Edital Residência UEMA: provas em janeiro de 2022; VEJA!

Edital Residência UEMA: o edital oferta vagas para 04 áreas. Veja aqui mais informações!


07/12/2021 | 08:25 Atualizado há 50 dias

Atenção! Saiu edital da Residência Profissional e Multiprofissional UEMA com a oferta de 17 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Para saber detalhes do edital navegue pelo índice abaixo:

Edital Residência UEMA: remuneração e benefícios

Será concedido, a título de bolsa, o valor mensal bruto de R$ 3.330,43, por um período de 24 meses, a contar da data de assinatura do contrato, conforme Portaria Interministerial n.º 3, de 16 de março de 2016, por regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, a ser paga pelo Ministério da Saúde.

Volte ao topo

Edital Residência UEMA: inscrições

O período para a realização das inscrições será do dia 08 de novembro até o dia 26 de novembro de 2021, observado horário oficial de Brasília/DF, através do endereço eletrônico www.uema.br/residenciamultiprofissional. O valor da inscrição será de R$ 250,00.

Poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal n.º 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal n.º 6.135, de 26 de junho de 2007.

Volte ao topo

Edital Residência UEMA: vagas

  • PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CATEGORIA PROFISSIONAL N.º DE VAGAS DURAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
Enfermagem 4 2 anos 5.760 horas Graduação em Enfermagem
Farmácia 2 2 anos 5.760 horas Graduação em Farmácia
Fisioterapia 4 2 anos 5.760 horas Graduação em Fisioterapia
Nutrição 2 2 anos 5.760 horas Graduação em Nutrição

 

  • PROGRAMA NA MODALIDADE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
CATEGORIA N.º DE VAGAS DURAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO
Enfermagem 5 2 anos 5.760 horas Graduação em Enfermagem

Volte ao topo

Edital Residência UEMA: etapas das provas

O Processo Seletivo consiste em uma prova objetiva contendo 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões de conteúdo sobre Políticas Públicas de Saúde e 40 questões de conteúdo específico (Estratégia Saúde da Família ou Enfermagem Obstétrica) a todas as categorias, respectivamente, conforme conteúdo programático constante no edital.

Prova objetiva

As questões de conteúdo de Políticas Públicas de Saúde terão peso 1 e as questões de conteúdo específico (Estratégia Saúde da Família ou Enfermagem Obstétrica) terá peso 2, totalizando 100 pontos.

  • ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
 

PROVA

 

TEMAS DE REFERÊNCIA

 

N.º DE QUESTÕES

 

PESO

TOTAL DE PONTOS

 

 

 

 

 

 

Políticas Públicas de Saúde

 

1.     História das políticas de saúde no Brasil. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde (SUS): fundamentos, objetivos, atribuições, competências, princípios, diretrizes, gestão, aspectos organizativos e operacionais, recursos humanos, planejamento. Constituição federal, artigos de 194 a 200. Lei Orgânica da Saúde – Lei n.º 80.080/1990, Lei n.º 8142/1990 e Decreto Presidencial n.º 7.508, de 28 de junho de  2011.

 

2.   Determinantes sociais da saúde. Controle Social no SUS (conselhos e conferências). Resolução n.º 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Comissões Intergestores.

 

3.           Legislação dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

20

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estratégia Saúde da Família

1.  Aspectos biológicos, econômico, social, estrutural, cultural e espiritual da família – Organização e dinâmica familiar;

A família e Sistema de Saúde; Território, cidadania e saúde: aspectos   conceituais.   As    dimensões    do    território: A Família enquanto objeto de intervenção; A relação entre a equipe           de           saúde           e           a           família Interdisciplinaridade no cuidado e a família; Abordagem comunicacional com a família; A família como unidade de promoção de desenvolvimento humano; Planejamento e Programação Local em Saúde; Organização, funcionamento e avaliação de unidade de saúde da família; Gestão das Unidades de Saúde da Família; Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família; Estratégia NASF e Apoio Matricial; Clínica Ampliada; Projetos Terapêuticos                                        Singulares;                     Bioética.

