio dos Agentes Indígenas de Saúde, nos postos de saúde, e pelas equipes multidisciplinares periodicamente, conforme planejamento das suas ações.

B) Os Polos-base são a primeira referência para os agentes indígenas de saúde que atuam nas aldeias. Podem estar localizados numa comunidade indígena ou num município de referência.

C) As Conferências Nacionais de Saúde dos Povos Indígenas deverão fazer parte das Conferências Nacionais de Saúde e obedecerão à mesma periodicidade.

D) A Coordenação de Saúde do Índio (COSAI) é o órgão indigenista oficial, vinculado ao Ministério da Justiça, responsável por assegurar os direitos constitucionais dos povos indígenas no país.

E) As equipes de saúde dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas contam com a participação sistemática de antropólogos, educadores, engenheiros sanitaristas e outros especialistas e técnicos considerados necessários.

Comentários: A Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Gabarito preliminar: D

QUESTÃO 20 Nos aspectos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde (APS), é importante destacar que o marco da ideia da APS como forma de organização dos sistemas nacionais de saúde e a primeira descrição completa de uma rede regionalizada foram descritos na(no)

A) Carta de Ottawa.

B) Relatório Dawnson.

C) Relatório Lalonde.

D) 8ª Conferência Nacional de Saúde.

E) Declaração de Alma-Ata sobre Cuidados Primários.

Comentários: A primeira descrição completa de uma rede regionalizada foi apresentada pelo Relatório Dawson, publicado em 1920, por solicitação do governo inglês, fruto do debate de mudanças no sistema de proteção social depois da Primeira Guerra Mundial. Sua missão era buscar, pela primeira vez, formas de organizar a provisão de serviços de saúde para toda a população de uma dada região.

Link: https://www.scielo.br/j/csc/a/YWH9n3DqK6wRwB8VLdvpZYG/?lang=pt#:~:text=A%20primeira%20descri%C3%A7%C3%A3o%20completa%20de,depois%20da%20Primeira%20Guerra%20Mundial.

Gabarito preliminar: B

Resumo do edital Residência SES PE

Edital Residência SES PE

Residência Uniprofissional e Multiprofissional SES PE

Banca organizadora Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE)
Cargos residente
Escolaridade Nível superior
Carreiras Saúde
Lotação Pernambuco, PE
Número de vagas 1.403 vagas
Remuneração R$ 3.330,43
Inscrições 18 de dezembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022
Data da prova objetiva 23/01/22

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS PE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de janeiro14 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

residência