 

2.   Vigilância em saúde: conceitos, princípios e paradigmas. Vigilância Epidemiológica: Conceitos, objetivos, legislação, atribuições por nível hierárquico, notificação compulsória e busca ativa, sistemas de informação, análise de dados; Indicadores de saúde; Zoonoses: Conceitos, Classificação, cadeia de transmissão; Vigilância Sanitária: Conceitos, Objetivos, Competências por níveis hierárquicos, fundamentação teórica, inspeção sanitária, princípios básicos do direito sanitário, poder de polícia, processo administrativo sanitário; Vigilância Ambiental em Saúde: Conceitos, competências, Vigilância de Riscos Ambientais Biológicos (Controle de Hospedeiros e Reservatórios Animais: principais zoonoses urbanas e suas medidas de controle e prevenção, posse responsável de animais, controle populacional de cães e gatos; Controle de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos; Controle de vetores; Vigilância de Riscos Ambientais Não Biológicos: (Saneamento da água: doenças de veiculação hídrica; Saneamento de resíduos sólidos; Vigilância e intervenção em acidentes naturais). Programa de prevenção, controle e tratamento da hanseníase e tuberculose. Calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Saúde do adulto e do idoso: Principais Sistemas de Informação          em                             Saúde;

 

3.  Políticas Públicas na Atenção Integral à Saúde da Mulher. A atenção à Saúde da mulher em suas diferentes fases de vida: da infância à terceira idade. Saúde Perinatal: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher. Programa de Humanização do Parto e Nascimento. Cuidado a mulher no pré-natal e puerpério. Cuidados ao binômio mulher/recém-nascido no período perinatal. amamentação. Aspecto Epidemiológico da mortalidade materna; Planejamento familiar; Saúde Reprodutiva e Sexualidade; Violência à mulher no contexto Social; Prevenção do câncer cervicouterino e de mama; Transmissão vertical das DST/AIDS;             Climatério             e             Menopausa;

 

4.    Políticas Públicas voltadas para a área da saúde da criança e do adolescente. Legislações voltadas para os direitos da criança e do adolescente. Crianças e adolescentes vítimas de maus tratos. Assistência à criança e/ou adolescente com necessidades especiais de saúde.

Vigilância em saúde da criança e seus determinantes; perfil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

40

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

80

 

epidemiológico da população infantil do Brasil; Promoção da Saúde Mental da criança; Atenção integrada a doenças prevalentes na infância; Promoção da segurança da criança e do adolescente; Atenção integral á saúde do adolescente; Trabalho infantil; Fatores protetores de adolescentes contra o                       uso                       de                       drogas;

 

5.   Política Nacional de Saúde do Homem; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; Cuidados nas situações clínicas e agravos aos indivíduos e famílias. Programa de controle da Hipertensão Arterial e Diabetes melittus. Programa Nacional    de                                  DST/AIDS.

 

6.      O processo saúde – doença e o envelhecimento; Morbidades mais comuns no envelhecimento; Resolutividade dos problemas de saúde no envelhecimento; O atendimento a crise em saúde mental. Processo saúde- doença e cuidado: de crianças, adolescentes, mulheres, trabalhadores, homens, negros, adultos e idosos no âmbito da atenção primária à saúde; Políticas Públicas aplicadas à saúde da Mulher, da Criança, do Adulto, do Homem, do Negro, do Adolescente, do Idoso, dos Deficientes e das populações          carcerárias      e                     de                        rua.

 

7.  Redes de assistência à saúde: Atenção Básica e a Rede de Atenção Psicossocial; Atenção Básica e as Ações de Prevenção e Controle do Câncer; Atenção Básica e a Rede de Urgência e Emergência (RUE); Atenção Básica e a Rede Cegonha; Atenção Básica e a Rede da Pessoa com deficiência; Política Nacional de Saúde da Pessoa com deficiência; Programa Saúde do Trabalhador; A atenção primária e a saúde do trabalhador.

TOTAL

60 100

Volte ao topo

Edital Residência UEMA: curso Gratuito Imparável

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Volte ao topo

Resumo do edital Residência UEMA

Edital Residência UEMA

Residência Uniprofissional e Multiprofissional SESAB

Banca organizadora COREMU/UEMA
Cargos residente
Escolaridade Nível superior
Carreiras Saúde
Lotação Maranhão, MA
Número de vagas 17 vagas
Remuneração  R$ 3.330,43
Inscrições 08/11 a 26/11
Taxa de inscrição R$ 250,00
Data da prova objetiva 09/01/22
Link do edital Confira aqui o edital Residência UEMA 2022

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

edital publicado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *